Janaína Rueda ganha American Express Icon Award 2020

Janaína Rueda, chef-proprietária do A Casa do Porco e O Bar da Dona Onça, foi eleita a vencedora do American Express Icon Award 2020

Chef Janaina Rueda (Foto: divulgação)

O reconhecimento, apresentado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, homenageia um indivíduo que fez uma contribuição notável para a indústria de restaurantes e usou seu perfil como chef para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas. Este ano, Janaína Rueda será a homenageada na Latin America’s 50 Best Restaurants, que será apresentado em 3 de dezembro.

O American Express Icon Award 2020 é o primeiro de uma série de prêmios especiais anunciados antes da cerimônia virtual, que revela a lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020. Os prêmios visam apoiar o setor em toda a região em um dos momentos mais desafiadores para a indústria global de restaurantes. O prêmio reflete seu compromisso com a comunidade, desde a campanha por merenda escolar saudável e gastronomia inclusiva até a mobilização de líderes da indústria em torno dos esforços de combate à Covid-19 e ajuda a comunidades vulneráveis durante a pandemia. “É muito gratificante e emocionante ser reconhecida por um prêmio como este. Espero que este espaço ajude a sensibilizar para temas mais importantes, como o debate sobre a diversidade e a procura de uma gastronomia cada vez mais inclusiva e democrática. É nosso papel, como representantes do setor alimentício, apoiar os mais vulneráveis, especialmente neste momento de pandemia. A hora de mudar é agora”, afirma Janaína.

Quando Janaína e seu marido, Jefferson, foram forçados a fechar seus restaurantes – incluindo o carro-chefe, A Casa do Porco, sexto no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants 2019 – devido à nova pandemia da Covid-19, eles rapidamente perceberam que, sem o apoio governamental adequado, milhões dos trabalhadores de restaurantes em todo o Brasil corriam risco de desemprego. Em resposta, Rueda ajudou a unir cerca de 1.000 chefs e funcionários do setor de hospitalidade de todo o país. Seus esforços para exigir apoio financeiro vital do governo brasileiro levaram à coordenação de uma série de postagens ‘SOS’ no Instagram, formando uma frente unida de figuras do setor. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para conter ainda mais demissões e evitar mais desemprego em todo o país.

Confira abaixo o vídeo do canal do 50 Best Restaurants TV, comandado pela Janaína:

Além desses esforços, Janaína transformou seu restaurante casual, O Bar da Dona Onça, em um centro de distribuição que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e entrega itens essenciais às comunidades mais vulneráveis do centro de São Paulo. Além do A Casa do Porco e Dona Onça, o casal também é dono da Hot Pork, um quiosque de fast-food que vende cachorro-quente orgânico em embalagens biodegradáveis por 2 dólares cada, a Sorveteria do Centro e um laboratório no icônico prédio do Copan onde trabalham sobre novas ideias e hospedam outros chefs. Seu próximo projeto, com inauguração prevista para 2021, é a Mercearia da Cidade – uma padaria e mercearia que vende versões saudáveis e orgânicas dos pratos favoritos da casa brasileira, como iogurtes, charcutaria, pão e doces. A ideia é transformar o pequeno recanto do centro de São Paulo em polo gastronômico para todos.