Onde os bartenders bebem? Com Heitor Marin, do Seen, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Heitor Marin, bartender do Seen São Paulo, no Hotel Tivoli Mofarrej, abre o jogo!

Retrato de Heitor Marin, do Seen SP
Heitor Marin, bartender no comando bar do Seen SP, no Hotel Tivoli Mofarrej (Foto: Leo Feltran)

O bigode “na régua” e a gravata “classuda” são alguns dos pontos que chamam atenção logo de cara em Heitor Marin, como faz questão de destacar o colega Ricardo Takahashi Paulon, do Beefbar. Porém, quem experimenta alguns de seus drinks fica ainda mais impressionado com o bartender. Atualmente à frente da criação das bebidas do Seen, no 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista, Heitor Marin se define como um “bartender clássico” que adora (re)criar receitas tradicionais com conceitos criativos em suas cartas de coquetéis.

Com mais de 10 anos de experiência no preparo de drinks, o expert passou por bares e restaurantes de grande referência em São Paulo, como o Bar Riviera e Ici Bistrô. Na bagagem, o bartender e chefe de equipe também acumula prêmios notáveis: Marin conquistou dois campeonatos brasileiros — o Jameson Bartenders Ball 2014 e Mediterranean Inspirations 2015 (Gin Mare). Em 2017, levou para casa o prêmio People’s Choice no torneio Beefeaters no Brasil, e também representou o país em campeonatos mundiais na Irlanda (2014), Espanha (2015) e Suécia (2019).

No Seen há quatro anos, ele mantém sua especialidade nas cartas de drinks clássicos, inspirados em livros antigos e receitas autorais. A aceitação de suas criações é notória, tendo preparado mais de 8.200 coquetéis em um único mês. “Produzimos ingredientes artesanais para os drinks com o propósito de deixar tudo muito mais fresco e saboroso”, afirma. Caso visite o restaurante, o bartender dá a dica: experimente sem falta o Liffey, o predileto de Marin, que é elaborado na base do Whiskey Irlandês, Campari, Aperol, Cinzano 1757 com o perfume defumado da madeira de Jatobá.

Fora dos balcões, o bartender também costuma prestigiar o trabalho de colegas e experimentar novidades na ponte aérea Rio-São Paulo. Confira os bares e os drinks prediletos de Heitor Marin abaixo (spoiler: todos têm vistas e rooftops incríveis):

Leia mais
Expert indica deliveries de drinques e coquetéis
Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Serrano, do Bistrot Venuto, em São Paulo
Onde os bartenders bebem? Com Marcelo Emídio, no Rio de Janeiro

Skye Bar

Foto do Negroni servido no Skye, no Hotel Unique, em SP
Negroni servido no Skye, dentro do Hotel Unique, na capital paulista (Foto: Helena de Castro)

O Skye, além de restaurante, é um bar clássico em São Paulo, localizado na cobertura do Hotel Unique, referência mundial em design moderno e original. Possui uma vista panorâmica maravilhosa tanto para a cidade quanto para o nosso belo parque do Ibirapuera. Além da comida espetacular, a carta de vinhos é excelente.

Lá eu gosto de pedir o clássico Negroni para abrir o apetite. E, falando em apetite, o sabor da gastronomia contemporânea do chef Emmanuel Bassoleil é incrível. Para quem não sabe, ele tem histórico de sucesso desde a sua inauguração em 2002.
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista, São Paulo. Tel.: (11) 3055-4702 ou 3055-4700.

Terraço Itália

Risotto con limone siciliano e gamberi do Terraço Itália
Risotto con limone siciliano e gamberi do Terraço Itália, um dos pratos prediletos por ali do bartender Heitor Marin (Foto: divulgação)

O Terraço Itália é um espaço clássico e tradicional da cidade. Realmente é uma das vistas mais belas de São Paulo. O bar fica no topo do Edifício Itália, no centro, e já conquistou os corações de vários paulistanos com seu charme por décadas. Além do bar tradicionalíssimo, quem aprecia uma gastronomia italiana de alta qualidade vai adorar ter uma experiência por lá. Ali já vi de tudo acontecer: casamentos, noivados, pedidos de namoro, pessoas pulando de paraquedas escondido, surpresas de aniversários, enfim, altas histórias neste Terraço.

Você pode apreciar um bom coquetel (ou até vinhos para quem preferir) enquanto o jantar é servido ao som do piano ao vivo. Minha sugestão: peça como prato principal o Risoto al Limone e Gamberi, Camarão ao molho cítrico ou, se preferir, o Ravioli di Mozzarella al Pomodoro, que é servido com massa fresca recheada de mussarela de búfala, acompanhado de um coquetel seco ou amadeirado e forte. Ou faça a sua própria harmonização e descubra o seu prato favorito. Com certeza terá ótimas experiências.
Avenida Ipiranga, 344, 41º andar – Centro, São Paulo. Tel.: (11) 2189-2929

Bar do Obelisco

Vista do Bar Obelisco, na cobertura do MAC-USP e de frente para o Parque Ibirapuera (foto: Mariana Orsi)

O Bar do Obelisco fica no 8º andar do prédio do MAC-USP, de frente para o parque do Ibirapuera. Os coquetéis são assinados pelo bartender Jairo Gama, um grande profissional que, inclusive, já foi colega de competições e torneios nacionais de coquetelaria. A vista é espetacular e, se você é amante do pôr do sol, corra com a reserva pois o espaço é concorrido.

A cozinha é assinada pelo chef Marcelo Corrêa Bastos. Tive o prazer de apreciar sua gastronomia no restaurante Jiquitaia e no restaurante Vista. Minha sugestão: como petisco, o pão de queijo recheado de leitão desfiado. Já nos coquetéis, peça o Romeu e Julieta (cachaça, Shrub de goiabada e Cerveja). Felicidade garantida.
Cobertura do MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8º andar – Vila Mariana, São Paulo. WhatsApp: (11) 99698-3252.

Bar da Laje (RJ)

Foto do Bar da Laje, no RJ
Vista do Bar da Laje, no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro (Foto: reprodução/Instagram)

Se é para falar de vistas maravilhosas fora de São Paulo, não posso deixar de falar do Bar da Laje, que possui uma vista realmente encantadora, pois fica entre o mar e uma coluna de montanhas lá no ponto mais alto de Vidigal, Rio de Janeiro.

Inaugurado em 2014, acredito que o bar tem tudo para ser um dos meus preferidos. Há um conjunto de bar simplista e acolhedor com a vista espetacular do Rio, além das músicas ao vivo e uma feijoada maravilhosa que, tudo junto e misturado, tornam uma experiência inesquecível. Gosto muito de apreciar uma caipirinha tradicional  na área externa e deslumbrar o visual maravilhoso que só existe no Rio.
Rua Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal, Rio de Janeiro. WhatsApp: (21) 96767-0838.

Leia mais
Descomplicando o vinho: marcas brasileiras ousam para simplificar a bebida e atrair millennials
Onde os bartenders bebem? Com Alice Guedes, em São Paulo
Um convite para conhecer três vinhos paulistas, por Daniela Filomeno

Xian Rio (RJ)

Classe e sofisticação o Xian tem de sobra. Localizado no shopping ao lado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o propósito era integrar o ambiente com a natureza. E não é que conseguiram?

O cardápio é comandado pelo chef Daiske Takao, profissional na gastronomia da Ásia moderna, e harmoniza muito bem com a carta de drinks, sakes e vinhos. O espaço conta também com um lounge para encontro de negócios e eventos como happy hour, com coquetelaria de primeira comandado pelo bartender Rod Wener. Eu gosto muito do Negroni Sbagliato deles. É um drink refrescante e meio amargo, perfeito para os dias de verão carioca com uma vista maravilhosa.
Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365, Cobertura – Bossa Nova Mall. Tel.: (21) 2303-7080 ou (21) 9711-71589.

Seen Lisboa

Foto do balcão e da árvore central do Seen Lisboa
Balcão e árvore central do Seen Lisboa, que fica no último andar do Hotel Tivoli na capital portuguesa (Foto: divulgação)

O Seen Lisboa, apesar de não estar aqui no Brasil, e sim lá em Portugal, está na minha lista de preferidos por ser a cara do Seen São Paulo. Fui recebido com uma vista privilegiada no 9º (último) andar do Tivoli Avenida Liberdade Lisboa, com drinks especiais preparados pelo head bartender Lucas Jaques, que antes trabalhou comigo como bartender no Seen São Paulo.

Assim como o Seen São Paulo, lá também possui um cardápio com mix de cozinha japonesa e variada, com raízes portuguesas, todos assinados pelo chef Olivier da Costa. Ou seja, com certeza quem conhece o Seen São Paulo não deixaria de dar um “pulinho” lá também. E, assim como o da capital paulista, o Seen Lisboa se destaca pela vista sensacional que chega do Tejo ao Castelo de São Jorge.
Hotel Tivoli – Avenida da Liberdade, 185, 9º piso – Lisboa, Portugal.