Onde os chefs comem? Com Nathalie Passos, do Naturalie, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia
Nathalie Passos, chef à frente do Naturalie (Foto: Tomas Rangel)

É na capital carioca, num casarão em pleno bairro de Botafogo, que Nathalie Passos comanda o Naturalie, restaurante vegetariano aberto em 2015 que possui pratos  apetitosos sem origem animal.
Formada na conceituada Natural Gourmet Institute for Health & Culinary de Nova York, instituto com foco nos estudos da gastronomia plant-based, a jovem chef dá prioridade a ingredientes orgânicos, garimpados de pequenos produtores e com estoque do dia. Ingredientes sazonais dão o tom das receitas, obrigando o cardápio a mudar ocasionalmente.

Das mãos da profissional saem a disputada feijoada veggie, que leva feijão vermelho com abóbora e tofu defumado, arroz integral com linhaça, couve, farofa de milho e cenoura, além da moqueca de banana e palmito e wrap de quinoa, para citar alguns – saborosos – exemplos.

Fora de sua cozinha, Nathalie também experimenta e frequenta outros points – vegetarianos ou não – na Cidade Maravilhosa. Confira a seguir seus locais prediletos no Rio de Janeiro:

Sorvetes Hoba
É uma sorveteria vegana. Há desde sabores tradicionais, como o de baunilha e manga, até os mais exóticos, como o Matchá Azul, feito de leite de castanhas de caju, castanha de caju, baunilha, cunhã, extrato de algas marinhas e sal. Meu sabor preferido é o de paçoca. Os sorvetes chegam em potinhos e possuem uma arte divertida.

Rua Fernandes Guimarães, 49 – Botafogo. Delivery via iFood, Uber Eats, : (21) 98088-6041 e também entregas diretas para zona sul do Rio e para Niterói. 

PF do Vegan Ti Burger: sanduíche com burger de arroz e feijão (Foto: reprodução Instagram/@veganti_burger)

Vegan Ti Burguer
A empreitada no modelo fast food é do Thiago Veganti, que possui ainda o restaurante Vegan Ti, tudo à base vegetal. O braço da marca que vende hambúrgueres é muito importante para quebrar a ideia de que vegano é tudo natureba.

Por ali é possível encontrar três tipos de sanduíches: o PF, feito com burger de arroz e feijão e maionese azul; o Baile da Jaca, com jaca desfiada na chapa; e o Maré, com tofu marinado e empanado. Há opções de combos e bebida da casa.

Rua Fernandes Guimarães, 99 – loja A – Botafogo. Apenas delivery e retirada, com encomendas no site.

Leia mais:
10 deliveries no Rio de Janeiro para todos os paladares
Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Emídio, no Rio de Janeiro
5 lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

Galeto Sat’s
Coração, pão de alho, chope…O Galeto Sat’s tem uma variedade de comidas e bebidas com a cara da boemia carioca. Ideal para bebericar uma cerveja gelada e petiscar com a família e amigos.

Rua Barata Ribeiro, 7 – Loja D – Copacabana. Delivery de comida pelo iFood; Rappi e Uber Eats ou pelos telefones: (21) 2266-6266 / (21) 2275-6197 / (21) 2543-8841 

Esfihas folhadas e recheadas do Amir Restaurante (Foto: reprodução Instagram/@amirrestaurante)

Amir Restaurante
Sou muito fã de comida árabe e lá é meu porto seguro quando bate aquela vontade. Os kibes fritos e o sanduíche berinjela veggie no pão árabe são as pedidas certas mais vendidas, mas também há saladas, combinados, mix de pastas e pratos clássicos árabes.

Rua Ronald de Carvalho, 55 – Copacabana. Delivery via iFood e entrega própria. Tel: (21) 2275.5596 / 2275.4488

Arroz jollof, com frango e banana, do Afro Gourmet (Foto: reprodução Instagram/@restauranteafrogourmet)

Afro Gourmet
A Dandara Batista, chef do Afro Gourmet, faz vários pratos que amo. Mas tem um que é curioso porque eu mesma faço:  a moqueca de banana. A dela é completamente diferente da minha, e é maravilhosa. É engraçado ver como cada um faz de um jeito.

Além desta pedida, há também os ótimos bobó de camarão, bobó de cogumelos – prato vegano com farofa de dendê e arroz branco – e o arroz jollof, prato nigeriano com arroz cozido em molho de tomate, páprica e especiarias que acompanha coxinha de frango e banana da terra fritas.

Rua Barão do Bom Retiro, 2316 – loja A – Grajaú. Delivery via Ifood Uber Eats e pelos telefones: (21) 34897454 / 981521323

Mais Recentes da CNN