por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Rafa Costa e Silva, do Lasai

Na nossa coluna “Onde os chefs comem” o chef Rafael Costa abre o jogo e conta quais seus prediletos no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” o chef Rafael Costa abre o jogo e conta quais seus prediletos no Rio de Janeiro

Chef Rafael Costa (Foto: divulgação)

Formado em gastronomia, pelo Culinary Institute of America, em Nova York, Rafael Costa é um dos grandes nomes da culinária nacional, e já visitou vários lugares do mundo com seu trabalho. Foram dois anos em Nova York, depois San Sebastián, totalizando dez anos fora do país. Ao retornar para o Brasil, se instalou no Rio de Janeiro, e abriu u seu primeiro restaurante, o Lasai. A casa é requintada,  e uma das mais conhecidas do país, conta com uma gastronomia impecável e ganhou o coração dos cariocas.

Na coluna de hoje ele conta quais são seus restaurantes favoritos na cidade maravilhosa, confira:

Bar da Gema

O Bar da Gema é famoso na zona norte da cidade, comandado pelo casal Luiza e Leandro. Conhecido pelos seus deliciosos aperitivos e pela cerveja super gelada. Para Rafa os imperdíveis da casa são: polenta com rabada, pastel de feijão gordo e a coxinha.

“Eu não sou muito de tomar cerveja, mas a de lá vale à pena pedir” complementa.

Rua Barão de Mesquita, 615 – Tijuca

Coxinha de frango, do Bar da Gema (Foto: reprodução Instagram)

Majórica

Churrascaria super conhecida do Rio de Janeiro. Está sempre lotada, e serve pratos e carnes tradicionais.

“Eu não como Arroz a Piamontese em lugar nenhum, exceto na Majórica” conta Rafael.

Além disso, ele diz que sempre faz o mesmo pedido: fraldinha mal passada, arroz a piamontese e batata portuguesa.

Rua Senador Vergueiro, 15- Flamengo 

BB Lanches

Para entrar no clima carioca, não pode faltar uma boa casa de sucos e lanches. Além disso, eles tem a vantagem de ficar aberto até de madrugada, Rafael conta que vai com frequência comer por lá, depois do serviço do Lasai. Ele indica o pastel de carne, açaí, suco de melancia e mini filé com queijo. Está localizado bem no reduto boêmio do Leblon, cercado de bares e sempre muito movimentado. A 50 metros está o Jobi, que também é uma ótima pedida.

“Na minha opinião é a melhor casa de sucos e lanches do Rio” acrescenta Rafa.

Rua Aristides Espínola, 64 – Leblon

ColTive

Comandado por Meguru, a pizzaria faz as massas de suas pizzas com fermentação natural, leve e deliciosa. O chef brinca com os sabores e com as diferentes formas de massas. O ambiente também é espetacular, um casarão antigo no qual os clientes comem no terraço, de baixo de uma palmeira enorme. Costa indica os drinques, com destaque para o Boulevardier. Para completar, a casa fica na mesma rua do Lasai, mais um motivo para Rafael visitar tanto o local.

Rua Conde de Iraja 53- Botafogo

Pizza do ColTive (Foto: reprodução Instagram)

Restaurante Escondidinho

Um dos restaurantes mais antigos da cidade. É aquele lugar tradicional, com garçons antigos, mesas e cadeiras dos anos 60 e comida feita com as mesmas receitas desde que abriram. A boa pedida é a costela no bafo com aipim e agrião, e uma boa cachaça para acompanhar. Rafa costuma frequentar a casa quando trabalhava no centro da cidade, pois está localizada no coração do centro do Rio.

Rua Nilo, 1130 – Campo Grande

Mais Recentes da CNN