Onde os bartenders bebem? Com Laércio Zulu, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Laércio Zulu, chef de bar executivo do grupo São Bento de Gastronomia, abre o jogo!

O baiano Laércio Zulu, que assume como chef de bar executivo do grupo São Bento de Gastronomia (Foto: divulgação)
O baiano Laércio Zulu, que assume como chef de bar executivo do grupo São Bento de Gastronomia (Foto: divulgação) divulgação

Redaçãodo Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

O baiano Laércio Zulu está na coquetelaria há pelo menos uma década e acumula em seu currículo experiências nos principais balcões da capital paulista. Um dos exemplos que carrega na bagagem é o extinto La Maison est Tombée, no Itaim Bibi, onde teve a oportunidade de desenvolver receitas autorais e reforçar sua paixão por ingredientes nacionais.

Falando em iguarias brasileiras, o profissional também é um entusiasta da cachaça, destilado que é a cara do país. Apurando seus gostos pelo mundo dos drinks e ingredientes brasileiros, ele criou sua própria marca de bitters do Brasil, o Zulu Bitters, que está no mercado desde 2010. Em 2014, ele foi campeão do World Class Brasil, quase um verdadeiro Óscar no mundo da mixologia.

A partir de 2019 foi sócio responsável do Bar Candeeiro, nos Jardins, onde chegou a preparar diversas receitas atrás do balcão. Retomando ao posto que já comandou por cerca de três anos, Zulu atualmente assume o cargo de chef de bar executivo do grupo São Bento de Gastronomia, que está por trás das casas Boteco São Bento, São Conrado e Tuy Bar, Cocina, em São Paulo.

Depois de uma temporada em Nova York, de ter aberto o próprio negócio e feito algumas consultorias, o chef de bar promete apresentar novidades ao público com o passar do tempo. Fora dos negócios, Laércio Zulu experimenta outros sabores e aromas e compartilha seus endereços favoritos para tomar um bom drink em São Paulo:

Boca de Ouro

Drink Macunaima do Boca de Ouro
Macunaíma, drink autoral do Boca de Ouro que homenageia o Brasil e leva cachaça, fernet branca e limão (Foto: Pablo Lobo)

Sou um eterno apaixonado pelo Boca de Ouro, bar que fica em Pinheiros. Conheci-o dentro da comunidade de bartenders, já que há anos ouço falar dele. Há cerca de uns cinco anos volto sempre que posso. Para beber, minha sugestão é Macunaíma, drink autoral da casa que leva fernet branca, limão e cachaça.
Rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo – SP. Delivery via iFood e WhatsApp: (11) 4371-3933.

Koya88

Um outro bar que conheci recentemente. O Koya88 nasceu no cenário pandêmico e soube dele por acompanhar o trabalho dos meus amigos Thiago Maeda, chef, e Thiago Pereira, bartender. Aguardei sua inauguração desde as obras! O local ganhou vida e hoje brilha com uma comida espetacular – sem falar da coquetelaria criativa. Indico o Negroni, twist do Thiago com umeshu e pitada de sal asiático.
Rua Jesuíno Pascoal, 21, Vila Buarque, São Paulo – SP. Telefone: (11) 94066-8846. Delivery via WhatsApp.

Cachaçaria Salinas – Bar e Restaurante

O Salinas tem uma proposta que foge um pouco da coquetelaria de alta performance, mas que tem uma pegada de cachaçaria que me encanta. O bar e restaurante fica na Bela Vista e são mais de 800 variantes do destilado brasileiro, cerveja gelada e a melhor rabada com pirão servida na cidade. Frequento desde 2010 e sempre que posso volto e indico para amigos e clientes.
Avenida 9 de Julho, 1335, Bela Vista, São Paulo – SP. Telefones: (11) 3101-7160 e (11) 98142-9118 (ambos também para delivery na região do bairro).

Olívio Bar e Gastronomia

petaca maple olivio bar
Petaca Maple Fashioned, drink amadeirado com Whisky Woodford Reserve, maple, bitter, alecrim e cereja (Foto: divulgação/Leo Feltran)

Gosto das apresentações inusitadas que já são uma fachada da casa, mas, desde que o bartender Sylas Rocha assumiu o balcão, tudo ficou ainda mais irreverente. Assim, gosto de passar por lá para ver as apresentações dele. Meu destaque vai para o Petaca Maple Fashioned, drink amadeirado e sofisticado que leva Whisky Woodford Reserve, maple, bitter, alecrim e cereja.
Rua Delfina, 196, Vila Madalena, São Paulo – SP. Telefone: (11) 4680-2967. Delivery via iFood.


Mais Recentes da CNN