Onde os chefs comem? Com Luiz Filipe Souza, do Evvai

Convidamos Luiz Filipe Souza, renomado chef por trás do restaurante Evvai, em São Paulo, para

 

Chef Luiz Filipe Souza, do Evvai (Foto: Tadeu Brunelli)

Luiz Filipe Souza é um dos jovens talentos na atual gastronomia brasileira. À frente da cozinha do restaurante Evvai, em São Paulo, Luiz Filipe é moderno, criativo e traz suas raízes italianas à mesa. Com sua primeira estrela Michelin conquistada ainda neste ano, o chef já foi reconhecido como revelação e sua casa premiada como melhor restaurante italiano da cidade. Formado pela The International Culinary Center, em Nova York, Luiz Filipe agora comanda a cozinha do Evvai, com uma alta cozinha autoral e traz às criações o intercâmbio cultural entre a Itália e o Brasil. Seu cardápio respeita a sazonalidade das matérias-primas e os menus-degustação têm como base ingredientes garimpados entre pequenos produtores nacionais que recebem técnicas elaboradas e precisas, além de uma apresentação primorosa. Fora isso, Luiz Filipe já marcou presença e participou, por três anos consecutivos, do Bocuse D’Or, um concurso que é considerado a “Copa do Mundo da Gastronomia”. Para aprimorar seus conhecimentos e valorizar seus colegas de profissão, o chef também sai à procura de novas casas, novos sabores e novos ingredientes em variados lugares. Para o V&G, Luiz Filipe indica quais são seus restaurantes preferidos em quatro cidades ao redor do mundo. Confira todos os detalhes abaixo:

Castel di Sangro, na Itália

Ristorante Reale

O mandatório por lá é o menu degustação. Niko é um chef auto-ditada que tem uma assustadora compreensão de sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo. O restaurante fica em uma cidade localizada a 1h30 de Roma, em um pequeno hotel, luxuoso em um extinto monastério.

Contrada Piana Santa Liberata, s/n – Castel di Sangro/Itália

Paris, na França

Arnaud Nicolas Restaurant & Boutique 

É o lugar para quem aprecia uma boa charcutaria. É fantástico para provar alguns dos sabores franceses, como tortas de pombo e foie gras, com um excelente custo-benefício.

46, Avenue de La Bourdonnais – Paris/França

Nova York, nos Estados Unidos

Atoboy

O Atoboy é um restaurante de comida coreana influenciada pela metrópole. Tem um excelente custo benefício, com pratos que são compartilháveis e deliciosos. Por $46, você escolhe três pratos do menu e aproveita e, além disso, você também pode adicionar por $2 um bowl de arroz. É importante lembrar que o cardápio muda constantemente.

43E, 28th Street – Nova York/Estados Unidos

Atera

O menu degustação é servido no balcão, portanto, tem um serviço impecável sem ser muito formal e o mais legal é que por lá há brasileiro trabalhando na cozinha. Costumeiramente, há um sorvete de pistache servido com caviar no menu e é imperdível.

77 Worth Street – Nova York/Estados Unidos

Montreal, no Canadá

Park Resto

O Canadá tem uma posição geográfica privilegiada para pescados e também para importações. O Park Resto costuma trabalhar com os melhores e mais frescos produtos. Resulta em um restaurante japonês fantástico, em local privilegiado, com um excelente chef que é capaz de saber dosar suas influências e manter tradições. Peça o Omakase ou porções de “Park Style Sashimi’s e Nigiri’s”.

378, Victoria Avenue – Westmount – Montreal/Canadá