Escama, restaurante de peixes e frutos do mar do Rio, lança menu-degustação

Badalado endereço do Jardim Botânico estreia projeto em parceira com champanhe Ruinart, no qual o chef Ricardo Lapeyre serve um menu de 7 estágios em mesa exclusiva no piso superior da casa

Escama lança a Mesa do Chef Par Ruinart, uma mesa exclusiva da casa na qual são servidos menus-degustação para no máximo oito clientes por noite
Escama lança a Mesa do Chef Par Ruinart, uma mesa exclusiva da casa na qual são servidos menus-degustação para no máximo oito clientes por noite JL Campos - Divulgação

Fabio Wrightcolaboração para o Viagem & Gastronomia

Filho do célebre chef Claude Lapeyre, um dos pilares da gastronomia francesa no Rio de Janeiro, Ricardo Lapeyre voltou a alegrar os cariocas com suas receitas franco-brasileiras.

Ex-Laguiole e ex-Bistrot Lapeyre, ele inaugurou em 2021 o Escama, que já se projetou como um dos melhores restaurantes de peixes e frutos do mar da cidade.

Agora, o endereço instalado no Jardim Botânico lançou uma ótima novidade: a Mesa do Chef Par Ruinart, uma mesa exclusiva no andar superior da casa na qual são servidos menus-degustação para no máximo oito clientes por noite.

Disponível de terça à sábado somente no jantar, o projeto é em parceria com o champanhe Ruinart – maison fundada na cidade francesa de Reims em 1729 – e inclui uma garrafa de Ruinart Blanc de Blancs para cada 4 pessoas.

No dia da visita, Ricardo Lapeyre e sua afinada equipe iniciaram o menu de 7 estágios com duas boas entradas. Numa delas, combinaram peixe olho-de-boi em cubos com queijo stracciatella e raspas de laranja; noutra, mousse de foie gras e missô chegaram sob uma delicada lâmina de atum cru.

Lagostim na brasa com limão-galego / Fabio Wright

No menu que varia conforme as melhores matérias-primas disponíveis no dia, também podem aparecer as lambretas de Pernambuco servidas com um saboroso velouté de palmito-pupunha, o lagostim na brasa com limão-galego e o badejo grelhado com ótimo purê de banana-da-terra com curry.

Para finalizar, entrou em cena uma deliciosa torta de limão com merengue.

O menu do projeto Mesa do Chef Par Ruinart custa R$ 550 por pessoa + 12% de taxa de serviço. Inclui uma garrafa de champanhe Ruinart Blanc de Blancs para cada 4 pessoas. É imprescindível fazer reserva antecipadamente.

Escama Rio  
Rua Visconde de Carandaí, 5, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ / Reservas: (21) 3042-3097 (telefone e WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 16h30 e 19h às 23h, domingo, das 12h às 17h.

Fabio Wright é jornalista gastronômico e nome por trás do site e perfil Taste and Fly / divulgação

Fabio Wright 

Jornalista paulistano que transita semanalmente entre São Paulo e Rio, já escreveu sobre gastronomia para grandes veículos, como Veja São Paulo, O Estado de S. Paulo e Época São Paulo. Nos últimos dez anos, visitou dezoito países em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia. Compartilha também suas descobertas no site e Instagram Taste and Fly.