por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Restaurante de comida acreana recebe chef Júnior Marinho

Casa Tucupi, restaurante de comida acreana, recebe chef Júnior Marinho em jantar harmonizado

Ouvir notícia

A cozinheira Amanda Vasconcelos convida chef Junior Marinho, seu conterrâneo do Acre, para preparar menu a quatro mãos na próxima sexta-feira, dia 29.

Beiju com rabada no tucupi desfiada e vinagrete de maxixe (Foto: divulgação)

Os dois jovens cozinheiros acreanos estão dispostos a colocar a gastronomia do Estado no radar dos paulistanos. Amanda Vasconcelos abriu, em 2018, sua Casa Tucupi para servir clássicos amazônicos e outras receitas autorais, depois de uma temporada de sucesso no Mirante Nove de Julho. Já Júnior Marinho inaugurou, no mesmo ano, o Juá, em Goiânia, e ganhou visibilidade nacional como participante do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo.

Naturais de Rio Branco, ambos se juntam na Casa Tucupi para servir um menu criado a quatro mãos e preparado com muitos ingredientes e referências regionais. Com seis etapas, o menu sai a R$180 sem harmonização ou por R$280, harmonizado pelo Escanção Central, projeto dos sommeliers Camila Braz e Rafael Schuw com vinhos, cachaça e aluá (fermentado de abacaxi) de pequenos produtores e manufaturas.

Bolovo de baixaria com maionese de tucupi e vinagrete de tomate e cebolinha (Foto: divulgação)

Abrem o menu duas entradas com ingredientes típicos da Amazônia: o Pirarucu à casaca, preparado por Junior com o peixe defumado, crocante de cebola, tartare de banana frita e mel e o Beiju com rabada no tucupi desfiada e vinagrete de maxixe, servido na folha de bananeira, sugestão de Amanda. Na sequência, cada um revisita clássicos do dia-a-dia do Acre à sua maneira: ele prepara o Bolinho cremoso de Baião de Dois com maionese de pimenta de cheiro defumada, enquanto ela serve o Bolovo de baixaria com maionese de tucupi e vinagrete de tomate e cebolinha, releitura do prato de café da manhã mais clássico do Estado, que normalmente reúne carne moída, cuscuz de milho, ovo com gema mole e a mesma vinagrete.

Nos principais, Júnior sugere o Ancho serenado com pirão de leite com natas, tropeiro de cuscuz e roti de rapadura e Amanda a Costelinha de tambaqui com melado de tucupi, purê de mandioquinha e quiabo grelhado. Nas sobremesas, ele serve o Bombom de Cupuaçu, preparado com um crumble de castanha, caramelo de cupuaçu com um toque de flor de sal e mousse de leite com baunilha do cerrado e chocolate, enquanto ela convida os presentes a celebrarem seus 30 anos, completos no dia anterior, com o Bolo de aniversário da Amanda (pão de ló com mousse de cajá e gananche de castanha do Brasil). Afinal, um encontro desses só poderia acabar em festa!

Atendendo apenas 35 clientes, é necessário reservar antecipadamente via telefone (11) 94241-2232.

Casa Tucupi 

R. Maj. Maragliano, 74 – Vila Mariana, São Paulo / Tel.: (11) 94241-2232.

Mais Recentes da CNN