5 lugares especializados em cachorro-quente em São Paulo

Das festas infantis às casas especializadas: conheça cinco lugares para comer hot dog em São Paulo

Cachorro-quente do Hot Pork, no Centro de São Paulo

Das festas infantis às casas especializadas: conheça cinco lugares para comer hot dog em São Paulo

Das populares barracas ou carrinhos de rua aos locais mais sofisticados, em qualquer cidade, a essência é a mesma: o tradicional pão com salsicha, o hot dog, tem fãs pelo mundo inteiro. Em cada lugar, os complementos podem variar e geram até algumas discussões: você come cachorro-quente com ou sem purê de batata? Com ervilha ou batata palha? Com ketchup ou mostarda? Ou com tudo junto? Dos mais simples, encontrados em festinhas infantis e juninas, a inúmeras combinações possíveis, as casas especializadas em hot dog tiveram um ‘boom’ e se tornaram ponto obrigatório para quem ama o lanche. São salsichas, temperos, pães e complementos diferentes, industrializados ou artesanais, para agradar todos os gostos – sem discussões. Cada um escolhe o que mais lhe agrada.

Separamos cinco locais de São Paulo que foram criados especialmente para os fãs do sanduíche – que não são poucos. Confira:

TheDogHaüs

Uma portinha no Itaim Bibi começou a conquistar apaixonados por hot dog em 2013. Um dos primeiros lugares de São Paulo especializados no lanche, o TheDogHaüs foi criado por quatro irmãos e uma mãe apaixonados por gastronomia e comer bem. A casa, que foi crescendo ao longo dos anos, hoje trabalha em média com 15 lanches diferentes no cardápio, servidos na baguete de fermentação natural ou pão de leite. O cliente pode escolher entre a salsicha tradicional ou uma linguiça levemente defumada e grelhada.

Dos mais elaborados, como o “BACONDOG” – com salsicha tradicional enrolada no bacon, barbecue defumado e coleslaw (salada de repolho) – até os mais simples, como o “BRASILEIRINHO” – que leva vinagrete, batata palha, ketchup, mostarda e maionese alioli – são combinações surpreendentes com ingredientes de alta qualidade e cerca de 350 hot dogs vendidos por dia.

O carro-chefe da casa sempre foi e será o Choripan, mas o chamado “Originals”, com chilli caseiro, cheddar cremoso e crispy onion, não fica para trás na lista dos mais vendidos. O cliente tem a opção de comer no próprio local, um lugar charmoso e aconchegante ou pedir em casa.

Rua Bandeira Paulista, 400 – Itaim Bibi  – Tel: (11) 2361-7189 e (11) 2361-4725 / Funcionamento:  segunda: fechado; terça, quarta, quinta e sexta, das 12h às 15h e das 16h às 24h; sábado e domingo, das 12h às 24h.

Hot Pork & Sorveteria

Cachorro-quente do Hot Pork, no Centro de São Paulo (Foto: divulgação)
Cachorro-quente do Hot Pork, no Centro de São Paulo (Foto: divulgação)

Os chefs Jefferson e Janaina Rueda abriram no início de 2018, no centro de São Paulo, o Hot Pork, uma casa especializada apenas em hot dogs. O casal, que conquistou o coração dos paulistanos com ‘A Casa do Porco’, somou ainda mais fãs e admiradores com o novo empreendimento.

Todos os ingredientes são feitos em casa, do pão até a salsicha – sem conservantes, emulsificantes e corantes.

Além do já conhecido sanduíche de porco quente, com salsicha 100% de porco caipira (Hot Pork), que é servido também na ‘A Casa do Porco’, os chefs oferecem a opção de hot dog vegano, chamado de “Not Pork”, com salsicha de tofu e cogumelos. Os acompanhamentos incluem picles de cebola roxa e pepino, ketchup de maçã com especiarias, mostarda fermentada com tucupi e maionese de limão.

Para acompanhar, há porções especiais, como a de “Nuggets de Porco Caipira”, com ketchup de tomate com maçã da casa, “Porcopoca”, pururuquinha de porco com sal e especiarias, além de batata chips.

Rua Bento de Freitas, 454 – Centro / Tel.: (11) 9 4198-0318 / Funcionamento: aberto diariamente, das 12h às 22h.

Harvey´s Hot Dogs & Milk Shake

Harvey´s Skinny Hot-Dogs & Milkshakes abre em Pinheiros (Foto: divulgação)
Harvey´s Skinny Hot-Dogs & Milkshakes abre em Pinheiros (Foto: divulgação)

Localizado em um container dentro da pista de skate LayBack Park, em Pinheiros, o Harvey´s Skinny Hot-Dogs & Milkshakes é uma nova lanchonete especializada em cachorro-quente, inspirada em Nova York dos anos 80. Aberta neste ano em São Paulo, inaugura a categoria de “skinny dogs”, com salsicha cortada ao meio, prensada na chapa e toppings na medida. O cachorro-quente mais “magro” tem a intenção de ser fácil de comer, além de facilitar a pedida de uma segunda unidade, para que os clientes possam experimentar mais de uma opção.

O menu sugere quatro tipos de combinações: Kosher Style, com salsicha, mostarda da casa e vinagrete de repolho, o Chicago Style, com salsicha, mostarda da casa, cebola roxa, picles, tomate e jalapeño, o Harvey´s Style, com salsicha, queijo fundido e chili com carne, e o Harvito Style, com salsicha, chimichurri e molho agridoce de pimenta com maçã.

Caso queira montar seu hot dog, são três tipos de salsicha: 100% bovina, suína ou vegana (essa, receita própria e produzida na casa), servidas em um pão tradicional de cachorro-quente.

Os molhos e acompanhamentos são todos de produção artesanal, com destaque para a mostarda da casa e para o molho agridoce de pimenta com maçã. É possível ainda acrescentar o vinagrete de repolho, mix de cebola roxa com picles e tomate picadinho, jalapeño levemente picante ou ainda chimichurri. São três opções extra – queijo fundido, chili com carne e cheddar de batata (esse, uma espécie de purê bem temperado, ideal para os veganos).

Para acompanhar, a casa serve as batatas fritas em porções individuais, além de duas opções de milkshakes: chocolate e panna cotta.

Rua Padre Carvalho, 696, Pinheiros (LayBack Park São Paulo) / Funcionamento: terça a sábado, das 16h às 22h, domingos, das 14h às 20h.

Z Dogs

ZDogs
Famosa Z Deli abre Z Dogs apenas para delivery ou take out (Foto: reprodução Instagram)

Se o hambúrguer já faz o maior sucesso entre os paulistanos, o cachorro-quente não poderia ficar para trás. Em poucos meses de funcionamento, a ‘Z Dogs’, casa especializada em hot dogs do Z Deli Sandwiches, atrai fãs do lanche todos os dias na região dos Jardins. Ela foi criada por Julio Raw e está aberta desde agosto, mas apenas para delivery ou ‘take out’ (retirada no balcão). Com pães e salsichas próprios, receitas inéditas podem ser encontradas no local. São sete opções prontas oferecidas para os fãs do lanche, com salsichas bovinas ou de cordeiro.

As composições com salsichas bovinas chapeadas são: “Bratwurst”, com chucrute e mostarda da casa, “Cabron”, que acompanha bacon de porco crocante, creme de avocado, sour cream, cebolinha, rodelas de pimenta jalapeño fresca e cheddar inglês ralado,  “Cheese dog”, com queijo tipo americano, relish e cebola branca picada, “Cheese Bacon” – mesma composição da anterior mas com bacon suíno -, “Chicago Dog”, com tomate, relish, picles, cebola, jalapeños, sal de salsão e mostarda e “Chilli Dog”, com queijo americano, chilli e cebola branca picada.

“Lamb Dog” é a opção que leva salsicha de cordeiro. Coalhada, tomate e vinagrete de cebola roxa com coentro são os acompanhamentos. Batatinhas onduladas crocantes também estão no cardápio e podem acompanhar o seu pedido.

Rua Haddock Lobo, 1386 – Jardins / Funcionamento: das 11h30 até 24h. Apenas disponível para delivery ou take out*.

 
Hot Rod Dog

Hot Rod Dog
Hot Rod Dog, na Mooca, se inspirou nas estradas americanas (Foto: reprodução Instagram)

Inspirados nas estradas americanas, o Hot Rod Dog foi criado há cinco anos e está localizado no bairro da Mooca. Especializado em Hot Dogs, shakes e cervejas artesanais, o local é um lugar para ser explorado, recheado de muitas histórias em cada detalhe da decoração.

O cachorro-quente que leva o nome da casa é feito com salsicha suína, chilli beans com carne, molho de pimenta da casa, guacamole, pico de gallo e fatias de jalapeño. Há opções com queijo mozzarela, molhos de tomate e pesto, além de opções mais simples, apenas com salsicha e pão artesanal. Os vegetarianos não são esquecidos e todas as opções do cardápio podem ser servidas com salsicha de soja.

Para acompanhar, desde as batata rústicas caseiras, servidas com maionese de leite da casa, até a “Corn dog”, porção de salsichas viena empanadas, que são acompanhadas por um molho BBQ da casa.

Rua Guaimbé, 302 – Mooca / Funcionamento: quarta a sexta, das 18h às 21h30; sábado, das 12h às 21h30; domingo, das 9h30 às 21h30.