Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Serrano, do Bistrot Venuto, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Marcelo Serrano, bartender e mixologista do Bistrot Venuto, abre o jogo!

Foto do bartender Marcelo Serrano junto do drink Venuto

Conhecido por inovar na criação de drinques, um fato da vida de Marcelo Serrano já entrou para a história: ele é o criador da versão do Moscow Mule com espuma de gengibre. É muito devido a ele que a bebida com a espuminha virou febre e se tornou indispensável nas cartas de drinks dos principais bares de São Paulo.

Após uma experiência em estabelecimentos na Inglaterra, o bartender e mixologista retornou para o Brasil há 12 anos para comandar o balcão do MyNY Bar, que ficou famoso pelas suas inovações e por relançar a coquetelaria na capital paulista. Após as portas da casa fecharem em 2013, Serrano também fez sucesso no Brasserie des Arts, nos Jardins.

Atualmente, ele está à frente do bar do Bistrot Venuto, do qual é sócio fundador. O bar possui uma carta de drinks de sabores únicos e elaborados, com uso de ingredientes diferenciados. Confirmando sua veia criativa, os coquetéis inéditos também são fruto de uma parceria com Monica Rossetto, uma das mais conceituadas perfumistas do Brasil.

Leia mais:
Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Emídio, no Rio de Janeiro
Na Bahia, Anthony Bourdain tomou caipirinha e comeu moqueca de peixe venenoso
Onde os bartenders bebem? Com Sylas Rocha, em São Paulo

Segundo o mixologista, o encontro nasceu da vontade de criar uma conexão entre perfumes, sabores e memórias através de drinks.“E deu match! Logo na primeira reunião rascunhamos algumas ideias, degustamos xaropes, spirits, cheiramos fragrâncias e criamos os conceitos”, revela Marcelo. Como resultado, quatro drinks figuram na carta do Bistrot Venuto: o Jersey, Si, Hugo e Rossetto, todos meticulosamente pensados e preparados em parceria. 

Além de atuar no bistrô, Serrano presta consultoria desenvolvendo cartas e drinks para bares em todo o país. Fora do trabalho, o bartender não hesita em experimentar outras bebidas e reforçar amizades com profissionais. Confira os bares que o bartender frequenta – e pede comidinhas em casa – quando não está atrás do balcão:

  • Desembargador

No Desembargador, o ambiente é descontraído e a grande carisma de toda equipe no seu atendimento é um dos grandes diferenciais. Os petiscos são deliciosos para harmonização dos drinks feitos pelo bartender Claytinho. O que mais gosto é o Drink Cajueiro, que leva cachaça envelhecida de umburana, suco de caju, suco de limão siciliano e xarope de baunilha.
Rua Desembargador do Vale, 253 – Pompéia – Tel: (11) 3672-3676. Delivery via iFood, Uber Eats e WhatsApp: (11) 98999-7652. Aceita retirada.

  • Des Cucina

Negroni envelhecido no coco do Des Cucina, que leva vermute italiano, gim e campari (Foto: Gladstone Campos)

O Des Cucina é um dos lugares que mais gosto de ir para saborear drinks harmonizados com os pratos do chef Sergio França. Atendimento nota mil. Minha sugestão de drink dali é o Negroni no coco, em que a bebida, que leva vermute italiano, gim e campari, é colocada dentro do coco seco onde fica em repouso por 12 dias para ganhar o sabor do fruto. A decoração do drink fica por conta do twist de casca de laranja.
Rua Desembargador do Vale, 233 – Pompéia – Tel: (11) 3872-0050; WhatsApp: (11) 98999-9490. Delivery via iFood. Aceita retirada.

  • Le’Bou – Food Art Bar

O Le’Bou é um lugar tranquilo com uma boa combinação na criação dos drinks de cinema juntamente com o conceito da casa de Drinks, Food & Art. Uma ótima pedida deles é o Drink Pôr do Sol, que leva gim, elderflower, goiaba, pimenta Tabasco, canela e açúcar.
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 415 – Itaim Bibi- SP  – Tel. (11) 3078-7619. Delivery via iFood, Rappi, Uber Eats e WhatsApp: (11) 98106-3940.

  • Olivio Bar

Foto do Drink Boulevadier do Olivio Bar, que leva ainda um pedaço de chocolate
Detalhe da barrinha de chocolate em cima do drink Boulevardier, do Olívio Bar (Foto: Léo Feltran)

No Olivio, as criações exclusivas das mãos do meu amigo Sylas Rocha atendem todos os gostos. Para mim, o Drink Boulevardier com chocolate amargo se destaca entre as opções, o coquetel leva bourbon, Campari e vermute rosso. A decoração da bebida fica por conta do zoster laranja e do chocolate amargo.
Rua Delfina, 196 – Vila Madalena, SP –Tel. (11) 4680-2967. Delivery via telefone e iFood. 

  • Bar 87

Foto do drink Kentucky do Varal 87
Drink Kentucky do Bar 87, que leva Jim Beam, Limoncello, limão taiti, syrup de capim santo e maracujá (Foto: Arne Lee)

O novo Bar87, dentro do Steakhouse Varal87, é um local amplo e maravilhoso para aproveitar um sábado de sol, recomendo começar com um chopp gelado e depois partir para os drinks da dupla de bartenders Arthur Carvalho e Sionei Alves, com acompanhamento de carnes de excelência. Não deixe de pedir o Kentucky Varal, drink com Jim Beam, Limoncello, limão taiti, syrup de capim santo e maracujá.
Rua Graúna, 87 – Moema, São Paulo – SP – Tel. (11) 2307-0141. Delivery via iFood e WhatsApp: (11) 97222-0240. Aceita retirada.