Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaço aberto

Cada vez mais, casas têm posicionado suas mesas ao ar livre, como varandas, terraços e jardins, que, além de charmosos, são fugas em meio ao agito da capital paulista

Restaurantes com áreas externas viraram os queridinhos dos paulistanos. Na foto, área ao ar livre do Botanikafé, no Butantã (Foto: divulgação)

Se antes da pandemia os restaurantes com áreas abertas já eram requisitados pelos paulistanos, agora viraram quase um item obrigatório. Confira a seguir mais de 20 endereços que oferecem espaços externos agradáveis, como varandas e jardins, para uma gostosa refeição em São Paulo. Tem para todos os gostos, aproveite!

Dica: as mesas ao ar livre sempre são as mais concorridas! Recomendamos fazer reserva.

Ama.zo Cozinha Peruana

Espaço aberto do Ama.zo em São Paulo
Restaurante Ama.zo, no Centro de São Paulo (Foto: reprodução Instagram)

É em meio ao jardim coberto da centenária mansão conhecida como Casa de Don’Anna – projetada por Ramos de Azevedo -, que funciona o disputado Ama.zo, um pedacinho de Lima em terras paulistanas. Com cozinha comandada pelo chef peruano Enrique Paredes – do restaurante Barrakhuda, de Lima -, o restaurante propõe a união de clássicos da cozinha andina com os sabores da Amazônia. Faça reserva ou chegue cedo, a disputa por uma mesa é grande, principalmente aos finais de semana quando também tem música ao vivo no espaço.

Rua Guaianazes, 1149, Santa Cecília / Tel.: (11)99560-4321 / 

Trattoria Fasano

Trattoria Fasano (Foto: divulgação)

A Trattoria Fasano é um sofisticado endereço no Itaim que oferece excelente gastronomia italiana. Além do bonito salão, a área externa conta com mesas e um gostoso lounge, perfeito para dias de Sol. Peça o carpaccio de entrada – entre os melhores da cidade.

Rua Iguatemi,  S/N (entre a Rua Joaquim Floriano e a Av. Horácio Lafer) Itaim Bibi / Tel.: (11) 3167- 3322

Pé de Manga

Foto: reprodução Instagram

Instalado desde 2006 em uma extensa área aberta e com muito verde, o restaurante Pé de Manga, na Vila Madalena, conta com lago artificial com queda d’água e três enormes mangueiras centenárias. No menu, um mix que vai do polvo a porções para compartilhar de petiscos, ou seja, agrada a todos. Oferece menu executivo no almoço durante a semana e  agora no inverno estão com um festival que inclui fondues, cremes e sopas.

Rua Arapiraca, 152 – Vila Madalena / Tel.: (11) 3032-6068 e 3815-6461 

 

 

Fazenda Churrascada

Fazenda Churrascada, apelidada de Disney do Churrasco (Foto: divulgação)

A Fazenda Churrascada é um espaço gastronômico 100% dedicado aos amantes das carnes. O imóvel de 8 mil m² no Morumbi oferece um gostoso jardim coberto, além de um espaço especial para as crianças brincarem. Com comanda individual e boa comida, a casa virou um dos endereços mais cobiçados aos finais de semana, ou seja, faça reserva ou chegue muito cedo!

Av. Morumbi, 5594 – Morumbi / Tel.: (11) 2649-4394 

Bistrot de Paris

Bistrot de Paris (Foto: divulgação)

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês e oferecer uma verdadeira experiência de bistronomia. O sócio-chef Alain Poletto, assina o cardápio de clássicos bem executados. Com gostosas mesinhas ao ar livre, o local tem aquele toque romântico parisiense e é um convite para uma bela taça de vinho e horas de papo. Agora no inverno oferece fondue.

Rua Augusta, 2542 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 3063-1675

Spot

Spot (Foto: divulgação)

Desde 1994, o Spot faz sucesso com sua cozinha contemporânea em um ambiente descontraído, a menos de um quarteirão da Avenida Paulista. Instalado em meio a uma grande praça com fonte, é uma delícia sentar em suas mesas externas ou nos bancos que ganham iluminação especial no final do dia e pedir um espresso martini (um dos melhores da cidade) acompanhado de algum dos clássicos do cardápio.

Al. Ministro Rocha Azevedo, 72 – Bela Vista / Tel.: (11) 3283-0946 

Rooftop em Casa

Rooftop em Casa, os clientes entram apenas com reserva prévia e com senha na entrada (Foto: divulgação)

Unir num único endereço boa gastronomia, arte, música, vernissages e outros tipos de entretenimentos é o objetivo do Rooftop em Casa. Quem passa pela casa, na Rua Groelândia, nem imagina que por trás do portão (que só abre com senha única enviada a cada cliente após confirmação de reserva) se esconde um verdadeiro oásis na agitada São Paulo. Um jardim com direito a piscina, mesas e lounges espalhados pelo gramado, salas individuais para pequenas reuniões, intervenções artísticas e exposições. Um ambiente ótimo para comemorações especiais.

Rua Groelândia, 1564 – Jardim América / Tel.: (11)  91033-6115

By Koji

Restaurante japonês By Koji no Estádio do Morumbi (Foto: Rafael Renzo)

O chef Koji Yokomizo é o nome à frente do By Koji, com 3 casas em São Paulo, oferece gastronomia japonesa com um toque contemporâneo, seus sushis e sashimis são deliciosos. A unidade do Estádio do Morumbi tem uma pequena varanda com gostosas mesinhas, uma opção diferente e divertida de ter uma refeição olhando um icônico campo de futebol.

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 Portão 4 / WhatsApp (11) 93034-5454 

Fábrica de Dengo

Fábrica de Dengo tem restaurante aberto no rooftop com culinário brasileira (Foto: Tina Bini)

A Fábrica de Dengo é um espaço que engloba gastronomia, cultura e entretenimento. A loja conceito da marca de chocolates Dengo conta com quatro pavimentos – são 1500 m² de área construída – entre as delícias do espaço, um agradável restaurante no rooftop, com linda vista para o Instituto Tomie Ohtake, oferece receitas brasileiras elaboradas pela chef Sanae Mattos.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 196, Pinheiros 

Capim Santo no Museu da Casa Brasileira

Capim Santo no Museu da Casa Brasileira (Foto: divulgação)

Sob o comando da chef Morena Leite, o Capim Santo está no charmoso jardim do Museu da Casa Brasileira. O espaço rodeado de árvores nem parece que fica na agitada Av. Brigadeiro Faria Lima, literalmente um oásis no meio da cidade. O menu tem ótimas criações, sempre com o toque “brasileiro” que é assinatura da chef; além de ter um novo cardápio exclusivo para os vegetarianos.

Av. Faria Lima, 2705 (Museu da Casa Brasileira – MCB) / Tel.: (11) 3032-2277 ou Whatsapp: (11) 98189-0082

Pateo do Palácio

Pateo do Palácio (Foto: divulgação)

No elegante Palácio Tangará está o restaurante Pateo do Palácio, com espaço aberto com vista para o Parque Burle Marx e para a bonita piscina do hotel. O menu, assinado pelos renomados chefs Jean-Georges Vongerichten e Felipe Rodrigues, traz receitas como o Arroz com Pollo, pururuca e raspas de limão siciliano e o Pappardelle com bolonhesa de cogumelos e queijo pecorino. Vale pedir as saborosas coxinhas de entrada!

Rua Dep. Laércio Corte, 1501 – Panamby / Tel.: (11) 4904-4070

Adega Santiago

Adega Santiago do Shopping Cidade Jardim (Foto: divulgação)

Famosa pelas receitas espanholas com influências portuguesas, a Adega Santiago do Shopping Cidade Jardim tem gostosas mesinhas externas, ótimas para compartilhar com os amigos. No menu, tapas, arrozes (o de polvo e o de pato são fantásticos), frutos do mar e bacalhau brilham.

Av. Magalhães de Castro, 12000 – Shopping Cidade Jardim / Tel.: (11) 3758-4446 e (11) 3758-2441

Casa Raw

Espaço ao ar livre da Casa Raw
Casa Raw, restaurante vegano, em Perdizes (Foto: reprodução Instagram)

A Casa Raw é o primeiro restaurante de São Paulo especializado em gastronomia vegana, raw food (comida crua) e glúten free. Em um lindo casarão com jardim arborizado, em Perdizes, seu espaço aberto, muitas vezes, ganha música ao vivo e é um convite ao relaxamento e momentos de descontração.

R. Dr. Franco da Rocha, 515 – Perdizes / Tel.: (11) 3969-1390

Botanikafé

Botanikafé de Pinheiros (Foto: divulgação)

Sem dúvida o Botanikafé descobriu a fórmula do sucesso e tem um dos brunches mais concorridos da cidade. Sua unidade no Butantã, além de ter gostosas mesas ao ar livre, divide espaço com as quadras de beach tennis e vôlei de praia mais disputadas de São Paulo, uma vez que está integrado ao Calçadão SP, um clube com espaço para treinos funcionais, quadras de areia e muito jardim. No início desse ano, abriu sua terceira unidade, de volta ao bairro de origem, em Pinheiros, também com mesas ao ar livre. Ótimos lugares para um avocado toast ou um belo bowl de açaí.

Av. Magalhães de Castro, 286 – Butantã / R. Padre Garcia Velho, 56  – Pinheiros 

Quintal DeBetti

Comandado pelo churrasqueiro e açougueiro, Rogerio Betti, o ambiente do Quintal DeBetti é despojado, onde a parrilla no centro do espaço impera. O grande “quintal” é coberto, com pé direito altíssimo, as mesas compartilhadas saíram de cena por conta da pandemia, mas o clima alegre, os ótimos cortes bovinos e a fumaça que acaba dominando o espaço continuam. Fãs de hambúrguer: vale experimentar o da casa!

Rua Curumins, 11 – Cidade Jardim / Tel.: (11) 3819-2229

Bráz Quintal

Bráz Quintal, na Vila Mariana, para amantes de boas pizzas (Foto: Ricardo D’Angelo)

A Bráz Quintal faz sucesso com suas saborosas pizzas na Vila Mariana desde 2006. Essa casa-irmã da Bráz atrai desde que nasceu as famílias do bairro com seu amplo jardim aos fundos de um majestoso salão de pé-direito altíssimo – que abriga dois fornos de aspecto industrial. Em 2019, a marca ganhou mais uma unidade, no Paraíso, em um belo casarão da rua Abílio Soares.

Rua Gandavo, 447 – Vila Mariana / Tel.: (11) 5082-3800

Loup

Área aberta do restaurante Loup (Foto: divulgação)

O restaurante de cozinha contemporânea comandado pelo restaurateur Daniel Sahagoff, apresenta espaço amplo e confortável, área externa e adega transparente composta por cerca de 250 rótulos de vinhos suspensas. Quem assina as sobremesas é o renomado chef Arnor Porto.

Rua Dr. Mário Ferraz, 528 – Jardim Paulistano / Tel.: (11) 3078-1089

Parigi

Restaurante Parigi do Grupo Fasano (Foto: divulgação)

O restaurante Parigi, do Grupo Fasano, funciona desde 1998 e mantém público fiel e exigente. Seu cardápio apresenta interpretações contemporâneas de pratos clássicos da culinária italiana e francesa. Sua varanda é local perfeito para tomar um bom vinho – a adega do restaurante é uma das melhores da cidade.

Rua Amauri, 275 – Itaim / Tel.: (11) 3167-1575

Cór

Restaurante Cór oferece ótimas carnes e tem área externa de frente para uma arborizada praça (Foto: divulgação)

Inaugurado em 2017, o Cór mantém um público fiel atrás das estrelas da casa: as carnes maturadas a seco de altíssimo padrão por Renzo Garibaldi, o fogo e o cardápio executado pelo chef Marco Aurélio Sena. Localizado em Alto de Pinheiros, a área externa com ombrelones e vista para uma gostosa praça é superagradável.

Praça São Marcos 825- Alto de Pinheiros / Tel.: (11)3726-2908

Nou

Varanda do NOU Higienópolis (Foto: Gustavo Steffen)

O Nou foi um dos primeiros restaurantes a desbravar a badalada região do Baixo Pinheiros, com gastronomia afetiva e saborosa. Completando 10 anos, a comemoração veio na forma de uma outra unidade na concorrida Rua dos Pinheiros, e desde o final de 2019 o NOU pode ser conferido também na charmosa Praça Vilaboim, em Higienópolis. Todos possuem gostosas varandas.

Rua Armando Penteado, 12 – Higienópolis / Rua Ferreira de Araújo, 419 – Pinheiros  / Rua dos Pinheiros, 274 – Pinheiros

Piccini Cucina

Piccini Cucina, nova casa italiana nos Jardins (Foto: Diego Sanchez)

Dos litorais às regiões montanheiras, do norte ao sul, toda a diversidade da gastronomia da Itália está representada no novo Piccini Cucina. O restaurante lembra, já na entrada, as residências típicas da Toscana. Paredes de pedra, janelões e portas em formato de arco e muitas plantas fazem da varanda de frente para a pequena rua Vitório Fasano um convite a bons momentos em torno da mesa a qualquer hora do dia – e o melhor, o teto é retrátil, ótimo para os dias de sol.

Rua Vitório Fasano, 49, Cerqueira César / Tel.: (11) 3476-3376/ (11) 96481-7877

Santo Grão

Unidade do Itaim do Santo Grão (Foto: divulgação)

Desde 2003, a Santo Grão é um espaço que funciona desde para tomar um café da manhã de trabalho até um jantar com as amigas mais animado. O menu passa por pratos para todos os períodos do dia e todas as unidades contam com alguma área aberta; a do Itaim é a maior e também a mais concorrida.

Rua Jeronimo da Veiga, 179 – Itaim / Tel.: (11) 3071-1769

BeefBar

Varanda do BeefBar (Foto: divulgação)

O badaladíssimo BeefBar, casa que tem 11 unidades pelo mundo, em cidades como em NY, Mônaco, Paris e Athenas, e oferece menu inspirado em diversas culinárias com pratos compartilháveis, também tem uma charmosa varanda para chamar de sua. O prestigiado bartender Fabio La Pietra, assina a carta de drinques do bar focado em alta coquetelaria, peça um belo drink e aproveite!

Rua Barão de Capanema, 320 / Tel.: (11) 23861918

Jacarandá

É fácil passar despercebido pela fachada do Jacarandá, mas ao entrar, o impacto do ambiente com um pé de Jacarandá decorando o meio do salão faz os visitantes se sentirem à vontade para ficar e apreciar sua gastronomia. Instalado em um belo jardim em Pinheiros desde 2012, o restaurante tem alma sul-americana e apresenta uma cozinha com foco no ingrediente e respeito à natureza orgânica do produto. Desde setembro de 2016 a casa é comandada por Milton Freitas, sócio e chef do Antonietta Cucina.

Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros / Tel.: (11) 3083-3003

Mangaba

Mangaba (Foto: divulgação)

Mangaba, “coisa boa de comer” – é o significado da palavra mangaba, que deriva do tupi-guarani. Levado ‘ao pé da letra’ pelo chef executivo Antonio Albaneze, o lema do novo restaurante de São Paulo se aplica a qualquer pedida de seu menu, cuja proposta é valorizar os mais diferenciados ingredientes de todos os cantos do Brasil. Um lugar para descobrir novos sabores e texturas, explorar os sentidos e expandir o paladar, com pratos que são preparados com técnicas de alta gastronomia, mas apresentados de forma despretensiosa em um ambiente que conta com pequena mas acolhedora varanda.

Rua Canário, 1301 – Moema / Tel.: (11) 93272-0840

Gula Gula

Gula Gula (Foto: divulgação)

O Gula Gula fica a poucos metros da Av. Paulista, em uma linda construção centenária: o casarão Barão de Bocaina. Na área externa, um amplo jardim conta espécies da Mata Atlântica que dividem espaço com mesinhas e ombrelones. Do lado de dentro, um bar tem ambiente próprio num salão aconchegante de teto baixo e, no segundo andar, há três amplas salas bem iluminadas, que mantêm suas características originais e um pequeno terraço. No cardápio, saladas, sanduíches, tapiocas e outras delícias são servidas durante todo o dia.

Rua Padre João Manuel, 109, Jardim Paulista / Tel.: (11) 4420-2140

Tuy Bar, Cocina

Tuy Bar, Cocina no Itaim (Foto: divulgação) 

O Tuy Bar, Cocina, no Itaim, apresenta tapas, petiscos e pratos da gastronomia mediterrânea rústica, como bacalhau, camarão, peixes crus e frutos do mar. Ambiente badalado, o final do dia costuma ser lotado de jovens que compartilham seus gostosos pratos  acompanhados dos chopes Premium e artesanais da casa. Oferece uma gostosa varanda com mesas ao ar livre. 

Rua Jerônimo da Veiga, 163 – Itaim / Tel.: (11) 3167-7774