Onde os chefs comem? Com Silvia Percussi, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes e pratos prediletos

Silvia Percussi

A convidada dessa semana é a chef Silvia Percussi, que comanda há três décadas a cozinha da Vinheria Percussi. Apaixonada por comida desde a infância – quando preparava alimentos com a mãe  e provava os mais diferentes sabores no almoços de família – Silvia sente grande prazer em agradar as pessoas pelo paladar.

Chef Silvia Percussi revela seus locais prediletos em São Paulo (Foto: Tadeu Brunelli) 

Para manter sua proposta de cozinha italiana contemporânea, faz cursos de reciclagem com frequência, encontra colegas e viaja o mundo em busca de novos sabores e experiências. Ao mesmo tempo em que é dinâmico e atual, o trabalho de Silvia também  respeita as tradições da Bota, sempre prezando a boa origem dos alimentos e saúde. A chef já publicou dois livros sobre seu ingrediente favorito, o cogumelo. São eles “Funghi – Cozinhando com Cogumelos” (2003) e “Menu di Funghi – 100 receitas de Silvia Percussi” (2009). Em 2018 veio “Percussi: Fatto A Mano”, com receitas de sua autoria e presentes em menus celebrados na história da casa, devidamente harmonizadas  a vinhos. Ela também está por trás do site La Percussi, com foco na cozinha italiana, mas também aborda os protocolos culturais que envolvem a comida, suas tradições, ingredientes e pratos – dos clássicos mundiais às criações autorais da chef. Confira a seguir os restaurantes mais frequentados pela chef:

AMADEUS

Ostras frescas do Amadeus Restaurante (Foto: reprodução Instagram)
Ostras frescas do Amadeus Restaurante (Foto: reprodução Instagram)

No premiado restaurante de frutos do mar dos Jardins, comandado pela chef Bella Masano, gosto de comer Ostras, deliciosas e frescas. Mas o camarão de lá é imperdível, como o À Paulista, camarões gigantes preparados no azeite, alho e salsa.

Rua Haddock Lobo, 807, Jardins / Tel.: (11) 3061-2859

CHOU

Localizado em uma charmosa casa em Pinheiros, tem um agradável quintal. O cardápio com receitas para compartilhar, elaborado pela chef Gabriela Barretto, do Futuro Refeitório, privilegia produtores artesanais e orgânicos, sempre que possível. Alguns dos ingredientes são provenientes da agricultura e da pesca familiar. Sempre peço o Quiabo tostado na grelha com amendoim, limão tahiti, hortelã e azeite de gergelim.

Rua Mateus Grou, 345, Pinheiros / Tel.: (11) 3083-6998

CABANA BURGER

A hamburgueria, inspirada no sucesso americano Shake Shack, aposta em smash burger. Sempre peço o meu lanche com cheddar, a recomendação é o Melted, Burger de 160 gramas com blend de Wagyu, bacon crocante, queijo derretido e pão da casa.

Rua Oscar Freire, 56, Jardins e outros endereços / Tel.: (11) 2307-1918

VERIDIANA PIZZARIA

A pizzaria é bem aconchegante, com luzes baixas e música suave. As pizzas são artesanais, macias e bem assadas. A minha favorita é a La Campionissima Grande, vem com tomatinhos frescos do Vesúvio, queijo parmesão ralado sobre ricota fresca.  Adoro!

Rua José Maria Lisboa, 493, Jardins e outros endereços / Tel.: (11) 3559-9151

MANIOCA  (Iguatemi)

Talharim de pupunha com molho de parmesão do Manioca (Foto: reprodução Instagram)
Talharim de pupunha com molho de parmesão do Manioca (Foto: reprodução Instagram)

A estrelada chef Helena Rizzo comanda a versão mais descompromissada de seu restaurante de alta gastronomia, Mani. Fica dentro de uma livraria no shopping mais bonito da cidade. O espaço tem pé direito alto, muita luz natural e bem rústico. A minha pedida é o Talharim de pupunha com molho de parmesão, receita leve e ideal para acompanhar o Gin tônica da casa. Ótima pedida para um final de semana.

Shopping Iguatemi -Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 / Tel.: (11) 2924-2333

SHIN-ZUSHI

Para quem aprecia a verdadeira culinária japonesa, o Shin-Zushi é um grande protetor do estilo Edomae. Este estilo de culinária tradicional japonesa foca na valorização dos alimentos regionais disponíveis, que são delicadamente preparados e apresentados em seu estado mais natural. Depois que estive no Japão, só vou lá. Eles fazem o Chawan Mushi (pudim de ovos salgado) que amo demais. Peça o Omakase (menu-degustação), em que servem os melhores ingredientes do dia.

Rua Afonso de Freitas, 169, Paraíso / Tel.: (11) 3889-8700