por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

A Casa do Porco reabre hoje em São Paulo

Restaurante terá reservas antecipadas e lugares ao ar livre com ‘ocupa rua’

Ouvir notícia
Sushi de papada de porco de Jeffin Rueda (Foto: Daniela Filomeno)

Com protocolos de biossegurança chancelados pelo Incor, Grupo Rueda reabre hoje seus restaurantes A Casa do Porco, Dona Onça, Hot Pork e Sorveteria do Centro, todos no Centro de São Paulo. A Casa do Porco terá reservas antecipadas e lugares ao ar livre com ‘ocupa rua’

Melhor restaurante do país e o único brasileiro entre os 50 melhores do mundo, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, A Casa do Porco Bar volta a receber clientes hoje depois de cinco meses fechada. A reabertura da casa de Jefferson e Janaína Rueda no Centro de São Paulo acontece com lugares ao ar livre, marcando a estreia oficial do Ocupa Rua, projeto-piloto fruto de parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a jornalista Alexandra Forbes, a Metro Arquitetos e o casal de chefs.

Todo o planejamento de reabertura teve consultoria do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC FMUSP) que auxiliou na implantação e certificação de todos os protocolos voltados para a segurança e saúde adotados pelo grupo Rueda, que também inclui o Bar da Dona Onça, Hot Pork, Sorveteria do Centro e, agora, uma “cozinha transparente” exclusiva para entregas.

“café da Manhã” do menu degustação d’A Casa do Porco (foto Daniela Filomeno)

Disponibilização de álcool em gel 70% em todo o ambiente, mesas alternadas com distância de segurança de dois metros, uso e troca regular de máscaras por todos os funcionários, cardápios desinfetados com álcool líquido 70% a cada uso, máquinas para pagamento envelopadas em filme plástico e higienizadas a cada uso e manutenção preventiva regular do ar condicionado são algumas das medidas adotadas.

Ocupa Rua

A novidade está do lado de fora. A Casa do Porco reabre como piloto do projeto de flexibilização do uso de espaços públicos Ocupa Rua, na Rua General Jardim. A proposta quer replicar pelo Brasil esta área externa para permitir que bares e restaurantes realizem suas atividades também nas ruas, facilitando o cumprimento das medidas de distanciamento social em período de pandemia e pós-pandemia. Além de aumentar a capacidade de atendimento dos estabelecimentos, a medida ainda torna o espaço urbano mais vivo, dinâmico e seguro, encorajando e incentivando clientes a voltarem a frequentar tais locais. E ajuda este setor que sofreu muito neste período.

Projeto por Metro Arquitetos (Imagem: divulgação)

Na primeira fase, o projeto beneficiará o trecho da República compreendido entre as ruas Major Sertório, Bento Freitas, General Jardim e Araújo, endereço d’A Casa do Porco. Só neste quadrilátero, outros 30 bares e restaurantes serão contemplados, e a ideia é que toda a cidade possa, aos poucos, ser ocupada.

Chamadas de “extensões”, as estruturas contíguas à calçada onde ficarão as mesas serão niveladas ao passeio com a colocação de placas metálicas, e vasos de concreto, com árvores e plantas da Mata Atlântica, delimitarão o espaço, protegendo os clientes nas mesas. Lavatórios e totens de álcool gel serão espalhados para garantir a constante higienização das mãos sem a necessidade de entrar no restaurante. O projeto-piloto não impede a circulação de carros e ainda assegura espaço para o trânsito de pedestres na calçada.

O Bar da Dona Onça, comandando por Janaína Rueda, também será incluído em breve no Ocupa Rua. A casa já funciona com 30% da capacidade e o Protocolo de Segurança do Grupo Rueda/Incor implantado.

Porco San Zé (Foto: Daniela Filomeno)

Serviço

A Casa do Porco Bar

Rua Araújo 124, República – São Paulo (SP). Telefone: (11) 3258-2578. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 22h; domingo, das 12h às 17h. Apenas com reserva.

Mais Recentes da CNN