Onde os chefs comem? Com Sanae Mattos, da Fábrica de Dengo

Chef de cozinha e confeiteira há treze anos, Sanae Mattos é formada pela instituição Senac, com especializações em conceituadas escolas internacionais - como a École Lenôtre, em Paris –, além de ter atuado junto a grandes profissionais da gastronomia.

Sanae Mattos
Chef Sanae Mattos, da Fábrica de Dengo (Foto: divulgação)

Chef de cozinha e confeiteira há treze anos, Sanae Mattos é formada pela instituição Senac, com especializações em conceituadas escolas internacionais – como a École Lenôtre, em Paris –, além de ter atuado junto a grandes profissionais da gastronomia. Atualmente, comanda a cozinha da Fábrica de Dengo – loja conceito da Dengo Chocolates – e traz uma nova proposta para a marca, que valoriza ingredientes e pequenos produtores brasileiros; confira matéria completa sobre a Fábrica de Dengo aqui. Por dez anos, fez parte do grupo Capim Santo, e se engajou em projetos e pesquisas com o intuito de resgatar a cultura brasileira por meio da gastronomia. Em paralelo, fomentou a cozinha brasileira mundo afora em renomados eventos internacionais. Participou de inaugurações das casas do grupo, como: Santinho Tomie Ohtake e Capim Santo Rio de Janeiro.

Confira abaixo os restaurantes favoritos de Sanae em São Paulo:

Fabrique

Trata-se de uma padaria artesanal que conta com diversas opções- salgadas e doces- de pães e croissants fresquinhos. Com três unidades na capital, a casa trabalha com massas crocantes e recheios na medida. A dica da chef são os croissants. ” A melhor textura e frescor, sempre com fornadas fresquinhas”, comenta Sanae. Gianduia, Nutella, amêndoas, passas e creme e muito mais: esses são alguns sabores disponíveis no local. O clima é descontraído e perfeito para um brunch ou lanche da tarde.

Rua Itacolomi, 612- Higienópolis, Rua Faustolo, 533- Vila Romana e Rua Conselheiro Brotero, 860- Santa Cecília/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 20h/ Telefone: (11) 4801-4318, (11) 3863-9352 ou (11) 2339-4374.

Deliciosos croissants da Fabrique (Foto: reprodução Instagram)

Lamen Kazu

Uma das casas mais conhecidas da Liberdade, tem como carro-chefe os deliciosos noodles. O menu é recheado boas opções de lámen, como o Missô Vegetariano, elaborado com caldo condimentado e temperado com alho, gengibre e shitake e acompanha macarrão, tofu, cebolinha, kombu, nori, gergelim, shimeji, cenoura, moyashi e chinguensai; ou o Missô Negui, feito com caldo de missô condimentado, chashu- barriga de porco-, macarrão, menma, moyashi, wakame, nori, cebolinha e é levemente temperado com pimenta do reino e óleo de gergelim apimentado. O favorito da chef é o Hokkaido.

Rua Thomaz Gonzaga, 87 – Liberdade/ Horário de funcionamento: segunda, das 11h30 às 21h, quarta a sábado, das 11h30 às 21h, e domingo, das 12h às 21h (confira outros endereços no site da casa).

Mandioca Cozinha (estabelecimento fechado por tempo indeterminado)

Pelo comando da chef Madu Melo, a cozinha traz típicas receitas da gastronomia brasileira com a mandioca como protagonista dos pratos. Tem mexido de feijão de corda com farinha- acompanhado de carne de sol da casa em cubos, queijo coalho e mandioca cozida com manteiga de garrafa-, bolinho de maniçoba, nhoque de mandioca com ragu de costela e muito mais. O favorito de Sanae é também um dos pratos mais famosos do local, o bobó de cogumelos- além de ser muito saboroso é uma boa opção para os veganos.

R. Dr. Cesário Mota Júnior, 187 – Vila Buarque/ Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 15h, e de sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h/ Telefone: (11) 99306-8674

Bobó de cogumelos, da Mandioca Cozinha (Foto: reprodução Instagram)

Lazzarella

Para quem gosta de uma boa comida italiana, a Lazzarella, tradicional cantina do Bixiga, oferece pratos clássicos, deliciosos e bem reproduzidos. Sempre com o clima tipicamente “a la tarantela”, a dica da chef é o Caneloni à Marinara- com massa artesanal, molho de tomate concassé e finalizado no forno à lenha. Vale a pena conhecer!

R. Treze de Maio, 589 – Bela Vista/ Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 11h30 às 15h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 16h.