por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Sabores da Amazônia no Capim Santo, em SP

Chef Morena Leite recebe chefs paraenses para menu da floresta, unindo características dos dois Estados

Ouvir notícia

Chef Morena Leite recebe chefs paraenses para menu da floresta, unindo características dos dois Estados

A marca registrada do restaurante Capim Santo sempre foi aliar ingredientes e temperos brasileiros a técnicas internacionais. E essa é a proposta da chef Morena Leite ao se unir com os chefs paraenses Ofir Oliveira e o chocolatier César de Mendes, criando o “Menu da Floresta”, uma homenagem à culinária do Estado do Pará e uma viagem sensorial pelos sabores amazônicos.

capim-santo-sabores-da-amazonia

Como entradas, as dicas são os petiscos pata de caranguejo, croquete de pato e voil au vent de banana com surubim. Como pratos principais, os chefs propõem o Caribé (caldo da caridade, feito com farinha, água e espinhaço de peixe) e o Peixe à Capitoa (robalo com molho arubé – tucupi, lula e polvo frescos, servido com arroz). O chef Ofir Oliveira atua há mais de 30 anos no resgate, valorização e divulgação da culinária amazônica. Uma das curiosidades dessa culinária é o Caribé. O prato é uma espécie de mingau consumido pelos índios em cuias e que é considerado um soro revitalizante, capaz de abrir o apetite, aquecer a alma e ativar a circulação. Não é à toa que o chef Ofir brinca chamando o prato de “Viagra da Amazônia”.

Para finalizar, o bolinho de castanha-do-Pará fresca com creme intenso de chocolate do Jari. Sobremesa feita com amêndoas de cacau selvagem da Floresta Amazônica e produzidas de forma sustentável pelo chocolatier César de Mendes, em parceria com as comunidades e populações tradicionais. De Mendes é um explorador da Amazônia e sempre parte em expedições para descobrir variedades selvagens e qualidades sensoriais e sabores frutados que só existem na floresta.

bolinho-castanha-capim-santo

O menu fica disponível apenas até o dia 19 de dezembro, durante o jantar, no restaurante Capim Santo, nos Jardins, no valor de R$ 110,00 por pessoa.

Fotos: Divulgação

Serviço

Capim Santo

Al. Ministro Rocha Azevedo, 471 – Jardins

São Paulo – SP

Tel: 11 3089-9500

Mais Recentes da CNN