10 novos restaurantes de São Paulo por Daniela Filomeno

Em tempo de pandemia e retomada gradual, não só estas casas estão voltando à ativa, como novidades deliciosas surgiram. Confira abaixo 10 novos restaurantes da capital paulista

Bacalhau com bottarga homemade e azedinha do Fame Osteria

Sentar-se à mesa em torno de um bom prato transforma destinos e movimenta a economia. Capitais como Lima e Buenos Aires têm uma saborosa disputa entre seus pontos turísticos: os restaurantes premiados – e, em São Paulo, a cidade mais gastronômica do Brasil, não é diferente. Em tempo de pandemia e retomada gradual, não só estas casas estão voltando à ativa, como novidades deliciosas surgiram. Confira abaixo 10 novos restaurantes da capital paulista

Fame Osteria

Fame Osteria, nova casa de Marco e Érika Renzetti, que fechou as portas de seu renomado Pettirosso para apostar em um formato menor, mais exclusivo, tocado essencialmente por eles, valorizando produtos, receitas e, principalmente, a experiência de seus “hóspedes” – como uma boa Osteria deve ser. Aqui, o chef romano mantém sua linha tradicional italiana, dessa vez, com pegada mais atual, moderna e autoral, aliando tradição e refinamento. Seus pratos buscam trazer os sabores e técnicas da cozinha romana com apresentações minimalistas, equilibradas e sofisticadas. Apenas com menu-degustação, a pequena casa com disputados 12 lugares só atende com reserva. Confira resenha do novo restaurante aqui.

Endereço divulgado no momento da reserva. Funcionamento: terça a sábado apenas jantar e sexta e sábado também no almoço.

Chez Claude

Depois de muitos anos longe da capital paulista, o chef francês Claude Troisgros retorna a São Paulo e abre o Chez Claude – que teve sua inauguração adiada de abril para setembro por conta da pandemia. Com o mesmo nome de um dos seus seis restaurantes no Rio de Janeiro, figuram no cardápio alguns pratos autorais que já são queridinhos do público carioca, como o Ovo & Caviar Clarisse, o Risotto de Camarões Trufados e o Cherne com Banana.

Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim / Tel.: (11) 3071-4228 / Funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 15h30 e das 18h às 22h, sábado das 12h às 17h e das 19h às 22h, domingo, das 12h às 20h. 

BeefBar 

Ancho com purê trufado do BeefBar São Paulo (Foto: Daniela Filomeno)
Ancho com purê trufado do BeefBar São Paulo (Foto: Daniela Filomeno)

Ícone de Mônaco e com unidades em Paris e Budapeste e mais cidades, Beefbar oferece menu inspirado em diversas culinárias ao redor do mundo. Ponto alto da casa, as carnes nobres, que têm o preparo em forno especial, trazido de Mônaco, são seladas nesse forno e têm finalização na brasa. Comece pelo Tartare &Tartine, um tartar de carne Angus, praliné e crocante de gergelim, temperado na medida, com um salada fresca de couve Kale. Para acompanhar, sete tipos de purês de batata, assinatura clássica do restaurante, como o de trufas negras ou de limão. Agora, a batata frita finalizada com queijo é imperdível – crocante e deliciosa. De sobremesa peça o Mantecato, sorvete de textura extremamente cremosa, feito na casa em uma generosa porção que serve até três pessoas, com caldas de chocolate, caramelo e maracujá, além de pipoca caramelada, crocantes de leite ninho e farofa. A carta de drinques tem assinatura de Fabio La Pietra, com Kah Ioshi como chefe de bar, ou seja, sucesso garantido. Confira matéria completa sobre o restaurante aqui.

Rua Barão de Capanema, 320, Jardins / Reservas: (11) 2386-1918 / Funcionamento: segunda a segunda, das 12h às 16h e das 18h às 22h. Quinta fechado para almoço.

 

Pateo do Palácio

Camarões salteados com bottarga e aioli do Pateo do Palácio (Foto: Tina Bornstein)
Camarões salteados do Pateo do Palácio (Foto: Tina Bornstein)

O novo restaurante do hotel Palácio Tangará, o Pateo do Palácio, tem muitas mesas ao ar livre e vista para o verde do Parque Burle Marx. Com menu assinado pelos renomados chefs Jean-Georges Vongerichten e Felipe Rodrigues, opções não faltam para todos os gostos. Tem desde pizzas, pastas e hambúrguer até itens para compartilhar como a porção de coxinha de frango – se você for mais ousado tem a opção individual de coxinha com caviar. Também vale experimentar o arroz com polvo, pururuca e raspas de limão siciliano e os camarões salteados com bottarga e aioli. Confira matéria completa sobre o Pateo do Palácio, clique aqui.

Rua Dep. Laércio Corte, 1501, Panamby / Tel.: (11) 4904-4070 / Funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 22h.

Maza Restaurant 

O Maza Restaurant, no Itaim, é uma casa japonesa com uma linda árvore de cerejeira decorando o salão, ambiente moderno e elegante que condiz com o cardápio. Peça o tempurá de milho e o maguró no missô de entrada; o sashimi de lagostim com missô; o batera de centoulla; e os sushis de vieira, lula, polvo e salmão também são boas opções. 

Rua Manuel Guedes, 243, Itaim / Tel.: (11) 2306-9849 / Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 22h, sábado, das 13h às 16h e das 19h às 22h. 

Fazenda Churrascada

Apelidado de ‘Disney do Churrasco’, espaço gastronômico no Morumbi convida os apreciadores de carnes a vivenciarem a experiência do famoso evento “Churrascada”. A Fazenda Churrascada fica num lindo imóvel de 8 mil m². Amplo, com mesas ao ar livre, integrado ao jardim da fazenda e com uma bela casa colonial, é um espaço gastronômico 100% dedicado à carne e ao churrasco. É um espaço para passar o dia, com parrilla, fogo de chão, pitch – para churrasco tipicamente americano, varal de carnes e atrações para as crianças, além de um açougue boutique da 481 e uma unidade ‘pocket’ da sorveteria Davvero. Confira matéria completa sobre a Fazenda Churrascada, clique aqui.

Av. Morumbi, 5594, Morumbi / Funcionamento: quinta a domingo, das 12h às 17h / APP de Reservas: Tagme / https://bit.ly/churrascada-reservas

Tujuína

Coxinha do novo Tujuína (Foto: Tina Bornstein)
Coxinha do novo Tujuína (Foto: Tina Bornstein)

Ivan Ralston, um dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil, à frente do Tuju – casa duplamente estrelada pelo guia Michelin que anunciou temporariamente o encerramento das atividades no início de setembro, já tem nova empreitada. Inaugurou o Tujuína, no endereço antes ocupado pelo Tuju, na Vila Madalena. Saem os menus-degustação e entram pratos para compartilhar e receitas afetivas, como a coxinha crocante de galinha dangola, o incrível ravioli recheado com alcachofras e bottarga e a garoupa na brasa com suas escamas, vinagrete de banana da terra, salada de erva doce e limão. Encerre com alguma das sobremesas impecáveis da casa, como o tiramisù, chamado de pingado. Confira matéria completa sobre o Tujuína, clique aqui. 

Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena / Tel.: (11) 2691-5342 / Funcionamento: quarta a sexta, das 19h às 22h, sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h às 22h, domingo, das 12h30 às 15h30. 

Madame Suzette

E ele não poderia estar de fora dessa matéria, afinal, Rodolfo de Santis não pára. E o Madame Suzette junta-se ao portfólio do grupo que já tem os renomados Nino Cucina, Da Marino, Nonna Osteria, La Barra, Peppino, Giulietta e Forno da Pino. Aqui o chef troca o sotaque italiano pelo francês e apresenta um aconchegante bistrô com menu enxuto e eficiente. Na mesma rua de seus outros empreendimentos, no Itaim, reserve uma das já disputadas mesas e se delicie com a Cocotte de cogumelos, com queijo gruyere gratinado e uma gema de ovo caipira no topo e o – temperado na medida – Steak tartar que acompanha as fritas fininhas. Clássicos como o Confit de pato ou o Chateaubriand com molho mostarda também figuram no cardápio, assim como o essencial crêpe Suzette que chega com uma fina camada de creme de ricota equilibrada com a calda cítrica com pequenas lascas da casca da laranja. Garanto que essa sobremesa será a sua passagem expressa à França. Clique aqui e leia matéria completa sobre o Madame Suzette.

Rua Jerônimo da Veiga, 129, Itaim / Tel.: (11) 3368-6863 / Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h, domingo, das 12h às 17h. 

Evv.ita

Já o chef Luiz Filipe Souza, à frente do Evvai, angariado com uma estrela Michelin em menos de dois anos de vida, durante a pandemia, lançou a versão express do famoso restaurante. Ele ainda abriu de um mercado de produtores pequenos, com fornecedores do Evvai, e uma loja online de cookies, com lucro revertido para a caixinha de seus funcionários. O Evv.ita serve, por enquanto, pizzas individuais assadas no forno à lenha e apenas via delivery, o que garantem que mudará em breve. Luiz, junto com o chef Pedro Skielka de Azevedo, mostra novamente toda sua criatividade e ousadia na cozinha com criações como a pizza Cazzuo, com muçarela, gengibre, molho de tomate fresco, cebolinha e katsuobushi; ou a Cipollina, com cebola assada, jus de cebola assada e queijo cuesta; ou ainda a Oriundi, com molho de beterraba, picles de beterraba, queijo do Marajó, pimenta de cheiro e basílico. Se você não abre mão das clássicas, não se preocupe, versões impecáveis da Margherita; Portuguesa; Quatro Queijos; e Frango com Catupiry também estão no cardápio. Confira matéria completa sobre o Evv.ita, clique aqui

Apenas delivery via iFood / Funcionamento: terça a domingo, das 19h às 23h. 

Osso Smash House 

Já o estrelado chef e açougueiro peruano Renzo Garibaldi, à frente dos restaurantes Osso e Dondoh, em Lima, se juntou aos irmãos Guilherme e Gustavo Mora e abriram a Osso Smash House. Com uma proposta inovadora de unir as técnicas do dry aged com o smash burger, demorou mais de seis meses para chegarem ao hambúrguer ideal, feito com o dianteiro do boi maturado e grelhado na brasa. O cardápio é enxuto, com cinco opções de lanches, o Tradicional Osso, com dois smash dry-aged, queijo, marmelada de bacon, maionese especial com picles é imperdível. Funcionando apenas por delivery, em breve inauguram o salão na gastronômica Rua dos Pinheiros. 

Por enquanto apenas por delivery via iFood / Funcionamento: domingo a quinta, das 12h às 23h, sexta e sábado, das 12h às 24h.