Onde os chefs comem? Com Nídia Torales, do Nannai Solar dos Ventos, em Fernando de Noronha

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

acervo pessoal

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia
(Foto: acervo pessoal)

De origem paraguaia, a chef Nídia Torales mora no Brasil há oito anos e tem passagem por cozinhas de grandes redes de hotéis. Sua vivência profissional na gastronomia começou no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. Jean Christophe Burlaud, que comanda a gastronomia no local, é creditado por Nídia como seu grande mentor.

Após a passagem pela unidade, Nídia foi para o interior paulista, onde trabalhou no Novotel da cidade de Itu. Em 2020, foi a vez de se jogar no nordeste: o grupo Nannai a convidou para trabalhar na cozinha de seu hotel na praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE), onde aprendeu muito com o chef Jeff Colas, mas foi em dezembro do mesmo ano que colocou os pés em Fernando de Noronha.

A convite do Nannai Solar dos Ventos, nova pousada boutique inaugurada em agosto de 2020, Nídia passaria apenas um mês atrás do fogão da unidade na ilha paradisíaca, mas acabou sendo convidada a permanecer no cargo de chef da cozinha do empreendimento.

A gastronomia do Nannai em Noronha mescla o melhor do regional com o internacional, sob o conceito farm to table. Sempre que possível, legumes, verduras e plantas vão da horta orgânica do luxuoso estabelecimento diretamente para os pratos dos clientes. Como rege a ilha, os pratos são à base de frutos do mar, com camarões, peixes, lagostas e polvo.

Longe das criações da cozinha do Nannai, a chef Nídia também aproveita o melhor da ilha e compartilha seus restaurantes e pratos prediletos por Noronha. Confira:

Leia mais:
Fernando de Noronha, o paraíso brasileiro
Os melhores locais para comer e beber em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha: hospedagens para curtir o melhor do arquipélago
CNN Viagem & Gastronomia: veja como preparar o ‘peixe da Dani’, feito em Fernando de Noronha

Mesa da Ana

O Mesa da Ana é uma ótima pedida para jantar. Tem que reservar com antecedência, pois todos querem desfrutar da comida maravilhosa da Ana! O atum selado é pescado na ilha, bem fresco, e vem acompanhado de um molho do chef com toque oriental levemente cítrico. Comandado por Ana Jabur, o local é pequeno e o menu é trabalhado diariamente com produtos frescos.
Estrada do Atalaia, 230, Vila do Trinta – Fernando de Noronha / Tel.: (81) 99338-4925

Dom Black

Lanches do Dom Black Noronha
Lanches que levam o nome da casa, Dom Black, da unidade de Noronha (Foto: reprodução/Instagram)

Se a pedida for um hambúrguer, minha dica é o Dom Black, rede de hamburguerias do Recife. Sempre peço o sanduíche que leva o nome da casa: ele é bem clássico, com hambúrguer, queijo prato, cebola caramelizada, tomate, alface e maionese da casa.
Rua Alameda da Harmonia – Floresta Nova – Fernando de Noronha / Tel.: (81) 98134-0649

Fernão El Loco

Polvo Esperando Paulinha do Fernão El Loco em Fernando de Noronha
Polvo Esperando Paulinha, um dos pratos mais conhecidos da casa (Foto: David Telles)

Para tomar um drink e petiscar, o Fernão el Loco é a sugestão ideal. A cerveja é sempre muito gelada, as incríveis ostras frescas ficam num aquário dentro do local. Para quem prefere algo quente, não pode deixar de provar o bolinho de polvo.
Rodovia Miguel Arraes de Alencar – Fernando de Noronha/ Tel.: (81) 99505-7762

Xica da Silva

Para almoços, o Xica da Silva é a pedida certa. Fica no centro e é especializado na gastronomia contemporânea e frutos do mar. O peixe mestiço é delicioso, prato que leva pesto de manjericão acompanhado de purê de abóbora.
Alameda das Acácias, 11 – Floresta Nova – Fernando de Noronha / Tel.: (81) 3619-0437 e WhatsApp: (81) 99309-7567.

Manaka Sushi

Peixes do Manaka Sushi Noronha
Peças de peixes frescos no balcão do Manaka Sushi (Foto: reprodução/Instagram)

O Manaka Sushi é minha sugestão na ilha para quem ama culinária oriental. O restaurante sempre serve peixe fresco da ilha, usado em sashimis e sushis incríveis. O ambiente é simples e descontraído.
Alameda das Acácias, 556 – Fernando de Noronha / WhatsApp: (81) 99149-9518

Gelato Paradiso

Sorvetes do Gelato Paradiso em Noronha
Sorvetes de massa do Gelato Paradiso em Noronha (Foto: reprodução/Instagram)

E, claro, não poderiam faltar os doces. O Gelato Paradiso, que fica na Praça Flamboyant, na Vila dos Remédios, é um dos melhores sorvetes que já provei. O de chocolate belga e o de doce de leite são os meus preferidos. A massa é muito boa e é artesanal da ilha.
Bosque dos Flamboyants s/n- Vila dos remédios – Fernando de Noronha 


Mais Recentes da CNN