por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dois grandes nomes da gastronomia japonesa se unem em imperdível jantar a 4 mãos

De 24 a 28 de abril será possível apreciar o encontro de duas das maiores pérolas japonesas da cena gastronômica paulistana. A chef Telma Shiraishi, proprietária do Aizomê - que comanda também a cozinha dos eventos do Consulado do Japão em São Paulo -, recebe a celebrada chef Saiko Izawa, eleita "Best Pastry Chef 2017" na premiação Latin America’s 50 Best Restaurants, para realizar um menu a quatro mãos.

Ouvir notícia

De 24 a 28 de abril será possível apreciar o encontro de duas das maiores pérolas japonesas da cena gastronômica paulistana. A chef Telma Shiraishi, proprietária do Aizomê – que comanda também a cozinha dos eventos do Consulado do Japão em São Paulo -, recebe a celebrada chef Saiko Izawa, eleita “Best Pastry Chef 2017” na premiação Latin America’s 50 Best Restaurants, para realizar um menu a quatro mãos.

Telma Shiraishi e Saiko Izawa (Foto: divulgação)

Em nove etapas, os clientes degustarão receitas elaboradas pela dupla, incluindo sobremesa e uma seleção de pequenos mimos para fechar a refeição. O menu (R$ 225 por pessoa) poderá ser harmonizado com sugestões especiais de saquês e vinhos em taça ou garrafa, em carta assinada pela dupla de sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos.

Entre os pratos estão iguarias como o duo de ostras – um ceviche de ostra com caju e sagu e uma ostra ao ponzu com rabanete e tobiko, harumaki de camarão ao shissô e flor de sal defumado, frutos do mar e cogumelos em dashi ao perfume de yuzu e filé de wagyu grelhado com uni e hon wasabi, além de versões autorais de sushi das duas chefs.

A experiência é finalizada com uma sobremesa assinada por Saiko – surpresa que a chef só revelará no dia – e uma seleção de pequenas gostosuras, como mini-macarons, petits fours e bombons em sabores exclusivos.

Duo de ostras (Foto: divulgação)

Confira o cardápio completo:

  1. DUO DE OSTRAS

Ceviche de ostra com caju e sagu (Saiko)

Ostra ao ponzu com rabanete e tobiko (Telma)

  1. ZENSAI

Aemono: robalo e vegetais da estação com tosazu (Saiko)

Tamagodofu e ikura (Telma)

Nasu dengaku (Saiko)

  1. SASHIMI MORIAWASE

Seleção do dia (Telma)

  1. AGUEMONO

Harumaki de camarão com shissô, sal de vinho e flor de sal defumado (Saiko)

  1. SUSHI MORIAWASE

Receitas das chefs em versões autorais de sushi (Telma e Saiko)

  1. DOBIN MUSHI

Frutos do mar e cogumelos em dashi ao perfume de yuzu (Telma)

  1. YAKIMONO

Filé de wagyu grelhado com uni e hon wasabi (Saiko)

  1. DEZATO

Parfait com sorvete de creme, gyuhi – tipo de mochi –, kinako com mel de Uruçu amarela (Saiko)

  • FINALIZAÇÃO

Seleção de pequenos mimos: mini-macarons, petits fours e bombons em sabores exclusivos

Filé de wagyu grelhado com uni e hon wasabi (Foto: divulgação)

 

Um pouco mais sobre as chefs:

Telma Shiraishi – A chef à frente do Aizomê quebrou o tabu de que mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas, conquistando não só o respeito do paladar criterioso dos paulistanos, mas também de toda uma exigente comunidade japonesa. Atualmente, Telma é também a responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções para dignatários japoneses, brasileiros e estrangeiros.  A chef é reconhecida por sua culinária feita com toda a técnica tradicional, mas muito focada no aqui e agora, extraindo o melhor dos produtos de nossa terra à moda japonesa. Ela também dedica um carinho especial à seção de sobremesas – algo incomum nos restaurantes japoneses –, o que faz do Aizomê uma das poucas casas da categoria que são lembradas por sua doce oferta.

Saiko Izawa – Nascida no Japão e formada em Paris, na Le Cordon Bleu, a chef trabalhou no D.O.M. de Alex Atala e no Pomodori, iniciando uma parceria com Jefferson Rueda que segue até hoje. Atualmente, Saiko é responsável pela elogiadíssima carta de sobremesas da Casa do Porco, do próprio Rueda. No ano passado foi eleita a melhor chef de confeitaria da América Latina na premiação Latin America’s 50 Best Restaurantes, da renomada revista britânica The Restaurant. Muito além da excelência na confeitaria, Saiko também demonstra sua versatilidade e domínio na cozinha como chef, sendo frequentemente convidada para a criação de menus a quatro mãos em restaurantes estrelados de Tóquio – sua próxima aventura por lá inclusive já tem data marcada, em julho deste ano.

 

Serviço:

Menu a 4 Mãos – Telma Shiraishi recebe Saiko Izawa

Valor: R$ 225 (bebidas não inclusas)

De 24 a 28 de abril, somente no jantar

Obs: necessário fazer reserva

 

Aizomê

Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista / Reservas: (11) 3251-5157

Mais Recentes da CNN