Mesa São Paulo reúne chefs famosos em série de eventos na capital paulista

Edição de 2022 acontece acontece nesta semana com aulas, degustações, congressos e jantares especiais; confira programação

Mesa SP reúne chefs para série de palestras, degustações e festival na capital paulista; na foto, Alex Atala no Mesa Tendências de edição passada
Mesa SP reúne chefs para série de palestras, degustações e festival na capital paulista; na foto, Alex Atala no Mesa Tendências de edição passada Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil e da América Latina desembarca em São Paulo entre quinta-feira (3) e sábado (5) para trazer à capital paulista renomados nomes da gastronomia nacional e internacional em uma série de aulas, degustações, palestras, feira de produtores, congresso e jantares especiais.

Com o tema “Cozinha do Abraço”, o Mesa São Paulo 2022 reúne profissionais do setor e amantes da boa comida em torno da união das pessoas.

“Historicamente, a cozinha é o lugar em que as pessoas se reúnem para construir coisas boas. É lugar de ouvir pessoas, não de impor ideia. E é na mesa que isso tudo acontece e se concretiza”, explica Mariella Lazaretti, co-fundadora do núcleo de inteligência em gastronomia Mundo MESA, que organiza o evento.

A ocasião principal toma conta do Memorial da América Latina, na Barra Funda. Já cinco jantares magnos ocorrem entre terça-feira (1) e o sábado em diferentes restaurantes e hotéis de São Paulo.

Programação com nomes de peso

São quatro os principais braços do Mesa São Paulo 2022 que ocorrem durante os três dias de evento no Memorial da América Latina: as palestras do Mesa Tendências, as aulas do Mesa Ao Vivo e do Brasa na Mesa e também o festival de produtores Farofa do Brasil.

Alex Atala se apresenta no Mesa Tendências em edição passada; chef volta para edição deste ano / Raphael Criscuolo

Neste ano, o Mesa Tendências, principal congresso gastronômico da América Latina, conta com 43 palestras confirmadas em um modelo mais enxuto de apresentações.

Importantes nomes da gastronomia nacional participam do evento como Bel Coelho, Janaína Rueda, Alex Atala, Jefferson Rueda e Roberta Sudbrack.

Também há presença confirmada de porta-vozes da cultura indígena como Dona Clarinda Ramos, Débora Shornik, Elisangela Valle e Dora de Fátima Marques Fernandes, e da cultura afro-brasileira como Dona Cici de Oxalá, Marlene da Costa e Solange Borges.

Quem também marca presença é José Avillez, renomado chef português com 18 casas em seu país natal, e Marsia Taha Mohamed, do boliviano Gustu, eleita chef em ascensão pelo Latin America’s 50 Best Restaurants de 2021.

Já o Mesa Ao Vivo convida o público para dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria, além de degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gim, chás e café.

Cerca de 60 profissionais guiam as aulas e degustações, com nomes como Elisa Fernandes e Mohamad Hindi; o italiano Nello Cassese, do Cipriani, no Copacabana Palace; o casal de chefs Kafe e Dante Bassi do restaurante Manga, na Bahia; e Bruno Katz, do Bar Chanchada, no Rio de Janeiro.

O Memorial da América Latina conta com estrutura com cozinhas e salas para aulas de degustação – transmissões on-line também estão confirmadas.

Aulas e degustações também ocorrem com o Brasa na Mesa, módulo inteiramente dedicado às carnes, que envolve aprendizados sobre desossa, charcutaria, cortes e defumação.

Os pacotes são vendidos separadamente e incluem três dias de aulas com renomados assadores do país, como Ligia Karazawa, especialista em churrasco japonês, Edvaldo Caribé e Léo Modesto, que comandam a churrasqueira em dupla, e o pernambucano Beethoven Picuí.

Brasa na Mesa concentra aulas e degustações voltadas especialmente às carnes / Divulgação

Simultaneamente às aulas e palestras acontece também o Festival Farofa do Brasil, aberto ao público geral com entrada franca. O festival traz para a capital paulista produtores artesanais de vários estados do país e dezenas de barracas com comidas a preços populares.

Além da gastronomia, o festival planeja uma série de atrações culturais de música e dança.

O Farofa do Brasil também tem um galpão especial dedicado a rotas gastronômicas do estado de São Paulo, em que o público confere produtores de azeite, leite de cabra, cogumelos, vinhos, frutas, mel, café e também se deparam com queijarias, alambiques, docerias, cervejarias e comunidades pesqueiras.

Jantares Magnos

Paralelamente ao evento geral também ocorrem pela cidade jantares especiais com menus exclusivos executados por chefs renomados do Brasil e do exterior.

De 1 a 5 de novembro, cinco casas paulistanas abrem suas portas para receber comensais e chefs convidados em volta da alta gastronomia – os jantares são vendidos à parte e têm vagas limitadas.

Chef Filipe Rizzato abre a semana de jantares magnos do Mesa SP no Tangará Jean Georges / Ricardo Dangelo

Filipe Rizzato, do Tangará Jean Georges, restaurante no andar térreo do Palácio Tangará, abre a temporada nesta terça-feira (1) ao lado dos chefs Rubens Catarina, Marsia Taha, Marcelo Ballardin, Ivan Brehm e Elisa Fernandes.

Já a quarta-feira (2) é marcada pelo jantar no Evvai, de Luiz Filipe Souza, que recebe o casal de chefs germânico-brasileiro Kafe e Dante Bassi, assim como Tuca Mezzomo, Nello Cassesse e Rafael Cagali.

O Grand Hyatt, na Avenida das Nações Unidas, recepciona o português José Avillez, Léo Paixão, Kátia Barbosa e Dário Costa junto dos anfitriões William Torres e Fernando Welter, respectivamente sous chef e chef de confeitaria do restaurante do hotel.

Sob comando de Onildo Rocha, o Notiê, do Espaço Priceless, no centro da capital, abre as portas na sexta-feira (4) para um menu-degustação que reúne a chef-confeiteira Saiko Izawa, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira, Débora Shornik, Felipe Schaedler e o belga Hervé Witmeur.

A programação é finalizada no sábado com a chef Telma Shiraishi no Aizomê da Japan House. Juntam-se a ela as chefs Alessandra Montagne, Tássia Magalhães, Roberta Sudbrack e Giovanna Grossi.

Os preços dos jantares de menu-degustação se iniciam a partir dos R$ 600. Valores, menus, datas e horários podem ser conferidos no site oficial do evento.

Mesa São Paulo 2022
Memorial da América Latina; Av. Mário de Andrade, 664 – portão 13 (estacionamento no portão 15)
De 3 a 5 de novembro de 2022
Ingressos disponíveis no www.mesasp.com.br