Onde os chefs comem? Com Giovanna Grossi em São Paulo

Veja as dicas da chef Giovanna Grossi de restaurantes em São Paulo

Chef Giovanna Grossi

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes e pratos prediletos

Chef Giovanna Grossi (Foto: Thays Bittar)

Giovanna Grossi cresceu em Maceió, comendo cuscuz, beiju e macaxeira, passando Natal, Réveillon e todo feriado dentro dos restaurantes da família. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo para cursar Gastronomia e, na sequência, partiu para França. Se formou no Instituto Paul Bocuse, em Lyon (onde trabalhou no extinto estrelado Arc en Ciel); integrou a equipe do triplamente estrelado Le Taillevent, estudou confeitaria no Instituto Alain Ducasse e estagiou no La Dame de Pic, em Paris. Como ama mudanças, partiu para a Espanha, onde fez uma temporada no Quique Dacosta, além de cursar o Basque Culinary Center e a Escuela Hofmann.

Aos 22 anos de idade, Giovanna venceu as etapas brasileira e latino-americana do Bocuse d’Or (principal concurso gastronômico internacional para jovens chefs) e, em 2017, foi a primeira brasileira a chegar às finais mundiais. Hoje, a chef é a única jurada mulher da competição e ainda comanda a Academia Brasil d’Or (organização sem fins lucrativos que ela mesma criou para divulgar a cozinha brasileira e formar times para o Bocuse d’Or).

Há um ano abriu seu primeiro restaurante, o Animus, que traz à mesa receitas de inspiração artística, ingredientes em seu ápice, rigor técnico e apresentação graciosa.

“Sou louca por cozinha asiática, na maioria das vezes que saio para comer, gosto de ir em restaurantes asiáticos. Gosto de ir normalmente em lugares descontraídos, com boa comida e boa carta de bebidas! Acredito muito que a experiência que vivemos dentro de um restaurante tem que ser completa. Seja ele mais tradicional, autoral, contemporâneo, clássico. Temos que viver a experiência dentro de cada um! E esses que listei são lugares que tem o seu toque especial e um lugarzinho especial no meu estômago”, comenta a chef.

Confira os restaurantes prediletos da chef Giovanna Grossi em São Paulo:

Tantan Noodle Bar

Culinária asiática com cardápio assinado pelo chef Thiago Bañares, e todas as opções são ótimas, desde o katsu sando até o lamén. “Nunca consigo chegar no Ramen, sempre começo com as entradinhas e não consigo parar! Inclusive o tartare com ostras é a minha entrada favorita”, afirma a chef.

Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros / Telefone: (11) 2373-3587

Leggera

Não pode faltar uma boa pizza! Para saborear no final de semana, no aconchego da sua casa, a dica é a casa Leggera. Para Giovanna o local tem a melhor pizza napolitana da cidade de São Paulo.

Rua Diana, 80- Perdizes ou Rua Capitão Pinto Ferreira, 248- Jardins/ Telefone: (11) 3862-2581 ou (11) 3884-6585

Pizza Margherita, da Leggera (Foto: reprodução Instagram)

Beverino

Uma dica para os wine lovers! O Beverino é um bar de vinhos com decoração simples e acolhedora, a carta de comidas é enxuta, com técnica e produtos incríveis. Trazem vinhos naturais e biodinâmicos e uma cozinha sazonal e orgânica. Vale a pena conhecer!

Rua Gen. Jardim, 702 – Vila Buarque/ Telefone: (11) 98438-3597

Lira Bar e Empório

Aquele lugar para reunir os amigos e relaxar. Um ambiente pequeno e cool, com cervejas maravilhosas, charcutaria e queijos artesanais. O típico bar paulista, com opções para todos os gostos e bolsos.

R. Marquês de Itu, 1039 – Vila Buarque/ Telefone: (11) 2528-3786

Komah

Uma mistura diferente, omelete com arroz. “O melhor da vida!”, complementa a chef. Kimchi Bokumbap, trata-se de um omelete cremoso do Komah, que pode ser pedido com arroz de kimchi, com arroz de costela ou com salada verde do dia – opção vegetariana. Para complementar, uma carta de drinques sem igual. “Todas as vezes que vou lá me surpreendo”, afirma.

R. Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda/ Telefone: (11) 3392-7072

Omelete com arroz do Komah (Foto: reprodução Instagram)