por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os bartenders bebem? Com Thiago Toalha, do Le Jazz Petit em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Thiago Toalha, head-bartender do Le Jazz Petit, abre o jogo!

Ouvir notícia

O ano era 2005 e Thiago Toalha havia acabado de completar 18 anos. O jovem ganhou um curso do Governo de São Paulo, e dentre as opções existentes, decidiu estudar o serviço de salão e coquetelaria. Ao final de seis meses, ele, que na época, morava no Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, não conhecia ninguém que pudesse encaixá-lo no ramo, então foi trabalhar com T.I. . Anos depois, em 2012, finalmente um amigo da área convidou-o para fazer parte de seu time de bar. Ele, que nunca havia atuado na profissão, topou prontamente e começou por onde todo bartender começa: no barback. O fascínio foi imediato: a interação com as pessoas, o poder do bartender de mudar o dia, e às vezes, até a vida dos clientes. Para Thiago, estar atrás no balcão vai muito além de apenas fazer coquetéis.

Passou por bares e botecos da Vila Madalena, como o Quitandinha, o Boteco Praça Madalena e Dona Nina. Em 2014 foi para um bar temático de motos na zona norte, o Rocket Riders. Em 2015, voltou para a Vila Madalena trabalhando no Nola Bar, onde atuou por 4 anos. Em 2018, entrou para time do Le Jazz, integrando a equipe do Le Jazz Petit, que assumiu em fevereiro de 2020 como chefe de bar. Seus estudos misturam técnica, a busca de novas referências em outros bares de São Paulo e a troca com os chefs de cozinha do próprio Le Jazz. É dessa mistura que nascem as novidades da carta do Le Jazz Petit.

“Embora eu nunca tenha perdido o hábito de tomar minha cervejinha, não posso deixar de provar a incrível coquetelaria que existe em expansão aqui em São Paulo. Assim sigo pedindo uma cerveja ou chopp da casa para acompanhar meu petisco ou jantar, e um cocktail pra namorar”, diz Thiago.

Confira a seguir os locais que o profissional mais frequenta (a maioria entrega em casa em período de fase vermelha!) quando não está atrás dos balcões:

Picco

Drinks engarrafados do Picco especiais para delivery (Foto: reprodução/Instagram)

Tem cocktails incríveis criados pelo sócio e bartender da casa, Lula Mascella, que na minha opinião é um dos melhores bartenders da cidade. Uma dica é pedir um Bitter Giusepe com bergamota, acompanhada da pizza “Kombi”, uma pizza de gorgonzola com fatias de panceta.

  • Delivery de drinks e comidas via Ifood, Rappi, Instagram, Telefone: (11) 3081-0066 e WhatsApp: (11) 99307-7651 / Rua Lisboa,  294 – Pinheiros, São Paulo – SP

Tan Tan
Seguindo a linha uma cerveja, um cocktail e um petisco, o Tan Tan é parada certa. O bar é comandado pelos bartenders Alex Mesquita, Fabio Lourenço, Manu e Yuri. Para acalentar minha noite, a pedida que faço é um Dirty Collins, cocktail que nunca saiu do cardápio, “abraçando” um Katsu Sando (sanduíche de porco). Não tem erro!

  • Delivery pelo Rappi/ Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros, São Paulo – SP

Boca de Ouro

Drink Boulevardier do Boca de Ouro, com Bourbon, vermute tinto e Campari (Foto: reprodução/Instagram)

Bar lendário aqui em São Paulo, com balcão, miúdos e coquetelaria clássica. Sempre sorridente, fica no balcão o ícone Rodrigo Rosso. E um drink já clássico do Brasil saiu deste balcão, o Macunaíma, cocktail com base de cachaça, que acompanha lindamente também um Bolovo, petisco fixo da casa e que com certeza é o melhor que já provei na minha vida.

  • Delivery de drinks pelo Ifood, Rappi e WhatsApp: (11) 4371-3933 / Takeout na Rua Cônego Eugênio Leite, 1121 – Pinheiros, São Paulo – SP

Sylvester
Frajola Souza e Leone Silva são dois dos bartenders mais queridos pelos próprios bartenders. O Sylvester é daqueles bares que você não precisa de um cardápio, é só falar como está o seu paladar e eles se viram para fazer ou criar algo pra você. Acompanhando minha cerveja e meu drink, sempre peço as porções de pastel. Saem rápido, quentinhos e bem recheados!

  • Delivery no Instagram e WhatsApp: (11) 96234-4314 / Rua Maria Carolina, 745 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP

Nos Otros
É um restaurante e bar Ibérico que nasceu no fim de 2019 e ganhou meu coração. Diego, que nunca sorri, comanda o bar. A pedida é rápida e certeira. Para acompanhar o sanduíche da casa, não há erro em pedir uma Campari Tônica. Também vale a pena o bifana tradicional, sanduíche português de lombo de porco com molho tradicional da 
casa no pão artesanal.

  • Delivery via Ifood, Uber Eats e Rappi. Take-away neste link / Rua Cônego Eugênio Leite, 727 – Pinheiros, São Paulo – SP

Mais Recentes da CNN