por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com o estrelado Ivan Ralston, do Tujuína

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” Ivan Ralston abre o jogo e conta quais seus locais prediletos em São Paulo

Ouvir notícia
Chef Ivan Ralston (Foto: Julia Rodrigues)
Chef Ivan Ralston (Foto: Julia Rodrigues)

O paulistano Ivan Ralston é um dos principais chefs de cozinha do Brasil. Começou nos restaurantes da própria família e  estagiou e trabalhou no Mani, ao lado da chef Helena Rizzo; depois se mudou para a Espanha, onde morou por cinco anos e se formou na Escuela de Hosteleria Hoffman e trabalhou nos estrelados Dos Cielos, El Celler de Can Roca e no mítico Mugaritz. Depois de uma temporada de mais seis meses no Ryugin, em Tóquio, ele voltou ao Brasil e, em 2014, abriu seu próprio restaurante, o Tuju, que em menos de um ano já havia conquistado uma estrela Michelin. Em 2016, estreia na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, eleitos pela revista Restaurant. Em 2018, conquistou a segunda estrela Michelin, entrou no radar da imprensa internacional e se estabeleceu como destino gastronômico na capital paulista servindo menus-degustação inventivos e sazonais que retratam o olhar do chef e sua equipe sobre a complexidade da gastronomia paulistana. O Tuju fechou as portas por tempo indeterminado, mas o chef presenteou a cidade de São Paulo com seu novo empreendimento, o Tujuína. Clique aqui e leia matéria completa sobre o Tujuína.

Confira abaixo três locais que o chef ama frequentar na capital paulista!

Niguiri do Ryo (Foto: Tina Bornstein)
Niguiri do Ryo (Foto: Tina Bornstein)

Fame Osteria – Sem dúvida um dos melhores restaurantes de São Paulo, Marco Renzetti e sua esposa Érika fazem mágica nesse pequeno e encantador restaurante – que ainda funciona em soft opening e o endereço só é divulgado quando o cliente confirma a reserva. Vale a pena a experiência!

Kan Suke – A pequena casa de gastronomia japonesa do sushiman/ proprietário Egashira é uma força da natureza. Seus menus sempre estão em transformação e fogem do óbvio, não à toa é detentor de uma estrela Michelin.

Onde? Rua Manoel da Nóbrega, 76, Jardins 

Ryo Gastronomia – O restaurante que acabou de conquistar sua segunda estrela Michelin oferece niguiris que são verdadeiras obras de arte. Frequento desde que abriu e sou fã do chef Edson Yamashita.

Onde? Rua Pedroso Alvarenga, 665 – Itaim 

Mais Recentes da CNN