por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

5 restaurantes para comer a tradicional francesinha, sanduíche típico de Porto

Um dos pratos mais comuns na cidade portuguesa, esse sanduba servido com diferentes tipos de molho é consumido tanto por moradores quanto por turistas

Francesinha com batata frita do T&C, restaurante de comida tradicional portuguesa em Vila Nova de Gaia
Francesinha com batata frita do T&C, restaurante de comida tradicional portuguesa em Vila Nova de Gaia Saulo Tafarelo

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Porto, Portugal

Ouvir notícia

Um generoso pão de forma tostado, carne vermelha, linguiça, queijo derretido e uma porção de batatas fritas crocantes. Para completar, mergulhe este sanduíche num prato fundo com um denso molho à base de cerveja ou vinho do Porto e, se gostar, adicione um ovo com gema mole por cima e você terá a famosa francesinha.

Apesar do nome, a iguaria é típica da cidade do Porto, no norte de Portugal, e possui variações, como as que levam presunto, salsichas, frango ou ainda as versões vegetarianas. Mas três fatos são certos: ela não foi feita para ser leve; devora-se a francesinha com garfo e faca; e tanto moradores quanto turistas da cidade consomem o prato, rotineiramente.

Assim, é quase obrigatório experimentar a francesinha quando estiver no Porto. Seja no centro histórico ou do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, restaurantes novos ou tradicionais preparam o prato com suculência e adicionam pitadas de ineditismo: cada um possui molhos com receitas que diferem entre si – alguns guardados até a sete chaves.

A seguir, confira cinco restaurantes na cidade do Porto onde é possível comer uma boa (e bem servida) francesinha :

Café Santiago

É uma das casas mais tradicionais e conhecidas no Porto para se apreciar uma boa francesinha, muito recomendada inclusive pelos próprios portuenses. O restaurante, próximo à Praça dos Poveiros e da rua Santa Catarina, famosa por suas variadas lojas, foi fundado em 1959 e tem o prato como carro-chefe.

Aqui, além dos ingredientes já conhecidos, a francesinha leva mortadela, salsicha fresca e fiambre (o presunto cozido), mas seu segredo está no molho, descrito pela própria casa como “inimitável”. Os tachos, os temperos, o tempo de fervura… São vários os elementos que contribuem para distinguir o molho da casa.

Rua Passos Manuel 226, 4000-382 Porto, Portugal

T&C

Francesinha num molho denso com vinho do Porto e gema mole do restaurante T&C, no complexo do World of Wine/ Saulo Tafarelo

Basta atravessar a ponte D. Luís I, cartão postal de Porto, e você chegará em Vila Nova de Gaia. É no WOW – World of Wine, novo complexo de museus, restaurantes e lojas, que se come uma caprichada francesinha no restaurante T&C e se tem uma das melhores vistas para a cidade do Porto.

A casa possui uma decoração rústica sofisticada – era uma antiga cave de vinho do Porto e algumas mesas ficam dentro de réplicas de grandes barris – e serve pratos que toda família portuguesa faz e conhece, incluindo a francesinha. Aqui, ela leva bife da vazia, linguiça, ovo e molho com Vinho do Porto – e é acompanhada por uma porção de batatas palito.

Interessante é que o T&C também serve a versão vegetariana do prato, feito com tofu, salsicha de tofu, berinjela e cogumelos.

Rua do Choupelo, 39, 4400-088 – Vila Nova de Gaia, Portugal

Cervejaria Brasão

Junto do Café Santiago, a Brasão é outro negócio conhecido na cidade quando o assunto resume-se a francesinhas e cerveja gelada. São quatro unidades espalhadas pela região, sendo o restaurante perto da Avenida dos Aliados um dos mais disputados.

Não há muitos rodeios, a francesinha da casa vai ao forno, leva os ingredientes mais tradicionais do prato e é mergulhada num suculento molho. Como é muito bem servida e recheada (vá realmente com fome!), é possível também pedir meia porção e ainda com ou sem ovo. Para completar, a dica é pedir “um fino”: cerveja gelada em copo de 250 ou 400 ml.

Rua Ramalho Ortigão 28, 4000-407 Porto, Portugal (Unidade Aliados). Consulte o site para as outras três unidades na cidade. 

Bufete Fase

É, talvez, a casa mais direta da lista: com pouquíssimas mesas, aqui come-se apenas a francesinha, sem muitas opções além disso. O pequeno restaurante no alto da rua Santa Catarina, longa via com grandes lojas de departamento próximas do centro histórico, serve o prato típico de maneira distinta: com um molho picante e linguiças em cima do queijo derretido no pão.

Por ser bem limitado, o Bufete Fase geralmente tem filas de espera na porta – onde se encontra, por muitas vezes, mais moradores do que turistas. Negócio familiar, aqui não é possível fazer reservas.

Rua Santa Catarina 1147, 4000-457 Porto, Portugal 

O Afonso

Um pouco mais para cima das principais atrações do centro histórico, na rua da Torrinha, O Afonso é outra referência na cidade do Porto quando se fala nas francesinhas. Bem generosa, ela é recheada com mortadela, fiambre, bife, mais fiambre, linguiça, salsicha e queijo, nesta ordem, além dos pães torrados, queijo derretido, ovo e molho.

A casa simples com azulejos portugueses possui até um quadro com o rosto de Anthony Bourdain nas paredes: não por acaso, o chef e apresentador visitou o local em 2017 para seu programa na CNN norte-americana e, claro, comeu a francesinha. “Carne, queijo, gordura e pão: uma combinação imortal”, disse.

Rua da Torrinha, 219, 4050-612 Porto, Portugal


Mais Recentes da CNN