Onde os chefs comem? Com Carlos Leiva, da Osteria Nonna Rosa, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Foto do Chef Carlos Leiva, do Osteria Nonna Ros
Chef Carlos Leiva (Foto: divulgação)

Fã das mais diversas cozinhas, como revelam suas dicas nesta coluna, o chef Carlos Leiva possui uma família com talento nato à frente dos fogões. O profissional, que comanda a Osteria Nonna Rosa, na capital paulista, acredita piamente que se não tivesse um tio italiano e uma avó portuguesa tão bons cozinheiros não teria desafiado os pais ao inscrever-se na faculdade de gastronomia. Dezoito anos depois, porém, o chef tem certeza que venceu o desafio.

Formado pelo Senac Campos do Jordão, Leiva consolidou sua carreira junto de uma bagagem diversificada ao longo dos anos. No início, passou mais de um ano no renomado restaurante Eleven, em Portugal, e, depois, mais de sete anos como chef executivo do EAU, no Hotel Hyatt São Paulo.

Após o período na unidade da rede hoteleira, o profissional foi head chef por quatro anos no Jamie’s Italian Brasil, filial do renomado chef britânico Jamie Oliver. Ele entrou para o Nino Cucina em 2018, e, de subchef, assumiu a inauguração, chefia e sociedade no Nonna Rosa em agosto de 2019.

Ali, quase que num esconderijo na Rua Padre João Manuel, pode-se encontrar uma cozinha italiana clássica em um ambiente casual e acolhedor. O espaço intimista possui paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, além de uma cozinha distinta, comandada por Leiva.

Leia mais:
Onde os bartenders bebem? Com Ricardo Takahashi Paulon, do Beefbar, em São Paulo
Como a cerveja se tornou popular no Brasil
Guia do Hambúrguer compartilha seus deliveries prediletos

Fora do dia a dia do restaurante, o chef também prestigia outros estabelecimentos pela capital paulista e divide abaixo os seus pratos prediletos – que vão desde o hambúrguer até o bobó de camarão, típico da culinária afro-brasileira:

  • Z Deli

Foto do sanduíche Pastrami Roll, do Z Deli, em São Paulo
Hot Pastrami do Z Deli, sanduíche que leva pastrami quente cortado na faca, saladinha de pepino, dill e maionese (Foto: Lucas Terribili)

No quesito hamburgueria, recomendo o Z Deli. Desde a primeira vez que fui me agradou muito. Nas unidades, a equipe realiza uma mistura boa de sabores, tem produção própria e serve um pastrami sensacional. A unidade de Pinheiros é uma das mais conhecidas, mas há outras unidades e braços do negócio espalhados pela capital.
Consulte as unidades aqui. Pedidos via Rappi.

  • Vicolo Nostro

Couvert com pães artesanais do Vicolo Nostro
Couvert com variedade de pães artesanais do Vicolo Nostro (Foto: reprodução/Instagram)

Depois do Nonna Rosa, o Vicolo Nostro é um dos italianos que mais gosto. O ambiente é muito aconchegante, localizado numa antiga fábrica de produção de pães. O couvert cheio de pães artesanais é de dar água na boca e os pratos possuem combinações clássicas e uma apresentação moderna.
Rua Jataituba, 29, Brooklin. Delivery via WhatsApp: (11) 94055-1562.

  • Tordesilhas

Foto do bobó de camarão servido pelo Tordesilhas
Bobó de camarão servido no Tordesilhas, uma das delícias da culinária brasileira encontradas por lá (Foto: Lucas Terribili)

O Tordesilhas é um dos meus restaurantes prediletos na cidade para comida brasileira. Desde a feijoada até o bobó de camarão, feitos com maestria, os pratos representam muito bem o que é nosso. A casa tem 30 anos de trabalho e pesquisa dedicados à gastronomia e a cultura do país.
Alameda Tietê, 489 – Jardins. Delivery via iFood.

  • Nakka

Duplo jo do Nakka, em São Paulo
Dupla de jo de atum com foie gras do Nakka (Foto: reprodução)

Sempre concorrido, o Nakka é minha dica de restaurante japonês em São Paulo. Ali há boa variedade, ótima qualidade e apresentação impecável dos pratos. As duas unidades, nos Jardins e no Itaim, são igualmente lindas.
Rua Padre João Manuel, 811 (Jardins) e Rua Pedroso Alvarenga, 890 (Itaim Bibi). Delivery via site.

  • Confeitaria Dama

Foto do mil folhas tradicional da Confeitaria Dama
Mil Folhas tradicional da Confeitaria Dama (Foto: Antonio Rodrigues)

Já que é para colocar “o pé na jaca”, a Confeitaria Dama é um dos lugares que amo comer bons doces. Uma ópera ou um belo mil folhas…tanto faz, acompanhado de um café espresso qualquer um cai muito bem.
Consulte as unidades aqui. Delivery via iFood, WhatsApp: (11) 97095-3888 e site. Compras também pelo e-commerce.