Onde os chefs comem? Com Ana Jabur, do Mesa da Ana, em Fernando de Noronha

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ana Jubur, do Mesa da Ana, em Fernando de Noronha
A chef Ana Jabur, que comanda o Mesa da Ana, pequeno e íntimo restaurante em Fernando de Noronha (Foto: acervo pessoal)

A chef Ana Jabur trocou as areias do Rio de Janeiro pelas belas e premiadas praias de Fernando de Noronha, arquipélago pernambucano a 545 km de Recife. Antes de se mudar há dez anos para o paraíso brasileiro, Ana morou por oito anos em Paris, onde frequentou a renomada escola de culinária Le Cordon Bleu. Nesse período, ainda ficou por sete meses em Barcelona.

Mas foi na terra pernambucana que ela começou a receber amigos para jantares casuais. As delícias servidas em sua casa logo viraram sucesso entre os que frequentavam o local. Crescendo espontaneamente, a carioca deu um passo a mais e criou o próprio restaurante na ilha. O menu é surpresa, sempre com o que tem de mais fresco no dia.

Assim, ir no Mesa da Ana é mais do que ir num restaurante: seus pratos proporcionam uma verdadeira experiência gastronômica. A decoração do pequeno e charmoso local fica por conta de Rock Lima, seu marido, artista que trabalha com material reciclado.

Longe das criações diárias, Ana também frequenta outros restaurantes em Noronha e compartilha seus pratos prediletos. Confira:

Leia mais
Os melhores locais para comer e beber em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha: hospedagens para curtir o melhor do arquipélago
CNN Viagem & Gastronomia: veja como preparar o ‘peixe da Dani’, feito em Fernando de Noronha

Fernão El Loco

Polvo Esperando Paulinha do Fernao El Loco, em Fernando de Noronha
Polvo Esperando Paulinha do Fernão El Loco, prato servido com alho assado, azapar, pimentão, presunto cru e hollandaise (Foto: Wagner Ramos)

É um restaurante novo, super legal, que serve tapas e drinks. O Fernão El Loco fica na Pousada do Marcílio, eles tem até aquário de ostras. Ali servem um prato incrível chamado Esperando Paulinha, que é um polvo. Ele é caramelizado, servido com alho assado, hollandaise, e vem ainda com presunto cru. É imperdível!
Rodovia Miguel Arraes de Alencar. Tel: (81) 99505-7762.

Pousada Teju Açu

A Pousada Teju Açu é linda, charmosa e tudo é delicioso. Eles têm um camarão selvagem que na verdade é um risoto de cogumelo com bacon. Tem um toque de abacaxi e um super camarão, uma verdadeira miscelânea de sabores que funciona muito bem.
Estrada da Alamoa, s/n – Boldró. Tel. reservas: (81) 3619-1369 ou (81) 3619-1277.

Nannai Solar dos Ventos

Nannai Noronha deck piscina
Deck de madeira do Nannai, com vista privilegiada para o mar de Noronha (Foto: divulgação)

Vale muito a experiência de ir no período da tarde no Nannai, sentar, tomar um drinque e comer um filé de agulha empanado com a vista maravilhosa da pousada. O filé de agulha é bem sequinho e saboroso.
Rodovia BR-363 – Vila Do Sueste. Tel: (81) 8690-0903.

O Pico

Hambúrguer O Pico Noronha
Hambúrguer Pico 85, d’O Pico Noronha (Foto: divulgação/O Pico)

É um restaurante maravilhoso! O chef d’O Pico é o Théo Chahinian, um francês, e eles fazem um hambúrguer todo de maneira artesanal. O hambúrguer do Pico 85 vem no pão de brioche com blend de carne da casa, servido ainda com coalho maçaricado, um bacon crocante e molho relish. É muito gostoso e ainda tem um toque de curry.
Praça dos Remédios, s/n. Tel: (81) 3619-1377.

Barraca da Dona Graça

É um bar bem simples, na Praia do Porto. O marido da Dona Graça, o Danda, é pescador, então eles sempre têm um peixinho fresco, honesto e gostoso. Vale provar o caldinho de polvo! Vou muito lá e o local é uma boa pedida para crianças também.
Barraca da Dona Graça, Praia do Porto.