por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Carlo’s Bakery abre as portas em São Paulo com paladar brasileiro

Ouvir notícia

Primeira loja da franquia do Cake Boss fora dos Estados Unidos fica no Jardins, com cardápio semelhante ao americano – com os campeões de vendas: cupcake red velvet, cannoli e lobster tail. Mas os brasileiros ganharam alguns presentes… Aos detalhes!

Cupcake red velvet ganhou dois sabores bons de briga: brigadeiro e paçoca (Foto: André Aloi)

A fila na porta entrega o sucesso: na Rua Bela Cintra, nos Jardins, em São Paulo, está a primeira loja da Carlo’s Bakery fora dos Estados Unidos. O mago dos bolos na TV, Buddy Valastro, conhecido como Cake Boss, trouxe para cá infinitas variedades do que está disponível em sua famosa rede, com 16 unidades só nas Américas.

Para agradar os brasileiros, foram desenvolvidas receitas próprias de doces – como o brigadeiro (R$ 4 cada, tradicional e recheado), cheesecake de goiabada (R$18), mousse de maracujá (R$ 15) e bolo de cenoura (R$ 15, que se chama tower, bem laranjinha), diferente do carrot cake (um dos mais vendidos nos EUA, que leva cream cheese). “O sabor deste último tem paladar que remete às festividades natalinas. Vai abacaxi, nozes, canela e cravo e é 100% fiel à receita original. Como não tinha nada a ver com o nosso, chamar este de bolo de cenoura não vale: a gente fala que é o bolo de cenoura do Buddy”.

Lobster tail tem massa supercrocante e recheio airado (Foto: André Aloi)

Ainda sob o aval do chef confeiteiro, os cupcakes de paçoca e brigadeiro chegam para bater de frente com o sucesso de vendas nos Estados Unidos, o red velvet (R$ 14). A chef executiva da confeitaria, Marília Lefosse, comenta a preocupação em se adaptar a fim de atender o público brasileiro, bastante crítico. “Os cupcakes não tinham recheio, mas estamos mudando para acatar as sugestões dos clientes. Se você for à loja deles lá fora, usam buttercream – algo que o brasileiro não está acostumado”. Para comer, deve-se partir o cupcake no meio e inverter a cobertura, transformando-o em uma espécie de sanduíche.

Os tamanhos também vão ganhando peso ideal para consumo. A novidade mais recente é um tiramissu, outro pedido dos já assíduos. Outros campeões de venda são o cannoli – nos sabores tradicional (que leva uma bebida), Nutella, brigadeiro e caramelo – e o lobster tail (R$ 14 cada), com massa supercrocante e um creme mais airado, que lembra chantilly. Os produtos são todos finalizados na loja, mas as bases saem da fábrica, em Pinheiros. A loja foi oficialmente inaugurada no início de fevereiro, com uma visita surpresa do Cake Boss. Lá, também é possível encomendar bolos: de vitrine (R$199) e decorados (R$249) – com média de 2,3 kg.

Cannolis são os campeões de vendas! Além do tradicional, tem sabores de caramelo, brigadeiro e Nutella

O soft opening foi movimentado, mas agora o fluxo de pessoas está normalizado, e logo os visitantes terão mesinhas para sentar e dispensar um tempo, experimentando a variedade de doces de Buddy e sua turma. A franquia brasileira ainda está entendendo seu público, mas nas próximas unidades já deixará de lado o conceito “grab and go” (pegar para consumir em casa), tão forte lá fora. Confira o menu:


Versão brasileira
Dois dos ingredientes essenciais, que são a base de produtos da franquia, foram desenvolvidos na própria fábrica da marca, em São Paulo: a ricota e a farinha. Para fazer essa adaptação ao paladar dos brasileiros e, também, para passar pela aprovação do Cake Boss, uma equipe vem dos Estados Unidos para testar e provar, inclusive a cadeia de produtores e fornecedores. “Não foi nada que a gente quis. Foi tudo construído em conjunto”, explica Marília. “A gente tenta, ao máximo, se aproximar do cardápio original. Mas tem muita coisa de matéria-prima que lá é permitido, aqui não (pela vigilância)”.

Fantástica fábrica
Para atender a demanda, a Carlo’s Bakery produz em média 20 mil produtos por dia em uma fábrica de 450 metros quadrados, com sede em Pinheiros. Lá, Rick Zavala, ganhador do reality show “Batalha dos Confeiteiros” 2015 (TV Record e Discovery Home & Health), confeita os bolos artesanais sob encomenda. Na unidade dos Jardins, a fachada rústica (no melhor estilo da pioneira bakery de Hoboken, Nova Jersey) chama a atenção com vitrines recheadas de bolos e doces coloridos. Ali, pode-se comprar souvenirs da marca Cake Boss, como squeeze (a partir de R$45), canecas de cerâmica (R$69), e aventais (R$ 89).

Todo o cardápio tem o aval de Buddy Valastro, o Cake Boss

Rua Bela Cintra, 2182, Jardins – São Paulo/SP/ Tel.: (11) 2306-9448 / A loja abre todos os dias das 10h às 21h.

Mais Recentes da CNN