por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Bruno Hoffmann, do Caos Brasilis, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Bruno Hoffman comanda a cozinha do Caos Brasilis, na Vila Madalena, em São Paulo
Chef Bruno Hoffman comanda a cozinha do Caos Brasilis, na Vila Madalena, em São Paulo Brejo/Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Nascido e criado na capital paulista, Bruno Hoffmann foi buscar lá fora sua motivação para comandar as panelas aqui no Brasil. Formado em gastronomia, ele fez as malas quando tinha 20 anos com destino à Itália, onde trabalhou no Al Castello di Alessandro Boglione, na região de Alba, na província de Piemonte.

Em solos brasileiros, teve passagem por algumas casas em São Paulo, como o Vito e o V.E.R.A. Em 2020, foi um dos integrantes da segunda temporada do reality culinário “Mestre do Sabor” (TV Globo), em que seu prato de apresentação foi um tortelli de queijos brasileiros com tomate e azeitona.

Foi em 2021 que veio com um projeto solo: em setembro, o chef inaugurou o Caos Brasilis, restaurante na Vila Madalena que apresenta uma comida brasileira fora do óbvio, divertida e saborosa, como o próprio nome evoca.

Entre os pratos, o tortelli que apresentou no reality se faz presente ao lado de criações interessantes, como o tacacá burguer de porco e camarão com molho tártaro de tucupi e jambu.

Fora de seus projetos e da cozinha do restaurante que comanda, Bruno prova outros sabores pela cidade e conta quais são suas casas favoritas em São Paulo:

JoJo Ramen

Uma das casas mais conhecidas de ramen de São Paulo. O JoJo Ramen, no Paraíso, nasceu para seguir as tradicionais receitas feitas no Japão. O legal é que ao invés de importar o macarrão, a casa importou a máquina que o produz. Assim, tudo é feito artesanalmente.

Do menu, minhas preferências vão para o Karaage, frango frito com tempero japonês, repolho e molho da casa, e o JoJo Ramen Shoyu, com shoyu orgânico e de fermentação natural e que leva topping de folha de alga nori, brotos de bambu e um chashu (fatia de carne de porco marinada no shoyu, levemente defumada).
Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso, São Paulo – SP. Delivery via site.

Komah

Yukhoe do Komah: steak tartare coreano de alcatra, gema curada e pera asiática compõem o prato/Foto: Rubens Kato

Das mãos do chef Paulo Shin e de sua equipe saem pratos coreanos com toques autorais e contemporâneos.

Localizado na Barra Funda, o Komah serve desde especialidades, como o Yukhoe (steak tartare coreano com miolo de alcatra, gema curada e pera asiática), até pratos executivos no almoço (suspenso por enquanto por conta da pandemia) e menu degustação.

Não consigo definir um prato que gosto mais: o menu completo me agrada em todos os sentidos.
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3392-7072. WhatsApp: (11) 93354-0746. Delivery via iFood.

Z Deli Sandwiches

Pastrami Fries do Z Deli, em SP
Pastrami Fries do Z Deli, que leva pastrami desfiado, queijo fundido, sour cream e cebolinha por cima das batatas fritas/Foto: Lucas Terribili

O Z Deli é uma das hamburguerias mais conhecidas e celebradas da capital paulista. Eles têm unidades em Pinheiros, no centro e nos Jardins – e uma história de quase 4 décadas na cidade.

Negócio de origem judaica, o pastrami e a mostarda da casa são ingredientes que marcam o cardápio. Do Z Deli, destaco a Pastrami Fries (fritas com casca, pastrami desfiado, queijo fundido, sour cream e cebolinha) e o sanduíche de roast beef.
Unidades em Pinheiros, no Centro e nos Jardins. Endereços e delivery via site.

Tan Tan Noodle Bar

O Tan Tan Noodle Bar é um dos izakayas mais badalados de São Paulo. Situado no bairro de Pinheiros, serve delícias da culinária asiática e drinques bem elaborados em um ambiente sofisticado.

Do cardápio, que possui entradas para compartilhar, ramens e especial do dia, destaco o Katsu Sando – tradicional sanduíche japonês com porco empanado.
Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (011) 2373-3587. Delivery via Rappi.

Leggera Pizza Napoletana

Pizzas napoletanas assadas em forno de lenha a 450°C da Leggera, com uma unidade em Perdizes e outra nos Jardins/Fotos: divulgação

Quando o assunto é pizza individual, uma das minhas melhores opções é a Leggera Pizza Napoletana. As pizzas da casa são assadas em forno a lenha com temperatura a 450°C, de massa leve e fermentação natural.

Do cardápio, não consigo definir apenas uma: qualquer pizza é um acerto, amo todas! Os carros-chefes são os sabores La Divina Commedia, pizza branca (sem molho de tomate), que leva muçarela de búfala, provolone defumado, linguiça curada picante, manjericão, cebola-roxa caramelada, parmesão e azeite.

A clássica Margherita Verace também está entre os pedidos: leva molho de tomate, orégano, muçarela de búfala, parmesão e azeite.
Rua Diana, 80 – Perdizes, São Paulo – SP. Delivery via WhatsApp: (11) 3862-2581 e iFood / Rua Capitão Pinto Ferreira, 248 – Jardins, São Paulo – SP. Delivery via WhatsApp: (11) 3884-6585 e iFood.


Mais Recentes da CNN