por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes terá produtores locais, cursos e shows

De 18 a 26 de setembro, em formato híbrido, evento joga luz à culinária mineira, oferece jantares com chefs renomados e mais

Festival busca mapear e valorizar a gastronomia e cultura regional
Festival busca mapear e valorizar a gastronomia e cultura regional Thiago Morandine

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil criado pela Projeto Fartura, precisou se adaptar aos novos tempos. Desde o ano passado, vem criando ações digitais sem deixar seu principal propósito de lado: mapear a cadeia produtiva da gastronomia, da origem ao prato, e valorizar a culinária mineira.

Agora, na 24ª edição que acontece de 18 a 26 de setembro em formato híbrido, estão confirmados 13 chefs para ações presenciais em Tiradentes, Minas Gerais, que vão preparar jantares especiais, além de sete produtores locais na Mercearia Fartura, que privilegia alimentos colhidos em terras mineiras, e que terá também uma vitrine virtual para encomendas online. Mais de 30 cursos virtuais estão agendados, assim como shows musicais online, lives e ações sociais.

Os festins – jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos – também integram a programação e são uma das atrações mais aguardadas do festival. Acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro nos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz, e é neste momento que os chefs têm a oportunidade de trocar experiências e inovar na criação dos pratos criados exclusivamente para o evento – com produtos escolhidos a dedo de fornecedores da Serra da Mantiqueira.

Este ano, os festins acontecem com vagas limitadas, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. As duplas, escolhidas pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher, são:

  • Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
  • Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam – Rio de Janeiro, RJ);
  • Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah – São Paulo, SP);
  • Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia – Belo Horizonte, MG);
  • Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca – Belo Horizonte, MG);
  • Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca – Rio deJaneiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).

Cursos gastronômicos

Compartilhar conhecimento é uma das premissas do Projeto Fartura e com os cursos e transmissões online, mais pessoas podem ter acesso ao conteúdo de qualidade gerado por grandes nomes da gastronomia.

Entre os professores e aulas estão: a chef Mariana Gontijoque ensina a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresenta comida de Buteco. Os segredos do tropeiro perfeito serão revelados pelo chef João Lombardi. Flávio Trombino é convidado para ensinar o preparo de sua caponata de jiló e uma bela torta de maçã fica por conta de Vanessa Vicente.

Shows e apresentações teatrais se concentrarão nas plataformas digitais do Fartura, assim mais pessoas podem curtir as atrações / Thiago Morandi

O público também poderá conferir palestras com temas e profissionais diversos. É o caso de “Cozinha Afetiva – A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira; “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena; “Cobu, tradição e possibilidades”, com Renato Lobato; “Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal”, com Luciano Avelar; “Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional”, com Djenane de Souza Guimarães; “A simplicidade artesanal”, com Flávio Gomes e muito mais.

Atrações culturais

Nesta edição, os shows e apresentações teatrais se concentrarão inteiramente nas plataformas digitais do Fartura – Gastronomia do Brasil, assim mais pessoas podem curtir as atrações selecionadas pelo curador Pedro Crivellari. Entre elas: Mestrinho, sanfoneiro que compõe a banda de Gilberto Gil; Duo Mitre – das irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); a flautista e compositora Marcela Nunes; Daniel Souza e seu quarteto, entre outros.

Programação
24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
De 18 a 26 de setembro de 2021
Mais informações: https://www.instagram.com/farturabrasil/
Youtube.com/FarturaBrasil


Mais Recentes da CNN