5 pratos imperdíveis em restaurantes italianos de São Paulo, por Daniela Filomeno

Para provar uma a uma, essas receitas são um pedacinho da Itália em solo brasileiro

Photo by Nerfee Mirandilla on Unsplash
Photo by Nerfee Mirandilla on Unsplash

Ouvir notícia
Em São Paulo, é possível encontrar pratos tão saborosos quanto os encontrados na própria Itália (Foto: Nerfee Mirandilla on Unsplash)

Mamma mia! Quem resiste à uma boa massa? A capital paulista é acariciada com inúmeros bons restaurantes da culinária do país em formato de bota, afinal, o Brasil é o país com o maior número de descendentes fora da Itália, estando em São Paulo a maior comunidade italiana do país.

Quando a imigração italiana começou, lá por 1870, eles trouxeram muito mais que seus poucos pertences nas malas, vieram temperos, métodos de preparação e segredos da gastronomia italiana que foram passados de geração em geração. Sorte a nossa, pois hoje podemos encontrar na cidade pratos tão impecáveis e saborosos quanto os encontrados na própria Itália. Sendo assim, separei 5 dos meus prediletos, daqueles que nunca canso de pedir, e compartilho com vocês para quem quiser ter uma refeição típica e muito saborosa.

Cacio e Pepe do Nino Cucina 

Cacio e Pepe do Nino Cucina (Foto: reprodução Instagram)

Um dos restaurantes italianos mais badalados da capital paulista é também um dos meus preferidos. Difícil ir ao Nino Cucina e não pedir a massa Cacio e Pepe, super cremoso, equilibrado e temperado na medida certa.

R. Jerônimo da Veiga, 30 – Itaim, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3368-6863

Amatriciana do Vecchio Torino

Um dos restaurantes italianos mais tradicionais de São Paulo, o escondido Vecchio Torino fica em uma pequena rua, entre duas movimentadas avenidas, Rebouças e Faria Lima. Sua culinária típica italiana tem no seu chef e proprietário, Giuseppe La Rosa, a alma da casa. É ele quem prepara todos os pratos e sempre está no salão supervisionando o serviço. A massa amatriciana de lá é uma versão sem o molho de tomate, uma amatriciana bianca, apenas com
cebola, vinho branco, guanciale e coroado com queijo pecorino.

R. Taváres Cabral, 119 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3816-0592

Leia mais:
Bar Exquisito reabre em Pinheiros com menu atualizado
20 novos restaurantes de São Paulo para conhecer já!
Ode ao Brasil: Caos Brasilis traz releituras de clássicos da nossa gastronomia
Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaço aberto
6 aplicativos para economizar em restaurantes

Polpettone do Jardim de Napoli

Polpettone do Jardim de Napoli (Foto: divulgacão)

Inaugurada em 1949, a cantina é um dos endereços mais tradicionais de São Paulo. O salão tem ambiente familiar e tem decoração típica de uma cantina, trazendo as cores da Itália em cada canto. A estrela da casa, criada pelo proprietário Toninho Buonerba, é o Polpettone à parmegiana, um bolo de carne recheado de queijo muçarela, empanado, mergulhado no molho de tomate e gratinado com parmesão, que pode vir acompanhado de um bela massa ao sugo. Uma refeição que deixa qualquer um feliz!

R. Martinico Prado, 463 – Vila Buarque, São Paulo – SP / Tel.: (11) 

Carbonara do Fame Osteria

Carbonara do Fame Osteria (Foto: Tadeu Brunelli)

Na nova casa de Marco e Érika Renzetti, que fecharam as portas do renomado Pettirosso para apostar em um formato menor, mais exclusivo, tocado essencialmente por eles, valorizando produtos, receitas e, principalmente, a
experiência de seus “hóspedes” – como uma boa Osteria deve ser. A experiência do comensal se inicia de forma intimista antes mesmo de entrar no restaurante. Em uma atmosfera quase clandestina, ao chegar no endereço é preciso tocar o interfone e então subir a escada que dá acesso ao pequeno salão. Para chegar no carbonara é preciso antes passar por todo o menu-degustação da casa, mas que tarefa árdua né? E depois de uma explosão de sabores, com o ingrediente como personagem principal, com pouca interferência, o prêmio é um dos melhores carbonaras de São Paulo.

Apenas com reserva / Tel.: (11) 99364-4442 / O endereço é enviado no dia. 

Tagliolini gratinati do Bottega Bernacca

Tagliolini Gratinati do Bottega Bernacca (Foto: reprodução Instagram)

O Bottega Bernacca é um restaurante italiano intimista, bem pequenino, mas com muito charme. Ótimo para um jantar a dois! Por lá, ofereceram as chamadas “receitas Cipriani”, isso porque o Davide Bernacca, o dono da casa, convidou o chef Reinaldo Torales, do restaurante Cipriani – um dos italianos mais conhecidos de Nova York -, que criou receitas exclusivas para o Bottega. Hoje, quem está à frente da casa é o chef Gerard Barberan, que oferece a versão mais leve do Tagliolini Gratinati famoso do Cipriani, com uma crosta de queijo crocante deliciosa.

R. Amauri, 244 – Itaim, São Paulo – SP / R. Padre João Manuel, 826 – Cerqueira César, São Paulo – SP / R. Padre João Manuel, 795 – Cerqueira César, São Paulo – SP 


Mais Recentes da CNN