Fred Sabbag indica cinco influenciadores digitais da gastronomia

Foodie selecionou perfis no Instagram que têm tornado seus dias na pandemia mais distrativos - e saborosos

Amigos tirando fotos da comida na mesa com smartphones durante o brunch em um restaurante
(Foto: Getty Images)

Se antes o papel dos influenciadores digitais de gastronomia era apenas o de indicar restaurantes, pratos e produtos, com a chegada da pandemia isso mudou bastante para alguns deles.

A coluna de hoje traz alguns perfis que ganharam ainda mais notoriedade nesse período por causa de suas inovações na interação com seus seguidores e que, em linhas gerais, aumentaram muito a qualidade do conteúdo que se vê no Instagram. O que antes era apenas um hobby, passou a ser profissão para alguns, enquanto outros mudaram o formato e estilo das postagens.

Fato é que muitos dos influenciadores têm se mostrado vozes importantes da área, vistos com tanta relevância quanto jornalistas ou críticos gastronômicos, o que demonstra a responsabilidade com que tais perfis devem agir.

Vale contar que todos os perfis citados neste texto têm boa intenção e conteúdo transparente como premissa para suas postagens. Nenhum deles tem o hábito de deslegitimar qualquer estabelecimento, cozinheiro ou fornecedor.

Assim, confira abaixo uma lista com cinco perfis que representam essas novas vozes da gastronomia:

Leia mais
Tendências pós-pandemia no setor gastronômico, por Fred Sabbag
Fred Sabbag indica seus deliveries prediletos de pequenos produtores em São Paulo
Expert indica deliveries de drinques e coquetéis

  • Do Pão ao Caviar (@dopaoaocaviar)

Foto do casal por trás do perfil Do Pão Ao Caviar no Instagram
Ana Carolina e José Luiz, casal por trás do perfil @dopaoaocaviar no Instagram (Foto: divulgação)

Tudo começou quando o casal Ana Carolina Lembo e José Luiz Soares, que sempre gostou de cozinhar, comer e viajar, criou, em 2010, um blog que veio a ser um dos mais conhecidos do Brasil em se tratando de gastronomia: o Do Pão Ao Caviar. Depois disso e já no Instagram, por volta de 2014, o @dopaoaocaviar passou a ser uma profissão para Ana e Zé (ela formada em Direito e ele em Administração de Empresas).

Ambos mudaram um pouco o objetivo de seu perfil desde o início da pandemia. Se antes o assunto principal era passar ao público dicas gastronômicas em São Paulo e nos diversos destinos para os quais o casal viajou, hoje a finalidade é, segundo eles, “descomplicar a cozinha em casa e mostrar que cozinhar é super prazeroso”.

Dentre as diversas inspirações de Ana e Zé, uma delas é ninguém menos do que Gordon Ramsay pelo estilo com que o famoso chef passa suas receitas – utilizando-se de praticidade, precisão e rapidez. É possível notar isso nos vídeos que são diariamente por eles publicados, em especial naqueles em que são passadas receitas de almoços em 30 minutos (disponíveis no IGTV) e de pratos específicos (muitos deles publicados no formato Reels). O casal tem feito ainda diversas lives e iniciará um curso online chamado “O Básico da Cozinha com Do Pão ao Caviar”, com 12 módulos e mais de 60 aulas.

No que se refere à interação com seus seguidores, Ana e Zé dizem ser gratificante a troca de informações e o recebimento de diversas mensagens de pessoas que dizem ter sido influenciadas pelo casal para começar ou melhorar sua prática na cozinha. Eles costumam, quando marcados, compartilhar as experiências de seus seguidores nos stories do Instagram, onde é possível ver algumas delas em momentos especiais como aniversários e até noivados.

Além do @dopaoaocaviar, a dupla é sócia de uma produtora de conteúdos digitais e, mais recentemente, tornaram-se sócios da importadora de vinhos Cellar, em que se juntaram a especialistas no assunto como Rodrigo Malizia e Julia Frischtak.

  • Gabriel Gasparini (@gaspaindica)

Gabriel Gasparini, do perfil @gaspaindica
Gabriel Gasparini: comer e beber bem passou de hobby a profissão através do perfil @gaspaindica (Foto: reprodução/instagram)

Formado em Administração de Empresas, Gaspa sempre foi alucinado por comida e, assim como diversos perfis do mesmo estilo, costumava ser referência para amigos e familiares que o contatavam para pedir dicas de restaurantes.

Gaspa sempre teve o hábito de ler muito sobre comida, em especial os textos de Josimar Melo e Luiz Américo Camargo (imprescindíveis para quem gosta do assunto!). Com base nas críticas de ambos, Gaspa criou um banco de dados de lugares que pretendia ir.

Foi por isso que seu perfil foi batizado de @gaspaindica, em 2014, o que o fez deletar todas as fotos pessoais para que pudesse seguir apenas com as de comida em um verdadeiro guia com o objetivo de opções para comer e viajar – primando, muitas vezes, por uma boa relação custo-benefício. Sobre isso, aliás, Gaspa ressalta que “custo-benefício não significa ser barato, mas sim ter uma relação na qual o custo vale o benefício recebido”.

Mesmo com a migração de um hobby para profissão, Gaspa possui o hábito de responder todas as mensagens enviadas por seus seguidores, afirmando que “se tenho vontade de fazer o que eu faço, o mínimo que posso fazer é devolver com esse tipo de atenção”. Conheceu alguns de seus amigos por conta dessa interação, inclusive.

Já no início da pandemia, Gaspa criou o admirável projeto Menu do Amanhã em que, para ajudar o setor, desenvolveu um sistema de venda de vouchers para ajudar os restaurantes a manterem um caixa minimamente saudável com o baixo movimento ou até a interrupção do funcionamento. Fez questão de não receber qualquer remuneração por essa organização.

Com o aumento do número de seguidores, que se intensificou ainda mais com sua participação no reality show O Aprendiz, do qual saiu vencedor, Gaspa tornou-se uma verdadeira referência e, mais recentemente, passou a empreender na área da gastronomia. É sócio do bar Sarjeta Brooklin e de uma dark kitchen, onde tem o desafio de “estar do outro lado do balcão” e enfrentar as diversas dificuldades que só quem empreende nesta área sabe.

  • Kaverilson (@kaverilson)

Foto do perfil de Kaverilson no Instagram
Perfil de Kaverilson no Instagram alia humor com boas dicas gastronômicas em São Paulo (Foto: reprodução/Instagram)

Eis o perfil mais legal do Instagram e que, pasmem, não é de uma pessoa viva e sim de alguém que viveu no século XVII. Kaverilson afirma que seu perfil (@kaverilson) nasceu quando, àquela época e ao chegar no porto de Tóquio para fazer negócios, foi solicitada sua “arroba” e, como até então ele não tinha uma, foi orientado a criar uma já àquela época (parece história de pescador).

Desde seu falecimento, Kaverilson passou a ter um apetite voraz que é registrado diariamente em seu perfil, onde muitas vezes é visto dentro de um pão ou na beira de um bowl de lámen. Costuma postar o passo a passo de algumas receitas executadas por ele, além de experiências com drinks.

É difícil ouvir falar de algum bar ou restaurante em São Paulo que não tenha recebido a visita deste hilário esqueleto, que tem como grande paixão “comer e beber bem, passar os dias pingando de lugar em lugar me esbaldando em gostosuras (algo que mudou muito com a pandemia, agora só de casa), e apoiar quem tem um bom coração”.

Por isso, seu perfil tem como objetivo mostrar o trabalho de pessoas que ele admira e ajudar a conectá-las a gente que busca experiências gastronômicas e etílicas. Graças a isso, Kaverilson tornou-se amigo de brilhantes cozinheiros e cozinheiras e de pessoas que pesquisam sobre a cultura do comer e beber – os quais ele sempre faz questão de mencionar em suas simpáticas postagens.

Este texto possui duas personalidades que muita gente de São Paulo (do Brasil, aliás) deseja saber mais sobre. Kaverilson é uma delas.

Leia mais
Boccanervosa indica seus deliveries prediletos de restaurantes étnicos em São Paulo
Insider: os deliveries prediletos de Lari Duarte em São Paulo
Guia do Hambúrguer compartilha seus deliveries prediletos

  • João Grinspum Ferraz (@joaogferraz)

Joao Grinspum, do perfil no Instagram @joaogferraz
João Grinspum Ferraz, que além do perfil @joaogferraz também está por trás da Casa do Carbonara, famosa casa em SP (Foto: reprodução/Instagram)

Talvez o mais técnico dentre os citados neste texto, João Grinspum Ferraz (@joaogferraz) é historiador com mestrado em ciências políticas, além de um exímio cozinheiro que faz o Carbonara mais gostoso de São Paulo.

Seu perfil foi criado logo no início do Instagram e, quase como todos, começou com fotos pessoais e cotidianas. João Grinspum Ferraz sempre gostou de fotografar e a rede social caiu como uma luva, mas a partir de 2013 passou a postar ainda mais as fotos de comida e mostrar, cada vez menos, sua vida pessoal.

Embora o perfil não tenha um objetivo específico, João Grinspum Ferraz deve ser seguido em razão das invejáveis (no bom sentido da palavra, se é que isso existe) receitas que executa e algumas delas com imensa criatividade (caso, por exemplo, dos diversos usos que faz da hortaliça ruibarbo, da qual é fã).

João Grinspum Ferraz mora na famosa e disputada Casa do Carbonara, que muitos dizem ser um restaurante com pratos deliciosos e que já foi palco de jantares feitos pelos mais renomados cozinheiros do Brasil e do mundo. Mas, segundo João, o espaço é apenas “o lugar onde vivo e um ponto de encontro para pessoas que gostam de comer e beber”, e que gera uma curiosidade nas pessoas que, vez ou outra, pedem informações no Instagram sobre reservas de mesa para ir lá comer.

A curiosidade se intensifica quando acontecem almoços ou jantares magnos que, sem qualquer cunho comercial e/ou custo para os participantes e cozinheiros, é frequentado por diversas personalidades da gastronomia. Já passaram por lá estrelas como Virgílio Martinez, Mauro Colagreco, Renzo Garibaldi, Helena Rizzo e Alberto Landgraf, dentre muitos outros, mas, logicamente, desde o início da pandemia isso não tem mais acontecido.

Apesar de seu perfil no Instagram ser um hobby, de forma despretensiosa é utilizado para assuntos de cunho profissional. Por exemplo: João é criador e diretor do filme documentário Behind the Plate (ou A Terra e o Prato, em português, e @behindtheplate_doc no Instagram), que conta com diversas entrevistas de personalidades mundiais da gastronomia que indicam a forma como pensam na indústria alimentar e, dentre outras questões, a relação entre natureza e sustentabilidade.

  • Teddy’s Favorites (@teddys_favorites)

Teddy talvez seja o maior case de sucesso recente de perfis ligados a gastronomia no Instagram. Talvez seja, também, um dos influenciadores mais simpáticos que se vê por aí, o que faz com seus seguidores não se limitem a pedir dicas de viagens e gastronomia, mas também de relacionamentos, conselhos amorosos, etc.

Formado em administração nos Estados Unidos e dono de uma experiência admirável quanto ao número de lugares visitados, seu perfil (@teddys_favorites) foi criado em maio de 2019 depois de voltar de uma longa viagem pela Ásia.

Assim como tantos outros casos semelhantes, Teddy sempre foi tido por seus amigos como um guia de restaurantes e, por isso, após essa viagem, tais amigos deram a ideia de criar um perfil no Instagram e catalogar suas fotos e experiências. Teddy conta que “meus amigos sempre me pediam dicas de restaurantes pelo mundo e toda vez que estávamos em algum, eles esperavam eu fazer meu pedido para me copiar”.

Com relativamente pouco tempo de perfil, Teddy possui quase meio milhão de seguidores e, no início da pandemia, de maneira louvável, fez questão de ocupar seu tempo divulgando o trabalho de diversos bares, restaurantes e produtores. Teddy costuma ser bastante atencioso com seus seguidores, especialmente quando abre sua famosa caixinha de perguntas e respostas.

O perfil tem como objetivo ser um guia gastronômico e, no futuro, espera transformá-lo em algo beneficente. Ainda que, atualmente, seja um hobby, Teddy criou o aplicativo Delici by Teddy’s Favorites (@delici_by_teddys_favorites), que é um guia gastronômico 100% personalizado onde é possível consultar cardápios vendo fotos e avaliações dos pratos, criar álbuns e obter benefícios e cupons de descontos em restaurantes cadastrados.

O mais legal de tudo é a quantidade enorme de pessoas que, frequentemente, tenta adivinhar a identidade de Teddy. Há quem “chute” que ele é apenas um personagem e, se for, é dos mais legais que se tem por aí e inspira muita gente com seu coração sem tamanho. Mas Teddy prefere manter seu anonimato pessoal e, por isso, este texto não conta com sua foto (até porque não se sabe quem é ele).

 

O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag

Sobre Fred
Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.