por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Luiz Filipe, chef do novo e já badalado Evvai, em São Paulo

Ouvir notícia

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Luiz Filipe Souza (@luizfilipe), chef do badalado Evvai, em São Paulo.

Luiz Filipe Souza, chef do Evvai (Foto: divulgação)

Luiz Filipe iniciou sua carreira no restaurante Fasano, sob o comando do chef Salvatore Loi, que tem grande papel em sua formação gastronômica. Com especializações em cozinha de baixa temperatura pelo The International Culinary Center, em Nova Iorque, e no restaurante Reale, três estrelas Michelin em Abruzzo, do chef Niko Romito, na Italia, o jovem chef de apenas 28 anos já acumula bagagem repleta de experiências.  No Brasil, além do Fasano, já trabalhou e prestou consultoria para casas como Girarrosto, Loi Ristorantino (hoje, apenas Ristorantino), as duas unidades do Piselli, auxiliando a implementação do Piselli Sud, no Shopping Iguatemi, e Restaurante Salvatore Loi.

Tan Tan Noodle Bar

Só consigo ir aos domingos, e normalmente é bem cheio. Mas o Tan Tan tem excelentes drinks e servem boa parte do cardápio na calçada, enquanto aguardamos a mesa. É um ótimo lugar para ir com os amigos, sem pressa e, claro, dividir as entradas que brinco que chegam a ser pornográficas. O Thiago, chef do Tan Tan, faz uma cozinha inteligente e o lugar é extremamente redondo. Sempre saio de lá com vontade de voltar.

Dica do chef: peça o Teba, Katsuo Sandu e, para tomar, Gojira.

Katsuo Sandu (Foto: reprodução Facebook)

Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros

Tuju Restaurante 

Tenho um enorme apreço por cozinhas abertas, obviamente. O Tuju tem, para mim, uma das cozinhas mais bonitas da cidade. Sentar lá e comer é uma experiência enorme e, ainda sim, intrigante. É uma cozinha reflexiva e extremamente disciplinada. Saio de lá muito feliz por ser cozinheiro e inspirado.

Dica do chef: peça o menu degustação

Tuju Restaurante (Foto: divulgação)

Rua Fradique Coutinho, 1248 – Pinheiros 

Petí Gastronomia 

Melhor custo benefício da cidade para mim. O restaurante é pequeno, mas o trabalho do Victor, o chef de lá, é de gigante. Extremamente notável e com preço muito honesto pelo que entrega.

Dica do chef: menu completo por incríveis R$ 47,50.

Petí Gastronomia (Foto: reprodução Facebook)

Rua Cotoxó, 110 – Pompéia 

Tanit 

É uma ótima opção para almoçar no final de semana. O lugar tem um ambiente extremamente confortável e de muito bom gosto. Faz a melhor cozinha catalã de São Paulo, de forma bem divertida e atual.

Dica do chef: peça as croquetas (as melhores que já comi), leitão crocante e o coulant, extremamente bem feito.

Croquetas do Tanit (Foto: divulgação)

Rua Oscar Freire, 145 – Jardins 

Sainte Marie

Dos restaurantes fora da rota gastronômica de São Paulo, um dos mais incríveis que já fui. Sem frescura, sem luxo, mas com muito coração. O Stephan, chef de lá, é o cara mais simpático que conheci na vida e, quando se come a comida dele, dá para notar como se transmite paixão na comida. É comida que vem da alma. Ótimo para ir com a família.

Dica do chef: peça a esfiha de cebola, a coalhada, o sujuk e o arroz de polvo.

Rua Dom João Batista Costa, 70 – Vila Sônia 

Mais Recentes da CNN