por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer em Istambul, na Turquia

Cidade turca é polo de gastronomia do País...

Ouvir notícia

Cidade turca é polo de gastronomia do País

Um dos atrativos da Turquia é a gastronomia. E Istambul é definitivamente o centro gastronômico do país, com diversas opções, desde a culinária tradicional até restaurantes estrelados ou internacionais.

Entre os que valem a visita, o premiado restaurante Karakol (www.karakolrestauran​t.com), localizado em um histórico edifício de Istambul (que já foi um posto de guarda), fica instalado dentro das muralhas imperiais do Palácio Topkapi. No verão, suas mesas ocupam os jardins da área externa do palácio, o que torna a experiência ainda mais agradável.

Restaurante Karacol

istambul-02

Para jantar, o Sarniç (www.sarnicrestaurant​.com), um dos mais conceituados da cidade, fica localizado em uma cisterna romana construída há mil anos, no topo de uma colina, bem atrás da Santa Sofia. Ou o Balik (www.altinbalik.com.t​r), localizado na baixada do viaduto Karaköy, à beira do Chifre de Ouro, onde é possível observar dezenas de pescadores pescando. Ao chegar no Balik, especializado em frutos do mar, o maitre já traz um carrinho com o que há de mais fresco em frutos do mar, concedendo uma verdadeira aula sobre os peixes locais. Para acompanhar, experimente um vinho tinto turco, da famosa Vinícola Loduca, o ótimo Villa Loduca Classic . Para finalizar, o típico – e forte – araki.

Restaurante Sarniç

istambul-03

Já o Asitane (Karie Camil, http://www.asitanere​staurant.com), fundado em 1991, é especializado em comida otomana. Lugar clássico, sofisticado e aconchegante. Lá experimente o belo vinho otomano Anfora Shiraz 2007 – Pamukkale. Os pratos otomanos servidos no restaurante foram tirados de receitas originais extraídas dos arquivos de 500 anos das cozinhas dos Palácios TopKapi, Edime e Dalmabahçe.

Restaurante Asitane

istambul-04

O Balikçi Sabahattin (http://balikcisabaha​ttin.com/) especializado em peixes e frutos do mar, é uma opção charmosa e bem acolhedora. Tem um delicioso terraço, com aquecedores e baldes de carvão ardente para manter o ambiente agradável em dias frios. Vale experimentar o vinho tinto Kav Bogazkere – Okuzgözu, da Vinícola Loduca. O restaurante fica próximo ao Palácio Topkapi e ao bairro de Taksin.

Vista a partir do 360

istambul-05

Para finalizar a noite, vá ao rooftop bar 360 (www.360istanbul.com/​) onde há uma vista espetacular de toda Istambul e do Bósforo, além de ótimos drinques.

Afiyet olsun (bom apetite)!

* Fotos de divulgação

Mais Recentes da CNN