A onda verde dos doces: matchá é protagonista em sobremesas de São Paulo

Aceita um chá? Digo, uma sobremesa? O matchá conquistou o paladar dos brasileiros e surge como ingrediente principal de ótimas sobremesas

O Matchá saiu das xícaras e conquistou espaço em sobremesas refinadas. Na foto, o bolo de matchá da confeiteira Vivianne Wakuda
O Matchá saiu das xícaras e conquistou espaço em sobremesas refinadas. Na foto, o bolo de matchá da confeiteira Vivianne Wakuda Divulgação

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia

O matchá é um chá verde moído, com origem na erva Camellia sinensis, que se apresenta em pó e, para beber, é dissolvido em água ou leite. Na preparação de doces, além de ganhar corpo em cremes, pudins, bolos e sorvetes, é também polvilhado para dar a linda e característica cor verde.

No Brasil, o matchá ainda é um ingrediente “novo” para muitas pessoas. Com propriedades termogênicas, calmantes e antioxidantes, está ai uma ótima desculpa na hora de comer um doce com matchá – tem propriedades que fazem bem à saúde.

O fato é que há lugares, pessoas e sobremesas que merecem destaque no uso dessa verdadeira iguaria verde na confeitaria. Confira a seguir endereços em São Paulo (e uma dica extra no Rio de Janeiro) para apreciar doces com matchá. 

Vivianne Wakuda Pâtissière

Choux Cream de Matchá da Vivianne Wakuda / Divulgação

Vivianne Wakuda é uma das principais representantes da confeitaria yogashi (estilo que combina a confeitaria ocidental com ingredientes japoneses como matchá, gergelim e shissô) no Brasil. Atualmente, possui um ponto em Moema para retirada e entrega, além de um pequeno espaço para o consumo no local.

Dentre as diversas delícias que podem ser encomendadas, há o Matchá Cake (bolo de pão de ló de matchá, com mousse de matchá e frutas, coberto com butter cream de matchá, flores e frutas frescas), a Namatchá (trufa com chocolate branco belga e matchá), além do Choux de Matchá.

Al. dos Nhambiquaras, 1.410, Moema, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça-feira a sábado, das 9h30 às 17h45. Não abre aos domingos. 

Imakay

Cheesecake de matchá do Imakay / Divulgação

O Imakay, que tem à frente Seiji Enokizono, é conhecido por seu omakase nikkei – que alia as culinárias japonesa e peruana – além da utilização de uma parrilla para a elaboração e finalização de alguns pratos e da utilização de peixes maturados. O matchá aparece em uma versão de Cheesecake à base de oreo e creme do chá verde.

Rua Urussuí, 330, Itaim Bibi, São Paulo-SP/ Horário de funcionamento: segunda-feira e terça-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h, quarta-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 24h, e aos sábados das 12h30 às16h e das 19h às 24h. Não abre aos domingos. 

Makoto san – 誠さん

Trio de Matchá é a sobremesa servida no omakase do tradicional Makoto San / Fred Sabbag

Um dos meus restaurantes japoneses preferidos não poderia ficar de fora desta coluna. O Makoto San, que tem à frente a querida família Yamashita (o casal Helio Makoto e Edna Mami e o filho Rafael) serve um dos omakase mais disputados da cidade e, no que interessa ao presente texto, a sobremesa é um Trio de Matchá (com bolo, pudim e sorvete feitos com o chá verde).

Rua Leandro Dupret, 108, Vila Clementino, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h às 22h30. Não abre às segundas-feiras e nem aos domingos. 

Kisû Japanese Cuisine

Kisû oferece um tiramisù versão oriental com matchá / Divulgação

Aberto há uma década em Recife e no último ano em São Paulo, o Kisû é focado em comida japonesa apresentada de forma mais contemporânea. O Kisû apresenta uma versão oriental de Tiramisù, com creme mascarpone, café vanilla e matchá.

Rua Dr. Melo Alves, 506, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h, e aos sábados, das 13h às 23h. Não abre aos domingos.

Kazuo Restaurante

Pavlova de matchá com frutas frescas do restaurante asiático Kazuo/ Divulgação

O Kazuo Restaurante tem à frente Kazuo Harada e tem como objetivo levar o comensal a uma viagem gastronômica pela Ásia com pratos de diversos países do continente. Dentre as sobremesas, há uma Pavlova de matchá com frutas frescas.

Rua Prudente Correia, 432, Jardim Europa, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h, e aos sábados das 12h30 às 24h. Não abre aos domingos.

Dica extra para quem estiver no Rio de Janeiro:

Spicy Fish

Matcha-Yuzu tiramisù do badalado Spicy Fish no Rio de Janeiro / Rodrigo Azevedo/Divulgação

O Spicy Fish é um moderno restaurante com foco em culinária asiática no Rio de Janeiro e é mais uma empreitada do restaurateur Leonardo Rezende. Com a cozinha comandada por Emerson Kim, dentre as sobremesas há o Matcha-Yuzu tiramisú, que leva pão de ló, creme de mascarpone com compota de yuzu e matchá.

Rua Maria Quitéria, 99, Ipanema, Rio de Janeiro-RJ / Horário de funcionamento: segunda-feira a quinta-feira, das 12h às 24h, sexta-feira e sábado, das 12h à 1h, e aos domingos, das 12h às 23h.

Fred Sabbag

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou num personagem importante da gastronomia em São Paulo.