Onde os chefs comem? Com Gerard Barberan, do Bottega Bernacca, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Gerard Barberan
Chef Gerard Barberan (Foto: divulgação)

Catalão de Barcelona, a capital cosmopolita da região da Catalunha, Gerard Barberan começou sua trajetória na renomada Escuela de Hostelería Hofmann, que forma chefs de cozinha com passagem prática em uma casa com estrela Michelin, o Restaurante Hofmann.

Da Catalunha foi para Ibiza, onde viveu por 12 anos e realizou a abertura do Cipriani Ibiza, em 2012 – no mesmo ano trabalhou como junior sous chef do Cipriani Abu Dhabi. E foi lá, na animada ilha espanhola no Mar Mediterrâneo, que conheceu Davide Bernacca, empresário que o trouxe para São Paulo em 2016.

Em solo brasileiro, fez a abertura da casa Bottega Bernacca Due e retornou a São Paulo em 2018 para abrir o Kuro, que serve culinária japonesa num pequeno e moderno salão nos Jardins.

Após mais andanças, como a abertura do Las Piedras em Punta Del Leste, foi somente em 2019 que o chef fincou raízes no Brasil e decidiu fazer de São Paulo sua morada. À frente das Bottegas Bernacca e da operação do Kuro, Barberan também realiza consultorias e mistura com maestria seus conhecimentos da cozinha espanhola junto da italiana e japonesa.

Fora das cozinhas, Barberan também prestigia as mais diferentes culinárias e compartilha seus locais prediletos que frequenta na capital paulista:

Leia mais
Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaço aberto
Onde os chefs comem? Com Dagoberto Torres, do Barú Marisquería, em São Paulo
Restaurante Naia abre em São Paulo e coloca à mesa peixes e frutos do mar

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Spicy Tantan do Tonkotsu Barikote RAMEN MARU
Spicy Tantan do Tonkotsu Barikote Ramen Maru, um caldo Tonkotsu com misso, pimenta, tahine e castanha de caju (Foto: reprodução/Instagram)

Para mim, o Ramen Maru serve o melhor ramen da cidade. Frequento a casa no mínimo uma vez por semana desde que cheguei ao Brasil. Lembra muito os caldos da minha mãe e, sem dúvidas, é a comida que mais me faz feliz em São Paulo. Meu favorito é o spicy tan tan, mas peça qualquer um dos quatro ramen e saia satisfeito!
Rua José Maria Lisboa, 118 – Jardim Paulista. Delivery via Rappi. Pedidos e retirada via WhatsApp: (11) 98721-0498

Barbacoa

Cupim do Barbacoa
Cupim servido no Barbacoa (Foto: Henrique Peron)

Desde que um amigo me levou ao Barbacoa não consigo comer carne em outro lugar. É um restaurante com ótimo serviço. Recomendo muito o cupim da casa, o melhor que já provei: a peça é assada inteira por cerca de quatro horas, ficando macia e saborosa.
Endereços e delivery em São Paulo no site.

Shin Zushi

Combinado especial do Shin Zushi, servido com uma variedade de peixes frescos (Foto: divulgação)

Penso que o Shin é como uma escola para os sushimans e para quem quer aprender a comer sushi de verdade. Quando vou ao restaurante, gosto de sentar no balcão com o sushiman Ken Mizumoto e me deixo nas mãos dele. Lá tem os melhores combinados de peixes frescos e bowls da culinária japonesa, me divirto muito.
Rua Afonso de Freitas, 169 – Paraíso. Delivery via Rappi, site e telefone: (11) 3889-8725

NIT Bar de Tapas

Além da minha amizade com o chef Oscar Bosch, o Nit é o meu refúgio catalão na cidade. Sentar, tomar bons drinks e comer tapas me faz sentir em casa. As croquetas e as bravas são espetaculares, e a verdadeira paella você só encontra lá.
Rua Oscar Freire, 153 – Jardim Paulista.

Metzi

Tostada de marisco, camarão, polvo e mexilhão do Metzi
Tostada de marisco, camarão, polvo e mexilhão do Metzi, cujo cardápio muda periodicamente (Foto: reprodução/Instagram)

Meu mais novo lugar favorito da vida. Admiro muito o trabalho impecável do Eduardo Nava Ortiz e da Luana Sabino, que dão uma aula de cozinha mexicana de verdade. A primeira vez que fui no Metzi acabei pedindo todo o cardápio: recomendo fazer o mesmo! O menu é muito bem acompanhado de umas micheladas ou um bom shot de mezcal.
Rua João Moura, 861 – Pinheiros. Delivery via Rappi, Goomer e WhatsApp: (11) 98045-5022