Negroni Week: mais de 90 bares do Brasil celebram o drinque italiano

De 12 a 18 de setembro, bares em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina participam de uma semana dedicada ao clássico coquetel

10ª edição da Negroni Week acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina
10ª edição da Negroni Week acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina Photo by Nuff on Unsplash

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Segundo a revista Drinks International, referência no seguimento de bebidas, o negroni foi o drinque mais consumido no mundo em 2021. Um clássico italiano composto por Campari, gin e vermute, acompanhado de uma grande pedra de gelo e uma rodela de laranja.

A história do negroni é antiga. Foi por volta de 1919, em Florença, que o conde Camillo Negroni pensou em pedir um coquetel americano (Campari, vermute doce e água gaseificada), mas decidiu que era hora de mudar.

Ele solicitou um toque de gim ao invés de refrigerante, inspirado por sua última viagem a Londres e sua cena de gim predominante. O barman atendeu ao pedido do conde e acrescentou um enfeite de laranja ao invés da tradicional rodela de limão do americano para indicar a nova bebida que ele havia criado.

Em Florença, a inovação do conde ficou conhecida como o “americano do conde Negroni”, ou o “americano com um toque de gim”, mas o que quer que fosse chamado na época, o negroni nasceu e hoje é um dos mais famosos coquetéis clássicos contemporâneos.

Para celebrar essa paixão e estimular os amantes do drinque a conhecerem novas criações autorais em diferentes bares do mundo, a Negroni Week acontece em mais de 190 países. Só no Brasil são 90 bares que toparam entrar nesse desafio: entre 12 e 18 de setembro, as casas irão oferecer, além da versão clássica, alguma criação autoral do coquetel.

Negroni Week / Alexander Landau

Para fomentar a comunidade de bartenders e o público interessado em coquetelaria, masterclasses e workshops de mixologia com profissionais renomados serão oferecidos ao público selecionado durante a Negroni Week, no Locale Caffè, em São Paulo.

The Campari Blockchain – Capítulo Negroni Week

Neste ano, a Campari preparou uma ativação inédita para interagir com o público e fomentar ainda mais o universo da mixologia. A marca lançou, neste mês, a plataforma The Campari Blockchain, que promete animar o universo web 3.0 nos próximos anos.

Durante a Negroni Week, nove bares – 7 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro – e o e-commerce da marca disponibilizarão pôsteres colecionáveis desenvolvidos em homenagem aos drinques criados para essa semana e a história de marca, que é protagonista do coquetel clássico.

Em São Paulo, os bares Guarita, Cão Veio, Fechado, Boato, Caulí, Cineclube Cortina e Locale Caffè – eleito embaixada da marca para essa semana especial -, farão parte da ação. E no Rio de Janeiro, os bares serão Vian Ipanema e Garoa.

Como funcionará: ao comprar um negroni nesses estabelecimentos ou no e-commerce, o consumidor ganhará um poster exclusivo com possui um QR Code único dando acesso ao seu respectivo NFT, que destravará benefícios.

Quanto maior o número de NFTs diferentes adquiridos durante a semana, melhores serão os benefícios e experiências para o consumidor. Além disso, todos poderão participar de uma comunidade exclusiva, a The Campari Blockchain, que reúne amantes da coquetelaria.

Cada bar terá seu próprio poster/NFT e a ideia central é conduzir o consumidor em uma jornada de descobertas pelo mundo de Campari e toda a sua versatilidade refletida nos drinques autoriais.

O consumidor poderá levar parte da história dessa marca italiana para casa e ter acesso a itens de coquetelaria e experiências desenvolvidas exclusivamente para os detentores dos itens colecionáveis.

Uma das grandes experiências ligadas a essa ação será a participação na festa de encerramento da Negroni Week com direito a um show exclusivo do Jão, um dos embaixadores da marca.

Os 100 primeiros a colecionarem mais NFTs, até o dia 16 de setembro, às 20h, ganharão um ingresso para a festa de encerramento, que acontece no dia 20 de setembro.

“Promover a Negroni Week pelo 10º ano consecutivo é extremamente gratificante”, diz Vinicius Löw, diretor de marketing do Grupo Campari.

“Além de incentivar a coquetelaria e ressaltar toda a versatilidade que cabe dentro de um copo de negroni, este ano temos a oportunidade de criar e fomentar uma comunidade exclusiva para os amantes da marca, com o The Campari Blockchain”, finaliza.