por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Aniversário de Palmas: os melhores restaurantes da capital do Tocantins

Comida japonesa, italiana, regional: confira uma lista das melhores casas com serviço de delivery na cidade, que completa 32 anos neste 20 de maio

Ouvir notícia
Junto e Misturado, prato do Cabana do Lago que vem na panela com carne de sol de picanha misturada no arroz, abóbora, feijão, calabresa e queijo (Foto: reprodução/Instagram)

Última capital brasileira planejada do século XX, Palmas pode ter apenas 32 anos, mas já possui muita história desde que foi fundada em 20 de maio de 1989. E foi no ano seguinte, em 1º de janeiro de 1990, que foi alçada ao posto de capital do estado do Tocantins.

Caracterizada pelo seu clima quente, onde, em geral, as temperaturas variam entre 20°C a 35°C, a cidade de 306 mil habitantes está longe do mar, mas nem por isso deixa os visitantes e moradores na mão. Por ali são famosas as praias de água doce de lagos do Rio Tocantins, formados pelas atividades da Usina Hidrelétrica do Lajeado.

Além de atrações turísticas, Palmas possui uma gastronomia diversa que satisfaz os mais diferentes paladares. Fora a cozinha tradicional do estado, com peixes de água doce e frutos do Cerrado, a capital possui uma gama de restaurantes de outras culinárias, como italianos, japoneses, hamburguerias, entre outros.

Em comemoração ao aniversário desta que é a capital mais jovem do país, selecionamos os melhores restaurantes de diferentes especialidades que atendem também via delivery. Confira:

Leia mais
Brasil: o incrível Jalapão, em Tocantins
Onde os chefs comem? Com Ruth Almeida, no Tocantins
Jalapão: um rally pelo cerrado do Tocantins

  • Boamassa

Lasanha Boa Massa, em Palmas
Lasanha recheada com carne de sol e creme de abóbora do Boamassa (Foto: reprodução/Instagram)

O nome já entrega a fama da casa! Restaurante italiano, o Boamassa conta com produção artesanal de massas e receitas deliciosas. O estabelecimento já é um clássico na cidade. Por ali há pratos tradicionais que variam entre opções individuais e para compartilhar.

Um dos sucessos do menu é a lasanha Boamassa, que dá à receita italiana um toque brasileiro, com massa artesanal fresca, produzida no próprio restaurante, recheada com carne de sol e creme de abóbora. Além disso, o cardápio conta com várias opções de entradinhas deliciosas, saladas e uma seção especial de pratos kids.
Quadra 204 Sul Alameda 9, 6 – Plano Diretor Sul. Delivery via iFood, Tonolucro e WhatsApp: (63) 3028-6349.

  • Downtown Burgers

Como toda boa lista de restaurantes, não pode faltar uma opção de hamburgueria. O Downtown Burgers é sucesso na cidade: com produtos artesanais e frescos, o lugar tem uma variedade extensa de lanches e acompanhamentos no menu.

Os amantes de hambúrguer piram com o cardápio. Há opções originais e criativas, como Po’ Boy de filé à parmegiana (lanche no pão baguete com tiras de filé mignon empanados, queijo mussarela e molho de tomate), até as mais tradicionais pelo pedaço, como o Mineiro, composto por hambúrguer de carne de sol com linguiça toscana, queijo minas padrão, cebola caramelizada, crispy de couve e maionese da casa, servido no pão francês.
Quadra 102 Sul, Lote 02 – Av. NS 2, s/n – Sala 02 – Plano Diretor Sul. Delivery via iFood, Uber Eats e Tonolucro.

  • Expresso Sushi Jardins

Barca de sushi e delícias da cozinha japonesa do Expresso Sushi Jardins, em Palmas (TO)
Barca de sushi e outras delícias da cozinha japonesa do Expresso Sushi Jardins; cliente também pode montar seu combinado (Foto: reprodução/Instagram)

Que tal levar aquelas típicas barcas japonesas, com combinados deliciosos e peixes frescos, para casa? O Expresso Sushi Jardins serve delícias da culinária japonesa e montou um menu e embalagens especiais para o serviço de entrega.

Sashimis, sushis, temakis, niguiris, carpaccios, baterás, uramakis e muito mais podem ser apreciados individualmente ou junto da família. Destaque para os combinados de 30 peças ou mais e para o sushi especial siciliano, com arroz temperado com cebolinha e raspas de limão siciliano enrolado no pepino com batatinhas de salmão soboro, gergelim torrado e pimenta sriracha.
Quadra 104 Sul Rua Se 9, 2 – Plano Diretor Sul. Delivery via Tonolucro, iFood e WhatsApp: (63) 99965-8629.

  • Fogão a Lenha

Atenção, pizza lovers: tem pizzaria na lista também! Fundado em 1996, o Fogão a Lenha já tem tradição na cidade. Inicialmente como restaurante de comida mineira, em 2009 a equipe apostou na produção de pizzas e logo foi sucesso em Palmas. As massas são artesanais, finas e crocantes, assadas no forno a lenha.

Uma grande variedade de sabores preenchem o cardápio, com opções originais, como pernil a mineira, e tradicionais, como rúcula com tomate seco. Para os vegetarianos, a casa tem uma parte no menu especial. Além das pizzas, pratos também são servidos, como carnes e massas.
Q. 402 Sul Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Conjunto 01 lote: 04 – Plano Diretor Sul. Delivery via Tonolucro, Cliqui, Uber Eats e WhatsApp: (63) 3215-5868.

  • Cabana do Lago

Camarão de Verão, prato especial do Cabana do Lago
Camarão de Verão do Cabana, prato especial em que o peixe vem na cama de abacaxi (Foto: reprodução/Instagram)

Um dos restaurantes mais típicos da cidade, com culinária regional, o Cabana do Lago traz todos os sabores do Tocantins para a mesa. A cozinha fica por conta da chef Rosa, que faz questão de receber seus clientes e ouvir seus feedbacks sobre os pratos. Por lá, não pode faltar o bom e velho Guaraná Jesus, que entra em perfeita harmonia com as opções do menu.

A maioria dos pratos são montados para compartilhar, como o Carne de sol do Norte, Tucunaré, Cuxá e Pintado com Cebola na Brasa dentro do Abacaxi. A fama da casa fica por conta do Camarão de Verão, trata-se de camarões flambados no azeite e na cachaça de caju, manga, banana em cama de abacaxi, castanhas e coco torrado.
Quadra 103 Sul, Rua SO 09, lote 05. Delivery via Tonolucro e pelos telefones (63) 3215-4989 e 98456-6751.

Mais Recentes da CNN