por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Aniversário de Brasília: 10 deliveries para todos os paladares

Cozinha peruana, italiana, japonesa, nacional… A capital brasileira possui uma diversidade gastronômica para os mais diferentes bolsos e gostos. É para pedir já!

Ouvir notícia
Ancho Angus ao molho verde do restaurante peruano Taypá, servido com mandioca crocante e cogumelos defumados (Foto: Inove Aceleradora)

Há 61 anos, em 21 de abril de 1960, Brasília nascia para o mundo. Com seu planejamento modernista e formas inovadoras, a cidade teve projetos urbanístico assinado por Lúcio Costa e arquitetônico por Oscar Niemeyer, responsável pela estrutura do Congresso Nacional, dos Palácios da Alvorada e do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e da Catedral de Brasília. Além deles, outros dois nomes fizeram do destino um museu a céu aberto: Burle Marx, com seus jardins, e Athos Bulcão, com os painéis de azulejos. A capital brasileira está localizada nas montanhas centrais do Brasil e despertou desde cedo um agito cultural e gastronômico digno de uma grande capital.

Atualmente, suas ruas planas possuem uma gama de restaurantes e estabelecimentos que dão conta de agradar a um público exigente. Ali, em meio ao cerrado, a culinária italiana, japonesa, peruana, argentina, e tantas outras, se mistura naturalmente com a cozinha nacional.

E, em tempos de pandemia, o setor teve de se adaptar: o sistema de delivery passou a funcionar a todo vapor. Com cardápios reinventados ou traduções literais de pratos já existentes nos estabelecimentos, pedir em casa também virou uma opção padrão.

Em comemoração ao aniversário da cidade, preparamos uma lista com alguns dos melhores deliveries para você conhecer e pedir já. São pedidas que abrangem os mais variados pratos e que se enquadram nos mais diferentes tipos de bolsos. Bom apetite!

Leia mais
Viagens de carro: 10 lugares para conhecer na região de Brasília
Brasília: delivery de pães, bolos, tortas, queijos…onde pedir?
Onde os chefs comem? Com o Chef André Castro, em Brasília e Goiânia

  • A Mano

Um dos melhores da cidade, o A Mano leva a culinária italiana aos holofotes com suas massas artesanais. O restaurante, que possui inclinação contemporânea e mediterrânea, passou a entregar suas delícias através do sistema de delivery. Suas massas frescas são destaque, como o Bauletti de Manzo, massa fresca de batata recheada com filé mignon em cubos ao molho de funghi seco, e o Ravióli de Brie al Tartufo, massa recheada de brie e mel trufado com manteiga e trufas negras. Além das massas, o polvo e os peixes da casa são deliciosos.

SHCS CLS 411 BL D – Asa Sul. Delivery via iFood e WhatsApp: (61) 3245-8235.

  • Lago Restaurante

Foto do prato Cachorro quente de lagosta do restaurante Lago, em Brasília
Cachorro quente de lagosta do Lago, entrada especial disponível no delivery (Foto: divulgação)

Entre os melhores da cidade está o Lago, que faz uma mistura da gastronomia brasileira e internacional com criatividade. Comandado pelo chef Marcelo Petrarca, que também está à frente do Bloco C e do Restaurante Reverso na cidade, o local ganha destaque no delivery com o  bacalhau em nata de blue cheese, que acompanha galleti de pera e batata assada, e o Ciabatta de Filet, sanduíche no pão ciabatta com tiras de filet mignon e fonduta de roquefort com toque de mel. Pratos para dois também são ótimas opções. Um dos destaques inusitados é o cachorro quente de lagosta, entrada especial que pode ser pedida também no delivery.

St. de Habitações Individuais Sul QI 5 – Lago Sul. Delivery via iFood e site.

  • Baco Pizzaria

Foto da pizza Capriciosa da Baco Pizzaria em Brasília
Capriciosa da Baco, pizza que leva coração de alcachofra, mozzarela de búfala e cogumelos (Foto: reprodução/Instagram)

Considerada por muitos a melhor pizza de Brasília, a Baco possui duas unidades, uma na Asa Norte e outra na Asa Sul. As pizzas da casa são bem recheadas e possuem uma farta cobertura. Há dois tipos de massa: a Napoletana e a Romana, esta última mais fina. Há os mais diversos tipos de sabores e entre eles a margherita com burrata e a gorgonzola com pera se destacam. As pizzas doces também fazem sucesso, como a de chocolate e banana, e o cardápio ainda conta com lasanha, calzones e burrata entre as pedidas.

SHCS CLS 408 loja 35, BL C (Asa Sul) e CLN 309 Bloco A Loja 30/40 (Asa Norte). Delivery via iFood.

  • Fred Restaurante

O Fred é um restaurante tradicional em Brasília e tem como especialidade a cozinha alemã. O prato mais famoso dali, porém, é o picadinho de filé mignon, em que a carne é flambada e apurada em molho roti especial da casa, levando farofa de pão, bananas à milanesa, ovos pochê e arroz branco de acompanhamento. O menu de delivery ainda conta com pratos executivos, que saem mais baratos e são ideais para o dia a dia.

SCLS 405 Bloco B Loja 10 – Asa Sul. Telefone: (61) 3443 1450. Delivery via iFood e WhatsApp: (61) 9381-9841.

  • Chicago Prime

No mercado desde 2014, o Chicago Prime oferece cortes de carnes nobres, que contam com acompanhamentos igualmente saborosos. Pelo delivery é possível pedir carnes como filé mignon, chorizo e costela suína barbecue, assim como arroz piamontese e espaguete pupunha com molho pesto e tomate de acompanhamentos. Além do restaurante, o empreendimento abrange uma boutique de carnes, cujas peças podem ser entregues também em casa.

CLS 114 Bloco B (Asa Sul) e SHIS Qi 11 Bloco I (Lago Sul). Delivery via app (IOS e Android), iFood, site e WhatsApp: (61) 3256-2187.

  • Nazo Sushi Bar

Foto do festival em casa do Nazo, em Brasília, com combinados de comida japonesa
Festival em casa para duas pessoas, combinado do delivery de menu especial preparado com os itens de mais saída do restaurante (Foto: divulgação/Nazo Sushi)

Para os amantes da comida japonesa, o Nazo Sushi Bar é um dos mais conceituados da capital brasileira. Com o objetivo de oferecer uma experiência completa e satisfatória com os sabores da culinária do país, o restaurante dispõe de uma gama de pratos, que vão desde os mais tradicionais até alguns especiais. Destaque para o salmão stick, palitinhos de salmão envoltos em cream cheese, calda de maracujá e gergelim, para as unidades de ebitem maçaricadas e os hot rolls. A unidade sudoeste, na Zona Industrial, ainda entrega em casa alguns combinados especiais que começam com 12 peças. Há também opções do Festival em Casa, como o da foto acima, que são combinados para até duas pessoas entregues com uma variedade de unidades e ingredientes.

Cln 214 Bloco D, 1 (Asa Norte) e Sig Quadra 8, 2375 (Zona Industrial). Delivery via iFood – Asa Norte e Sudoeste.

  • Belini Pani & Gastronomia

Padaria, confeitaria, restaurante, cafeteria e delicatessen. Tudo isso, junto, define o que é a Belini. A casa é tradicional na cidade, e há quem diga que é uma das melhores padarias da região. O delivery chama atenção pelos combos de café ou lanche da tarde, com porções de salgados, salada de frutas, bebidas quentes, entre outros alimentos. O menu ainda conta com pizzas, crepes, tapiocas e lanches bem feitos.

CLS 113 Bloco D Loja 35/36. Delivery via iFood, Uber Eats e WhatsApp: (61) 99327-5865.

  • Tejo

A missão do Tejo é elaborar pratos para os seus clientes com base na”mais autêntica culinária portuguesa”. Os sabores lusitanos recheiam as panelas da casa, que serve refinadas carnes e pescados à la carte. Destaque para o polvo grelhado à lagareiro e o arroz de pato com azeitonas, este último especialidade da casa. O creme de bacalhau do abade, que serve uma pessoa, é a sugestão do chef. Para finalizar, não deixe de pedir a encharcada de ovos e os tradicionais pasteizinhos de nata.

CLS 404 Bloco B Loja 27 – Asa Sul. Delivery via iFood e WhatsApp: (61) 3264-7005

  • Taypá

Ceviche de Pulpo, prato do delivery do Taypá, em Brasília
Ceviche de Pulpo, prato do delivery do Taypá que leva polvo, leite de tigre, cebola, pimentão e batata cozida (Foto: Inove Aceleradora)

Uma explosão de sabores. Assim pode ser definido o Taypá Sabores del Peru, restaurante peruano bem conhecido na capital comandado pelo chef Marco Espinoza. Aberto desde 2010, o local opera também em sistema de delivery, em que diferentes versões de ceviche chamam atenção logo de cara. Ganham visibilidade no cardápio o arroz chaufa de frutos do mar e o pescado al azafrán, peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandioca recheadas de queijo gruyere. Mas não somente estas opções: a novidade este ano é que o menu completo da casa está disponível para ser entregue em casa.

St. de Habitações Individuais Sul QI 17 Bloco G. Delivery via iFood e WhatsApp: (61) 98626-0235 – aceita também take-out.

  • Bullguer Brasília

Rede de hamburgueria queridinha país afora, as unidades de Brasília também ganham pontos com a clientela dia após dia. A casa trabalha com o smashburger, ou seja, a carne é mais fina e prensada na chapa, causando um sabor e textura únicos. O suculento lumberjack, que leva pão, carne, queijo, bacon, picles e molho, é pedida certeira e um dos mais famosos da rede. A batata frita com queijo e extra maionese acompanha super bem o lanche os mini donuts são ideais para finalizar a refeição.

SCS Quadra 8 – Asa Sul. Delivery via Uber Eats e Rappi.

Mais Recentes da CNN