Onde os chefs comem? Com Lourdes Medeiros, em São Luís do Maranhão

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia
Chef Maria de Lourdes da Silva Medeiros (Foto: divulgação)

A maranhense Maria de Lourdes da Silva Medeiros, nascida na cidade de Lagoa da Pedra, tem uma história antiga com a gastronomia. Logo aos seis anos de idade já ficava na barra da saia da mãe interessada no cheirinho da panela do fogão. Na adolescência, quando se mudou para São Luís, a história não foi diferente: sua curiosidade pelos produtos, pelo modo de preparo e pelas cores e sabores foi sendo aguçada com o tempo.

Em 2016, a cozinheira concluiu sua formação em gastronomia e também fez cursos e estágios em outras cidades, como no Mondo Gastronômico, em São Paulo. Assim, resgatando suas raízes maranhenses, passou a respeitar e a amar a culinária litorânea com suas influências açorianas típicas de onde veio.

Chef profissional e gourmet, ela alia sabores e texturas que se complementam, a exemplo do suculento arroz de cuxá com camarão rosa e lagostim servido junto de um peixe na folha de bananeira assado na churrasqueira que preparou para Daniela Filomeno em sua passagem pelos Lençóis Maranhenses. Atualmente, Lourdes comanda seu restaurante homônimo no Centro Empresarial Queiroz Center, em São Luís, além de ser chef para eventos particulares.

Fora da cozinha, Lourdes Medeiros também aprecia restaurantes em São Luís e pratos que priorizam o que há de mais fresco na região. A seguir, ela compartilha seus pontos favoritos da capital:

Leia mais
Saiba tudo sobre os Lençóis Maranhenses
Delivery: os melhores de São Luís, no Maranhão
Onde os chefs comem? Com Junior Lisboa, no Maranhão

Azu Restaurante

Costumo frequentar o Azu Restaurante porque o chef Ednaldo Coelho é talentosíssimo. A cozinha é voltada à culinária japonesa e contemporânea, em que os pratos são frescos e maravilhosos. Ceviches, rolls, yakisobas e entradinhas especiais, como a pipoca de camarão e tartar de caranguejo, são algumas das delícias servidas por ali. O ambiente do local, com cores leves e frescas, também é muito agradável.
Champs Mall, Avenida Ivan Loureiro, Ponta D’Areia nº 4. Tel: (98) 98192-5721. Delivery via app e WhatsApp.

Ferreiro Praia

cupim ferreiro praia sao luis do maranhao
Cupim do Ferreiro Praia, servido com couve crocante, purê de batata e farofa de bacon (Foto: divulgação)

O Ferreiro Praia é um restaurante especializado em frutos do mar, alimentos que amo demais. Mas um dos melhores pratos deles é um cupim cozido em baixa temperatura, servido com purê de batata doce, farofa de bacon e couve crocante, simplesmente perfeito! Além disso, costela de porco, robata de salmão e risoto de moqueca com lagosta também estão entre os bons pratos. O ambiente é moderno e aconchegante e o atendimento é ótimo.
Champs Mall, loja 7 E, Avenida Ivan Loureiro, Ponta D’Areia nº 4. Tel: (98) 99126-1167 e 3015-3760. Delivery via iFood.

O Capote da Raposa Restaurante

O Capote Restaurante, em Raposa, a cerca de 27 km de São Luís, é um restaurante simples, com atendimento descontraído e delicioso, especializado em mariscos e grelhados. Por ali, a anchova, a lagosta e o camarão, todos grelhados, são alguns dos destaques. E, claro, a cerveja, que é sempre muito gelada!
Avenida Principal, nº 3, Bom Viver, Raposa. Pedidos e informações via telefone: (98) 3229-1783 e WhatsApp: (98) 98709-9003

Restaurante Thai

Especializado na cozinha contemporânea e japonesa, o Restaurante Thai é comandado pelo chef Wagner Velasco, que serve uma comida sofisticada, a exemplo do Salmão Teriyaki servido com panachè de legumes e gohan (arroz japonês), a picanha com farofa de banana e o bacalhau é um dos meus favoritos. O ambiente é lindo, o atendimento é atencioso e oferecem uma carta de vinho bem diversificada.
Golden Shopping Calhau, Avenida dos Holandeses, nº 200, Calhau. Tel: (98) 99192-5901 / 3190-4986. Delivery via iFood.

Grand Cru

O Grand Cru é um bistrô muito bom na cidade. Gosto do tartar de filé mignon e o bacalhau, servido em diferentes versões. Além disso, costumo frequentar a casa porque minha amiga Morgana Mendonça canta lá aos finais de semana, em que interpreta canções internacionais, jazz, bossa nova e MPB. Super indico!
Avenida dos Holandeses, 1 – Ponta D’areia. Delivery via WhatsApp: (98) 9224-4062. 


Mais Recentes da CNN