por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Confira os ganhadores do Latin America’s 50 Best Restaurants

A Casa do Porco ganha o prêmio do melhor restaurante do Brasil

Ouvir notícia

A Casa do Porco ganha o prêmio do melhor restaurante do Brasil  (Foto: Daniela Filomeno)Pela primeira vez, o restaurante Don Julio, em Buenos Aires (Argentina), assume o primeiro lugar, garantindo seu status de The Best Restaurant in Latin America em 2020. O restaurateur e sommelier Pablo Rivero lidera o estabelecimento argentino, que alcançou reconhecimento internacional por sua hospitalidade exemplar, carta de vinhos e abordagem diferenciada dos ingredientes. Toda a carne do Don Julio vem de gado Aberdeen Angus e Hereford, alimentados com capim, criados no interior de Buenos Aires e envelhecidos por pelo menos 21 dias para atingir a maturidade ideal

O restaurante Maido, de Lima (Peru), eleito três vezes o Best Restaurant in Latin America, deixa o trono ao levar o segundo lugar, enquanto o restaurante Central, também de Lima, ocupa a terceira posição. O Central também foi homenageado com o Gin Mare Art of Hospitality Award, pelo qual a Academia elogiou seu estilo de serviço descontraído, mas altamente profissional. Esses dois restaurantes são seguidos pelo A Casa do Porco, em São Paulo, no 4º lugar e Pujol na Cidade do México, no 5º. O restaurante Pujol também leva para casa o prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award.

O Peru conta com o maior número de integrantes na lista de 2020, com 11 restaurantes, incluindo o Mayta, que recebeu o Highest Climber Award. A Argentina vem logo em seguida, com 10 restaurantes no ranking, incluindo dois novos estabelecimentos: o El Preferido de Palermo e Osaka, ambos em Buenos Aires.

O Brasil conquistou nove posições, incluindo um novo restaurante, o Corrutela em São Paulo. O México iguala o desempenho do Brasil com nove restaurantes na lista. Colômbia e Chile têm quatro posições cada e o Equador conquistou um espaço inaugural no ranking com o Nuema, eleito o Best Restaurant in Ecuador.

Confira a seguir a lista completa do Latin America’s 50 Best Restaurants 2020:

1 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina) *The Best Restuarant in Latin America /The Best Restaurant in Argentina
2 – Maido (Lima, Peru) *The Best Restuarant in Peru
3 – Central (Lima, Peru) *Gin Mare Art of Hospitality Award
4 – A Casa do Porco (São Paulo, Brasil) *The Best Restaurant in Brasil
5 – Pujol (Cidade do México, México) *The Best Restaurant in Mexico/Flor de Caña Sustainable Restaurant Award
6 – Boragó (Santiago, Chile) *The Best Restaurant in Chile
7 – El Chato (Bogotá, Colômbia) *The Best Restaurant in Colombia
8 – Mishiguene (Buenos Aires, Argentina)
9 – Rosetta (Cidade do México, México)
10 – Osso (Lima, Peru)
11 – Quintonil (Cidade do México, México)
12 – Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)
13 – D.O.M. (São Paulo, Brasil)
14 – Pangea (Monterrey, México)
15 – Alcalde (Guadalajara, México)
16 – Tegui (Buenos Aires, Argentina)
17 – Sud 777 (Cidade do México, México)
18 – Kjolle (Lima, Peru)
19 – Chila (Buenos Aires, Argentina)
20 – Isolina (Lima, Peru)
21 – Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
22 – Astrid y Gastón (Lima, Peru)
23 – Maní (São Paulo, Brasil)
24 – Mayta (Lima, Peru) *Highest Climber Award, patrocinado pelo illycaffè
25 – Harry Sasson (Bogotá, Colômbia)
26 – Evvai (São Paulo, Brasil)
27 – Leo (Bogotá, Colômbia)
28 – Parador La Huella (José Ignacio, Uruguai) *Best Restaurant in Uruguay
29 – Rafael (Lima, Peru)
30 – Le Chique (Cancún, México)
31 – Nicos (Cidade do México, México)
32 – De Patio (Santiago, Chile)
33 – Mocotó (São Paulo, Brasil)
34 – Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina)
35 – Mil (Cusco, Peru)
36 – Máximo Bistrot (Cidade do México, México)
37 – Mérito (Lima, Peru) *Highest New Entry Award, patrocinado pela Aspire Lifestyles
38 – Osaka (Buenos Aires, Argentina) *New Entry
39 – El Baqueano (Buenos Aires, Argentina)
40 – Narda Comedor (Buenos Aires, Argentina)
41 – Restaurante 040 (Santiago, Chile)
42 – Maito (Cidade do Panamá, Panamá) *Best Restaurant in Panama
43 – Aramburu (Buenos Aires, Argentina) *Re-Entry
44 – Manu (Curitiba, Brasil)
45 – La Mar (Lima, Peru)
46 – Ambrosía (Santiago, Chile)
47 – El Preferido de Palermo (Buenos Aires, Argentina) *New Entry
48 – Nuema (Quito, Equador) *Best Restaurant in Ecuador/New Entry
49 – Celele (Cartagena, Colômbia) *New Entry
50 – Corrutela (São Paulo, Brasil) *New Entry

Este ano, os Latin America’s 50 Best Restaurants apresentam seis novos estabelecimentos no ranking. O restaurante Mérito, de Lima (Peru), recebe o Highest New Entry Award, após ocupar o 37º lugar na lista; Osaka e El Preferido de Palermo, em Buenos Aires (Argentina), classificam-se em 36º e 47º, respectivamente; Nuema em Quito (Equador) está na 48ª posição; Celele em Cartagena (Colômbia) está em 49º; e Corrutela, em São Paulo, é o 50º.

Outros restaurantes premiados na edição de 2020:

• O Latin America’s Best Pastry Chef Award 2020 foi concedido à chef Sofia Cortina, do restaurante La Vitrine, na Cidade do México. Cortina tem estudo clássico na confeitaria francesa e trabalhou na seção de confeitaria em cozinhas de alguns dos mais relevantes restaurantes do mundo. Ela cria generosos bolos e delicados doces com cobertura de frutas, junto com seu prato de assinatura: uma variação da sobremesa francesa clássica Vacherines, que combina camadas de merengue, coulis e sorvetes leves.

• O Flor de Caña Sustainable Restaurant Award 2020 foi entregue ao restaurante Pujol, da Cidade do México. O prêmio reconhece o estabelecimento na lista que atinge a mais alta classificação geral de sustentabilidade, conforme avaliado por especialistas em sustentabilidade do Food Made Good Global. O compromisso do chef-proprietário Enrique Olvera e de sua equipe em obter ingredientes de produtores locais e preservar a biodiversidade da região aumentou durante a pandemia. A dedicação do Pujol e de sua equipe é inabalável.

• O Gin Mare Art of Hospitality Award 2020, que reconhece a excelência em serviço de restaurantes e experiências gastronômicas, foi concedido ao restaurante Central, em Lima (Peru). Administrado pelo casal Virgilio Martínez e Pia León, o restaurante em si é uma vitrine da biodiversidade do Peru. O estilo de serviço é descontraído e acolhedor, mas sempre altamente profissional, com uma equipe treinada para transmitir as histórias por trás do menu e dos ingredientes com paixão e personalidade.

• Ocupando o 24º lugar na lista Latin America’s 50 Best Restaurants, o restaurante Mayta, de Lima (Peru), foi premiado com o Highest Climber Award 2020, patrocinado pelo illycaffè, após subir 25 posições em comparação ao ano passado. O empreendimento do chef Jaime Pesaque ganhou sua primeira inclusão nos Latin America’s 50 Best Restaurants em 2019 e foi elogiado por seu uso criativo de ingredientes e sabores locais, combinado com sua técnica bem sucedida.

• Estreando na lista no 37º lugar, o restaurante Mérito, de Lima (Peru), recebeu o Highest New Entry Award 2020, promovido pela Aspire Lifestyles. No restaurante, os chefs venezuelanos Juan Luis Martínez e José Luis Saume atualizam os pratos de sua terra natal e dão aos ingredientes peruanos uma nova identidade.

Prêmios pré-anunciados:

O Latin America’s Best Female Chef 2020 foi dedicado à Narda Lepes, chef-proprietária do restaurante Narda Comedor, em Buenos Aires (Argentina). Agora em seu oitavo ano, o prêmio visa apoiar e promover a inclusão na esfera culinária, e dar a oportunidade ao público feminino de inspirar futuras gerações de mulheres jovens, tanto na cozinha como fora dela.

Janaina Rueda, chef-proprietária do A Casa do Porco e O Bar da Dona Onça, ambos em São Paulo, levou para casa o American Express Icon Award 2020, que homenageia um indivíduo que fez uma contribuição marcante para a indústria de restaurantes e usou seus perfis para aumentar a conscientização e impulsionar para uma mudança positiva. O prêmio reflete seu compromisso com a comunidade, desde a campanha por refeições escolares saudáveis e gastronomia inclusiva, até a mobilização de líderes da indústria em torno dos esforços de combate à Covid-19, e a ajuda a comunidades vulneráveis durante a pandemia.

O restaurante Fauna, no Vale de Guadalupe (México), dirigido por David Castro Hussong e Maribel Aldaco Silva, recebeu o Miele One To Watch Award 2020. O prêmio reconhece um restaurante emergente de destaque com grande potencial para subir no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants em anos futuros.

A chef Leonor Espinosa, do restaurante Leo em Bogotá (Colômbia), é homenageada com o Estrella Damm Chefs’ Choice Award 2020. Votado pelos próprios chefs da lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, o prêmio reconhece um indivíduo que conquistou o respeito de seus pares por seu trabalho inspirador e liderança no setor de hospitalidade. Espinosa é conhecida por sua intenção pioneira de reviver as tradições culinárias colombianas e por usar a comida para promover o desenvolvimento cultural e social em comunidades indígenas, afrodescendentes e rurais.

Guia Michelin RJ / SP: confira os ganhadores

 

Mais Recentes da CNN