Evento em Manaus destaca preservação da gastronomia da Amazônia com renomados chefs

Depois de três edições, Feira Internacional de Gastronomia Amazônica volta ao formato presencial com aulas, workshops, rodada de negócios e praça de alimentação

FIGA tem por objetivo promover o intercâmbio entre chefs e o turismo gastronômico da região
FIGA tem por objetivo promover o intercâmbio entre chefs e o turismo gastronômico da região Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

A 4ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) começa nesta quinta-feira (21/10) e volta ao formato presencial – obedecendo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Sediada no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM), a feira reúne chefs de diferentes locais da Amazônia com o intuito de gerar conhecimento, resgate e preservação da gastronomia regional.

Tida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) como o maior evento gastronômico do Norte, a FIGA também tem por objetivo inserir o Amazonas na rota internacional da alta gastronomia, promovendo o intercâmbio entre chefs e o turismo gastronômico da região.

A programação conta com aulas show, palestras, workshops, cases de sucesso, rodadas de negócios e praça de alimentação. Cerca de 83 stands apresentam ainda produtos e equipamentos voltados à culinária amazônica.

Realizada pela Abrasel junto de empresários, a feira tem duração de três dias e a entrada é gratuita para o público em geral. As atividades do evento têm duração de seis horas, com o centro de convenções funcionando a todo vapor entre 15h e 21h.

Destaques

A gastronomia indígena é um dos destaques entre as aulas show. A chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto, do primeiro restaurante indígena do Amazonas, o Biatüwi, falarão sobre a alimentação indígena e os “Deuses”.

A harmonização entre peixes da Amazônia e vinhos será tema da apresentação da chef amazonense Maria do Céu junto do sommelier Alexsander de Oliveira.

A história da cultura amapaense e os sabores da Amazônia também serão alguns dos assuntos abordados. Além de chefs brasileiros com raízes locais, como Leonardo Modesto e Diogo Sabião, ambos participantes de temporadas passadas do reality show Mestre do Sabor (TV Globo), a feira conta ainda com a participação de profissionais internacionais.

Pedro Schiaffino, proprietário dos restaurantes Malabar e Ámaz, em Lima, no Peru, ambos entre os 50 melhores restaurantes da América Latina em rankings passados do The World’s 50 Best, falará sobre projetos em andamento na Amazônia que impactam na cozinha.

Da Colômbia, o chef Eduardo Martinez, sócio-fundador e chef executivo do Restaurante Mini-Mal, em Bogotá, dialogará sobre como cozinhar é uma forma de cultivar e preservar a floresta. Clique aqui para saber a programação completa.

Serviço
4ª Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA
Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques: Av. Constantino Nery, 5001 – Chapada, Manaus – Amazonas
21 a 23 de outubro, de 15h até 21h
Entrada gratuita; inscrições via site: https://figa2021.com.br/


Mais Recentes da CNN