por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

A carne mais valiosa do mundo: descubra onde degustar wagyu em São Paulo

Há produtores que tratam os animais dessa raça com cuidados curiosos e nobres, tais como música clássica ambiente, massagem, aquecimento e inclusive cerveja. Já provou? Confira a seguir onde comer a iguaria

Carne mais nobre do mundo conquista espaço em casas paulistas. Na foto, wagyu servido no NTMU
Carne mais nobre do mundo conquista espaço em casas paulistas. Na foto, wagyu servido no NTMU Fred Sabbag

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Creio que os carnívoros de plantão adivinharam o tema do texto de hoje apenas lendo o título acima. Trata-se da carne de gado wagyu, que tem lindo marmoreio, alto percentual de gordura, alto custo e algumas curiosidades.

“Deliciosamente dourados e quase crocantes por fora, rosados por dentro e transbordantes de suco”. Assim Jeffrey Steingarten, em seu ótimo livro “O homem que comeu de tudo”, classifica um bife de wagyu que comeu em Osaka no Japão.

E prossegue dizendo ter sido a melhor carne até então por ele comida porque é tão macia e tem textura tão fina quanto o melhor filé mignon, dotado da suculência da carne de costela e do sabor de cortes mais baratos, mas com caráter mais doce e mais delicado”.

Depois de literalmente babar lendo os trechos acima um dia desses, surgiu a ideia de escrever esse texto para trazer aqui indicações sobre onde comer essa deliciosa carne na capital paulista.

Antes, porém, é importante saberem que o wagyu é classificado por diversos parâmetros como cor e qualidade da gordura, qualidade da carne e marmoreio, sendo o famoso A5 marmoreio 12 o crème de la crème para os carnívoros como eu.

Além disso, as curiosidades são diversas, tais como as de que há produtores japoneses que tratam os animais dessa raça com cuidados curiosos e nobres, tais como música clássica ambiente, massagem, aquecimento e inclusive cerveja.

Enfim, a carne é nobre e merece ser provada, inclusive porque há bastante gente séria produzindo wagyu em território nacional (além das carnes que são importadas da terra do sol nascente). Espero que gostem das indicações e que aproveitem cada grama dessa valiosa carne.

Nice To Meat U

NTMU / Fred Sabbag

Aberto em 2018 pelos irmãos Shemuel, Marcelo e Bruno Shoel, o Nice To Meat U é um restaurante hoje focado primordialmente em wagyu. É possível degustar diversos cortes do gado japonês no serviço à la carte ou solicitar a wagyu experience, que é composta por 1kg de uma seleção de cortes variados que são preparados e finalizados pelo próprio cliente em uma mini parrilla que vai até a mesa, e inclui dois acompanhamentos

Rua Amauri, 40, Jardim Europa, São Paulo-SP / Tel.: (11) 99901-4637 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 15h e 19h às 23h, aos sábados, das 12h às 23h, e domingos, das 12h às 17h30.

Fazenda Churrascada

Fazenda Churrascada / Divulgação

Fundada em 2020, a Fazenda Churrascada funciona na clássica Casa da Fazenda do Morumbi, com amplo espaço aberto em torno de diversas parrillas. No que importa ao texto de hoje, lá é possível participar da Experiência 481, que oferece cortes especiais aos clientes na Fazenda Churrascada, em que eles podem escolher por consumir direto no restaurante ou levar para a casa. Quando solicitado o suculento Wagyu A5, ele é assado na mesa pelo cliente.

Av. Morumbi, 5.594, Morumbi – São Paulo – SP/ Reservas: clique aqui / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 22h e aos domingos, das 11h às 21h.

Cór Gastronomia

Cor Gastronomia / Divulgação

Aberto em 2017 por Alexandre Mora com menu do chef peruano Renzo Garibaldi, o Cór Gastronomia funciona em um amplo imóvel com uma boa varanda ao ar livre. No cardápio, há cortes de wagyu com marmoreio 1-2 e, fora dele, de acordo com a disponibilidade da casa (vale perguntar quando estiver por lá), pode haver cortes com marmoreio 5-6 e 9-10.

Praça São Marcos, 825, Alto de Pinheiros – São Paulo-SP / WhatsApp: (11) 3726-2908/ Horário de funcionamento: segundas-feiras, das 12h às 15h; terça a quinta-feira, das 12h às 23h; sexta-feira e sábado, das 12h às 24h; e aos domingos, das 12h às 18h.

Doce Vida Steakhouse

Aberta em 2020, a Doce Vida Steakhouse é especializada na raça milenar japonesa e trabalha com produção própria em território nacional, cujas carnes vêm de uma fazenda em Alegrete, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O cardápio possui diversos cortes de wagyu, em peças que vão de 330g a 600g.

Rua Nebraska, 339, Brooklin, São Paulo-SP / Tel.: (11) 99860-5928 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h às 23h e aos domingos das 12h às 22h.

Koburger

Koburger / Reprodução Instagram

Opção mais democrática, a Koburger é uma hamburgueria especializada em hamburguer de wagyu e tem à frente Thiago Gil. Trabalham com produção 100% própria, o que alivia bastante o custo do produto ao consumidor.

O cardápio possui diversas opções, como os clássicos cheese burguer e cheese salada (ou melhor, kocheeseburguer e kobe cheese salad) e criações como o the japanese burger (burguer de wagyu, maionese de wasabi, sunomono, queijo prato crocante, shimeji, alface americana e molho oriental no pão australiano) e o chef’s koburger 2.0 (burguer de wagyu, maionese, cebola roxa, american cheese, bacon caramelizado no molho sweet spicy e rúcula no pão australiano).

Rua Padre Garcia Velho, 83, Pinheiros, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: quarta-feira e quinta-feira, das 11h30 às 22h30; sexta-feira, das 11h30 à 0h30; aos sábados, das 12h à 0h30; e aos domingos das 12h às 22h30.

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.


Mais Recentes da CNN