Lámen, o tradicional prato japonês entregue – quentinho – em casa

A cidade de São Paulo tem boas opções de restaurantes com sistema de delivery para quem deseja essa comida que é "quase um abraço" nos dias mais frios

As baixas temperaturas combinam muito bem com um lámen – prato de origem chinesa, mas que ganhou fama com os japoneses que incrementaram a receita com texturas, caldos e acompanhamentos únicos que o diferenciam dos outros macarrões asiáticos. A cidade de São Paulo tem boas opções de restaurantes com sistema de delivery para quem deseja essa comida que é “quase um abraço” nos dias mais frios.

Confira abaixo onde pedir em casa seu ramen (forma chinesa de falar) ou lámen (maneira japonesa) e aproveite!

Shoyu Ramen do Hirá (Foto: reprodução Instagram)

Hirá Ramen Izakaya

O izakaya localizado na Vila Madalena é um dos bons lugares em São Paulo para saborear um autêntico lámen. O cardápio do Hirá tem boa variedade do prato e, entre as opções, dá para pedir o Shoyu Ramen que acompanha macarrão em caldo de galinha e porco, temperado com shoyu dare e servido com chashu (barriga de porco), meio ovo cozido, menma, chingensai e cebolinha ou o Misso Lamen, que vem com macarrão em caldo encorpado de galinha e porco, temperado com missô dare, servido chashu, ovo cozido, menma, chingensai, tomate picado e cebolinha, entre outras. O Hirá envia os lámens com os ingredientes principais todos separados para que você monte em casa e, assim, não cozinhar demais o macarrão – há uma orientação para aquecer o caldo e não fervê-lo. Os pedidos podem ser feitos no iFood ou Delivery Direto e o restaurante também trabalha com sistema take away, basta entrar em contato nos números: (11) 99723-0593 ou (11) 3034-3832.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 15h e das 18h às 22h / Rua Fradique Coutinho, 1240 – Pinheiros*

Hidden by 2nd Floor

Ramen vegetariano do Hidden by 2nd Floor (Foto: reprodução Instagram)
Ramen vegetariano do Hidden by 2nd Floor (Foto: reprodução Instagram)

Segundo projeto do grupo 2nd Floor, comandado pelo chef Luis Yscava, a casa oferece refeições elaboradas com ingredientes da estação, com foco em receitas tradicionais com toque moderno, nos noodles, no tonkatsu e também em especialidades como o pork bun. Com onze opções de ramens no menu, entre elas figuram o Vegetariano feito com cogumelo, wakame, cebolinha, cebola roxa, milho, gengibre e nori e caldo à base de kombu, shoyu e sofrito; o 2nd Floor Ramen com copa lombo, pancetta, wakame, cebolinha, onsen tamago e nori e caldo à base de frango com shoyu tare (tempero de shoyu orgânico); o Korean Ramen com copa lombo, nikku dango, kimchi, onsen tamago, cebolinha e nori e caldo à base de frango com tempero de missô picante. Os pedidos devem ser via iFood ou Take Away com pedido feitos via WhatsApp (11) 99264-1229. 

Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 16h às 21h30, sexta, das 16h às 22h, e sábado, das 12h às 22h / Al. dos Nhambiquaras, 921 – Moema*

Lamen Kazu

Especializado em noodles, o Lamen Kazu é uma das casas mais conhecidas da Liberdade (mas tem outra filial também nos Jardins). Operando a todo vapor pelo delivery, dá para pedir boas opções de lámen, como o Missô Vegetariano que é feito com caldo condimentado e temperado com alho, gengibre e shitake e acompanha macarrão, tofu, cebolinha, kombu, nori, gergelim, shimeji, cenoura, moyashi e chinguensai. Já o Missô Negui é feito com caldo de missô condimentado, chashu (barriga de porco) macarrão, menma, moyashi, wakame, nori, cebolinha e é levemente temperado com pimenta do reino e óleo de gergelim apimentado. Além desses dois carros-chefe, a casa ainda oferece outras opções – desde os mais apimentados até os mais suaves. Os pedidos podem ser feitos via iFood, tanto para ser entregue em casa quanto para ser retirado no próprio restaurante da Liberdade.

Horário de funcionamento: segunda, das 11h30 às 21h, quarta a sábado, das 11h30 às 21h, e domingo, das 12h às 21h / Rua Thomaz Gonzaga, 87 – Liberdade*

Shiromaru Tonkotsu do Tan Tan (Foto: reprodução Instagram)

Tan Tan Noodle Bar

Um dos izakayas mais badalados de São Paulo estreou seu sistema de entrega há pouco tempo. Operando exclusivamente pela Rappi, o Tan Tan Noodle Bar oferece duas opções de ramen. O Shiromaru Tonkotsu que é feito com caldo de porco temperado com sal marinho, sake, alho e kombu, cebolinha, cogumelo kikurage, gergelim, beni shoga e chashu de barriga de porco assada ou o Tan Tan Men que acompanha caldo de porco temperado com pasta de pimenta, tahine, cebolinha, acelga chinesa, amendoim, shichimi togarashi e copa lombo moída. Em ambos os pratos é possível adicionar alguns toppings extras, como chashu, ovo ajitama (ovo marinado), kaedama (macarrão) ou nori (alga). Além da entrega feita pela Rappi, o Tan Tan também aceita pedidos via WhatsApp para serem retirados no próprio restaurante, basta entrar em contato com o número: (11) 2373-3587.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 19h às 22h30 / Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros*

Izakaya Toki

O site da casa explica: a palavra “toki” significa “tempo” em japonês, um conceito que no país ganha o significado de respeito pela tradição, mas com um olhar voltado para a inovação. Nesse embalo, a casa preocupa-se em criar pratos que misturam o clássico e o contemporâneo. Entre as opções o Missô lamen feito com caldo à base de missô, acompanha chashu (barriga de porco), ovo marinado no shoyu, cebolinha, repolho e nori ou o kara missô lamen feito com caldo à base de missô e mix de pimentas, acompanha chashu (barriga de porco), ovo marinado no shoyu, cebolinha, repolho, nori e pimenta togarashi. O pedido pode ser feito via WhatsApp (11) 3061-2349, iFood ou Rappi.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 18h45 às 22h30, e domingo, das 11h45 às 22h30. Rua Artur de Azevedo, 986 – Pinheiros 

Habanero Kara Miso Ramen do Tamashii (Foto: reprodução Instagram)

Tamashii Ramen

O Tamashii Ramen também tem o lámen como sua especialidade. A massa que acompanha os pratos é produzida na própria casa e seus donos estudaram no Japão para ter ainda mais aprendizado sobre a cultura do prato. No cardápio, há seis diferentes opções, entra elas está o Yuzu Shio Ramen, feito com macarrão da casa tipo hosomen, caldo claro de frango e porco com molho à base de limão uzu, peito de frango, ovo marinado, broto de bambu, folhas de mostarda, cebola roxa, cebolinha e alga nori. Já o Veggie Shoyu Ramen acompanha macarrão da casa tipo hosomen, caldo à base de legumes e abóbora, molho à base de shoyu, tomate assado, folhas de mostarda, ovo marinado, broto de bambu, cebolinha e alga nori. O picante Habanero Kara Misso Ramen tem macarrão da casa tipo futomen, caldo claro de frango e porco com pasta apimentada de missô, carne suína moída, ovo perfeito, mix de legumes, milho, cebolinha japonesa e alga nori. O Tamashii aceita pedidos via WhatsApp, basta enviar mensagem para o número: (11) 3064-7334.

Horário de funcionamento: terça a sábado das 18h às 22h / Rua Mourato Coelho, 53 – Pinheiros*

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Quando o assunto é delivery de ramen, o Tonkotsu Barikote tem uma entrega que foge um pouco do usual. O restaurante envia todos os ingredientes separados e o cliente finaliza em casa, ou seja, você mesmo deve aquecer e ferver o caldo, assim como também deve cozinhar seu próprio macarrão –  tudo isso para que você tenha um prato típico com excelência. Entre as opções, tem o com caldo feito com missô, chashu (barriga de porco), pimentas, algas, ovos marinados, cebolinha e outros toppings. Ao aquecer o caldo e o macarrão, é só acrescentar os outros ingredientes e saborear o lámen. O Tonkotsu recebe os pedidos pelo telefone e trabalha com sistema de entrega e take away, basta entrar em contato pelos números: (11) 3051-4501 e (11) 98721-0498.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 18h às 21h30 / Rua Jose Maria Lisboa , 118 – Jardins*

Kara Misso Lamen do JoJo (Foto: reprodução Instagram)

JoJo Ramen

Com o conceito de seguir à risca as tradicionais receitas feitas no Japão, o Jojo Ramen é uma das casas de ramen mais conhecidas e disputadas da capital paulista. O restaurante se adaptou ao delivery e agora entrega suas opções de lámen em casa e também trabalha com o sistema de take away. No cardápio, é possível aproveitar quatro receitas, entre elas o Kara Misso Ramen que tem caldo feito com missô e blend de pimentas e é possível completar o prato com ovos, chamados de hanjuku tamago, chashu (barriga de porco) e nori. Tem também o Shoyu Ramen, Misso Ramen e o Shio Ramen – em todos os pratos é possível acrescentar toppings extras, seja barriga de porco, alga ou ovos. Os pedidos para serem entregues em casa podem ser feitos via Rappi e se preferir retirar no JoJo devem ser feitos pelo telefone: (11) 5083-9837.

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e 18h às 22h e domingo das 11h30 às 15h e 17h30 às 21h / Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso*

Ikkousha

O Ikkousha é mais um dos endereços localizados no bairro da Liberdade em São Paulo. Especializado em lámens preparados com o autêntico tonkotsu, caldo à base de osso suíno, também oferece seus pratos via delivery. O carro-chefe da casa e o pontapé inicial para qualquer preparo, que é o Tonkotsu Ramen, feito com caldo de tonkotsu servido com macarrão fino e reto. A partir disso, é possível pedir outras receitas com alguns toppings, são eles: lombo suíno, ovo cozido, molho de pimenta, pasta preta de gergelim, entre outras opções. Os pedidos podem ser feitos no iFood, na Rappi ou via WhatsApp: (11) 93370-1204.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h, sábado, das 11h às 15h30 e das 18h às 22h, e domingo, das 11h às 15h30 e das 18h às 21h / Rua Thomaz Gonzaga, 45*