Onde os chefs comem? Com Amanda Vasconcelos, da Casa Tucupi, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia

Inquieta e criativa, Amanda Vasconcelos foi parar na cozinha por acaso. Nascida em Rio Branco, Acre, a jovem mudou-se para São Paulo em 2011, para cursar Arquitetura. A saudade da comida de casa fez com que ela se aventurasse na cozinha e, com ingredientes enviados por seu pai, começou a preparar clássicos acreanos. Depois de apresentar a gastronomia do seu estado aos amigos paulistanos – e receber muitos elogios – decidiu fazer eventos, até que foi convidada a assumir por dois meses a cozinha do Mirante 9 de julho. Os dois meses viraram três e, passado esse tempo, ela decidiu abrir um espaço físico para servir essas e outras receitas autorais preparadas com os ingredientes de lá. Inaugurou então, em março de 2018, a Casa Tucupi, no bairro Vila Mariana, espaço no qual exerce com maestria o papel de anfitriã e também exercita outras facetas, como a de agitadora cultural, através das exposições rotativas, e de joalheira, na escola de ourives localizada no andar superior.

Bolovo de Baixaria por Amanda Casa Tucupi
Bolovo de Baixaria, da Casa Tucupi

Casa do Araújo

A Casa do Araújo é uma casa pequena na Vila Mariana, de um amigo meu, que faz jantares toda sexta e sábado, apenas com reservas. Sempre que janto por lá peço a porção de camarão, que é muito boa.

Endereço divulgado apenas na hora da reserva.

Bahn Mi
Um restaurante vietnamita autêntico, que também é de meus amigos, e te faz viajar sem sair de SP. Eu adoro o Goi Cuón (GỎI CUỐN), os famosos rolinhos vietnamitas em folha de arroz, recheados com camarão. Na realidade, eu gosto de todo o cardápio, então é difícil escolher: nesse calor, não deixe de pedir a salada fria (BÚN THỊT NAM BỘ).

Rua Dr. Seng, 44 – Bela Vista, São Paulo – SP / Clique aqui para delivery.

Leia mais:
Restaurante Cepa, a joia gastronômica do Tatuapé
5 restaurantes orgânicos e saudáveis em São Paulo
5 séries para apaixonados por gastronomia 

Barú Marisqueria 

Barú Marisqueria oferece porções para compartilhar (foto: Tina Bini)

Ceviches, peixes e frutos do mar de primeira em uma galeria na Rua Augusta. Eu gosto de ir com um grupo de pelo menos 4 pessoas, assim dá para pedir o cardápio inteiro, experimentar tudo enquanto compartilhamos as porções.

Rua Augusta, 2542 – Cerqueira César, São Paulo – SP

Quinto Pecado
O Quinto Pecado é um café bem charmoso na Vila Mariana. Eu gosto muito dos doces, principalmente da Cheesecake. De salgado, eu gosto do Pastel de cebola com queijo. Uma delícia.

Rua Áurea, 259 – Vila Mariana, São Paulo – SP / Clique aqui para delivery.

Let’s Beer
Como o nome entrega, este é um bar especializado em cervejas artesanais. Minha dica é sentar no balcão e pedir as sugestões de cerveja para o Guto, sempre muito simpático. Para acompanhar, peça o Gorgonbola, um bolinho de queijo gorgonzola dos deuses!

Rua Joaquim Távora, 961 – Vila Mariana, São Paulo – SP / Clique aqui para delivery.

Mais Recentes da CNN