Onde os chefs comem? Com Sylvio Trujillo, do Marruá Hotel, em Bonito

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Sylvio Trujillo
Chef Sylvio Trujillo (Foto: Fernando Peres)

Paulistano, o chef Sylvio Trujillo trocou a Terra da Garoa pela capital brasileira do ecoturismo em 2006, quando passou a viver em Bonito (MS). Gestor em alimentação há 20 anos, ele está à frente do Marruá Hotel há 14, onde atua como chef gestor do local.

Antes criar raízes ao redor das maravilhas naturais de Bonito, Sylvio trabalhou em restaurantes de São Paulo, como o Skye, no Hotel Unique, e o Nonno Ruggero, no Fasano. Além disso, o profissional vivenciou experiências na Itália e em cruzeiros marítimos.

Foi em 2006 que chegou em Bonito para passar férias e de lá não saiu mais. Além do Marruá Hotel, ele é chef consultor do EcoGastronomia Porto da Ilha, no Eco Park Porto da Ilha, e da Boca da Onça Ecoturismo, que fica em Bodoquena, cerca de 70 km de Bonito.

Longe de suas tarefas diárias e criações no restaurante do Marruá, Sylvio experimenta outras delícias regionais e compartilha seus locais e pratos favoritos em Bonito:

Leia mais
Saiba tudo sobre Bonito

Onde comer em Bonito: os melhores restaurantes e pratos da região
Onde se hospedar em Bonito: dicas de pousadas e hotéis na capital brasileira do ecoturismo
Bonito para crianças: passeios imperdíveis para curtir com os pequenos

Feira do Produtor Rural

O carreteiro de charque com ovo caipira frito na Feira semanal do Produtor Rural de Bonito é imperdível. A Feira do Produtor ocorre aos domingos, onde os produtores rurais dos assentamentos vendem seus produtos e sua culinária. Entre eles está o próprio charque, com o qual preparam um delicioso carreteiro, prato típico do tocador de gado, com um ovo caipira frito com gema mole – quase vermelha de tão proteica.
Rua Vinte e Nove de Maio, 1319 – Alvorada. 

Porto da Ilha

Prime Rib Eco Park em Bonito
“Bistecão” servido com mandioca no restaurante do Porto da Ilha (Foto: acervo pessoal)

O extremo da Feira do Produtor é o bistecão servido no Porto da Ilha. Eles chamam de Prime Porto, um Prime Rib de 900 gramas com farofa de carne defumada e mandioca frita. Tudo isso – literalmente – em cima do Rio Formoso, um dos principais rios turísticos da região. O deck sobre o rio torna a experiência incrível.
Park. Rodovia do Turismo, km 13. Tel: (67) 3255-1035.

Bonito Beer

Gosto muito da pipoca de panceta da Bonito Beer. É uma panceta suína cortada de forma quase artesanal frita e servida em saquinhos de pipoca. É surpreende o quanto é sequinha e ao mesmo tempo explode na boca! Aos apreciadores, sugiro harmonizá-la com a Bonito Beer Session Ipa, cerveja feita com água calcária de Bonito. Seu toque cítrico de tangerina vai aperfeiçoar ainda mais a experiência e torná-la inesquecível.
Rua Cel. Pilad Rebuá, 2052 – Centro. Tel: (67) 99994-3605. 

Allegra Gelato e Café

Sorvete guavira allegra
Sorvete de guavira do Allegra, que fica no centro de Bonito (Foto: reprodução/Instagram)

O Croque-Monsieur com gelato de guavira como sobremesa do Allegra Gelato e Café é indescritível! É clássico, repaginado e delicioso. O local tem o melhor gelato de guavira do Mato Grosso do Sul. Guavira é uma fruta típica do cerrado muito abundante na nossa região. Ela dá nos pastos entre novembro e dezembro. Temos até um festival gastronômico em sua homenagem.
Rua Pilad Rebuá, 2070 – Alvorada (em frente à praça).

Pastel Bonito

Recomendo muito o pastel de jacaré do Pastel Bonito. É um clássico das feiras paulistanas brilhantemente representado com uma massa levinha e recheio suculento dessa proteína exótica e delicadíssima que é a carne do jacaré do Pantanal – de abate e origem legais.
Rua Pilad Rebuá, 1975 – Centro. Tel: (67) 98437-7037.