Os melhores panetones de 2020, confira!

Nesta terça-feira, 10, um grupo de foodies se reuniu na redação do Viagem&Gastronomia para degustar às cegas 30 panetones, confira os campeões!  

panetone grecco coppola

 

Degustação de panetones do Viagem&Gastronomia 2020 (Foto: Daniela Filomeno)
Degustação de panetones do V&G 2020 (Foto: Daniela Filomeno)

Mais um ano está chegando ao fim (e que ano, não?!) e com ele mais uma edição da tradicional degustação de panetones do Viagem&Gastronomia. A redação do V&G  uniu uma turma que ama panetones para avaliar os produtos que estão em alta no mercado. Dentre o time selecionado para experimentar as novidades estavam, além da nossa editora-chefe Dani Filomeno (@danielafilomeno) e editora Tina Bini (@tinabini): André Varella (@dicasdovarella), André Aloi (@aloister), Cris Manuchakian (@cris_manuchakian), Cristina Lahoz (@cookpointbr), Carol Celico (@cacelico), Eva Fagundes (@eva.meleva), Giulianna Iodice (@giuliannaiodice), Mariana Fonseca (@chefmarianafonseca), Miriam Adabo (@mimiminacozinha), Michele Seo (@seomichele), Tamyris Roxo (@boccanervosa) e Tássia Magalhães (@tassia_magalhaes).

Importante: por conta da pandemia do coronavírus a nossa degustação deste ano foi escalonada em horários, com todos os protocolos de biossegurança, sem aglomeração. 

Foram avaliados os seguintes pontos para os tradicionais: textura da massa, aroma, sabor e umidade; já na categoria recheados: textura da massa, criatividade, sabor e recheio. Cada participante deu uma nota de zero a cinco em cada tópico, formando assim uma pontuação total para cada produto. Importante: antes da degustação oficial o time Viagem&Gastronomia já havia feito uma pré-seleção dos produtos, deixando a “competição” mais justa e apenas com produtos de ótima qualidade. As louças usadas na montagem da mesa são da Danielle Raiola e a montagem da mesa foi da Graziella Beltrão.

Grecco Coppola de doce de leite argentino com nuts caramelizadas (Foto: Daniela Filomeno)
O ganhador da categoria recheado do Grecco Coppola – doce de leite argentino com nuts caramelizadas (Foto: Daniela Filomeno)

Na categoria dos recheados, o vencedor foi o panetone do Grecco Coppola de doce de leite argentino com nuts caramelizadas.  Em segundo lugar ficou empatado os panetones da Danielle Andrade, chocolate com caramelo e flor de sal, e da Petite Fleur, recheado com brigadeiro e crocante de Nutella, e em terceiro o da Sweet Pimenta, chocotone recheado com doce de leite argentino, noz pecan coberto com chocolate meio amargo e farofinha crocante.

Já entre os sem recheio o primeiro lugar foi para o chocotone com gotas de chocolate amargo da Lindt. Em segundo lugar ficou o panetone com laranja cristalizada, gotas de chocolate ao leite e cobertura açucarada da Bráz, seguido do panetone da Felice e Maria, com assinatura de Massimo Ferrari, só leva frutas cristalizadas e uma crosta açucarada de amêndoas.

Os participantes da categoria recheados – em ordem alfabética – foram:

Brasil Cacau
Carole Crema
Danielle Andrade
Dengo Chocolates
Dona Deôla
Empório Brownie
Grecco Coppola
La Pastina
Ofner
Petite Fleur Patisserie 
Ramiro Bertassim
Stelle Cookierie
Sweet Pimenta
Saint Germain

Já na categoria sem recheio os participantes foram – também em ordem alfabética:

Chocotone da Lindt foi o campeão na categoria sem recheio (Foto: Daniela Filomeno)
Chocotone da Lindt foi o campeão na categoria sem recheio (Foto: Daniela Filomeno)

 

 

Bauducco
Bologna
Bráz
Dona Deôla
Dulca Confeitaria
Eataly
Felice e Maria Gastronomia
Filone
Lindt
Mondo Gastronômico 
Raiola
Tuani Bonamini
Zena Caffé

 

 

Confira o vídeo de como foi a nossa degustação 2020!