por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer fondue e raclete em Courchevel, na França

Tem coisa mais gostosa que equilibrar o esforço do esqui com uma bela porção de queijo derretido? Daniela Filomeno indica cinco lugares para ticar um a um nos Alpes Franceses!

Programa obrigatório em Courchevel: comer um bom fondue e raclete
Programa obrigatório em Courchevel: comer um bom fondue e raclete Angela Pham/Unsplash

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Courchevel, França

Ouvir notícia

Uma das estações de esqui mais famosas e luxuosas do mundo, Courchevel fica em Savóia, na França. Em 1860, a região se separou do reino da Sardenha, local na Itália ocupado atualmente pelo Piemonte – no passado, Piemonte e Sardenha pertenciam à mesma região.

Dividido em vilarejos de acordo com a altitude da montanha – quanto mais alto mais sofisticados os serviços -, estar em Courchevel é deliciar-se com a típica cozinha local. Mas nem só de menus-degustação e comida estrelada vive a gastronomia de Courchevel: a culinária savoyarde também nos recebe sempre com muitos queijos típicos, charcutaria, batatas e pães. Ou seja, tudo altamente calórico para fornecer bastante energia nos invernos rigorosos.

Entre os pratos apetitosos, o fondue e a raclete são clássicos por aqui, muitas vezes servidos com excelentes embutidos e pães em cubos. Além disso, a sofisticação da região vem em generosas porções de trufas negras que podem ser acrescentadas ao fondue. Para mim, são cinco lugares que valem a visita, todos igualmente apetitosos e no topo da montanha, na vila de Courchevel 1850.

Daniela Filomeno no La Fromagerie, restaurante acolhedor com um dos melhores fondues da região / Acervo pessoal

O meu favorito é o Le Genépi, uma pequena casa na montanha gerida por uma simpática e elegante francesa. Vale pedir uma porção de Jamón Bellota Pata Negra para acompanhar e um bom vinho na enxuta mas eficiente carta de vinhos. Saboroso, ele é mais leve que os demais – e para quem não quiser fondue, o restaurante tem um menu com ótimas opções de comidas locais, como carnes suculentas, peixes e seleção de queijos.

Amo também o La Fromagerie, aconchegante e pequeno restaurante de madeira e pedra na entrada de Courchevel 1850 que serve fondue de trufas e raclete deliciosos, além do de carne (imerso no óleo quente). Mas prepare-se, pois sairá defumado do restaurante.

Dentro do hotel cinco estrelas Les Airelles, o restaurante Le Coin Savoyard tem um dos melhores fondues de Courchevel – ideal para quem ama vários acompanhamentos. Uma farta seleção é servida junto com o fondue de queijo, assim como o de carne também é uma excelente opção. Entre os outros pratos, raclete, suflês e salada Aravis também são as especialidades.

O sofisticado e autêntico La Saulire conta com um menu com incríveis opções, como o imperdível black cod servido com missô ou o suculento borrego cozinhado durante 12 horas servido com legumes de inverno. O fondue de trufas vem acompanhado de cubos de pães e pode ser acrescentado de uma boa tábua de charcutaria.

Por fim, o L’Arbé segue a excelência e apresenta ótimas opções de fondue, incluindo os com trufas negras com charcutaria e salada, assim como racletes e tartiflette. O restaurante, inclusive, oferece pedra quente para quem não quiser a carne na imersão de óleo.

Fondue com trufas negras, uma delícia irresistível em Courchevel / Acervo pessoal

Mais Recentes da CNN