por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

7 restaurantes em vinícolas para conhecer no Uruguai

Um dos principais produtores de vinhos do continente, o Uruguai possui ótimas opções de restaurantes em vinícolas; confira as dicas e organize seu roteiro

Um roteiro com 7 restaurantes em vinícolas uruguaias deliciosos, entre eles o Narbona Wine & Lodge, da foto
Um roteiro com 7 restaurantes em vinícolas uruguaias deliciosos, entre eles o Narbona Wine & Lodge, da foto Giuliana Nogueira

Giuliana Nogueiracolaboração para o Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Se vinhos e vinícolas são algumas das principais atrações turísticas do Uruguai, a gastronomia não poderia ficar de fora.

E mesmo que todo mundo ame uma tábua de queijos e curados com vinho, saborear uma bela refeição dentro de alguma das inúmeras vinícolas que o país oferece está entre os programas imperdíveis para se fazer por lá.

Não faltam opções nas principais regiões, que oferecem desde pratos bem executados até menus degustação harmonizados e requintados.

A seguir, sete vinícolas com restaurantes deliciosos para incluir no seu roteiro pelo Uruguai. Importante lembrar que é necessário fazer reserva.

Bodega Bouza

Bodega Bouza está entre as mais frequentadas do Uruguai / Divulgação

Uma das mais frequentadas vinícolas do Uruguai, por sua proximidade com Montevidéu e produtora de vinhos conhecidos internacionalmente, a Bodega Bouza não desaponta quando se trata também de gastronomia.

O restaurante, sempre movimentado, oferece um menu harmonizado de cinco passos e pratos à la carte. Entre as boas pedidas estão o suculento assado de tira, o queso telilla, típico da Gallicia e produzido no Uruguai pelo avô Don Juan Bouza, e o caviar uruguaio Black River – que também pode ser protagonista de um menu harmonizado. O local funciona das 12h às 16h, exceto às terças-feiras.

Establecimiento Juanicó

Juanicó fica em cima da belíssima cave onde se produz o icônico Prelúdio / Giuliana Nogueira

Também conhecida pelo nome Família Deicas, o restaurante da vinícola fica em cima da belíssima cave onde se produz o vinho Prelúdio.

Para acompanhar o almoço, servido de quinta a domingo, é possível pedir o menu harmonizado ou escolher a taça de uma das várias safras deste grande vinho, das mais recentes as mais antigas – além, é claro, de uma bela carta de seus vinhos à disposição.

No menu sempre é possível encontrar uma carne produzida em cocção lenta. O Establecimiento Juanicó fica em Canelones, a cerca de 50 minutos de Montevidéu.

Pizzorno Family Estates 

Pizzorno, na região de Canelones, conta com restaurante e pousada/ Divulgação

Localizada em Canelones, a Pizzorno está na quarta geração produzindo vinhos e possui uma pequena e aconchegante pousada localizada em um local estratégico para quem quer percorrer várias vinícolas sem precisar ir e vir de Montevidéu.

O restaurante fica aberto de terça a domingo para o almoço e traz sugestões que vão desde a parrilla até pratos frescos e mais leves para quem quer fugir da carne.

Bodega Spinoglio

A origem da família Spinoglio, de larga tradição vinícola no Uruguai, é Piemontesa, e o restaurante não poderia deixar de retratar suas raízes.

No menu sazonal, não é raro aparecer pastas produzidas in loco, e a vertente uruguaia também está bem representada com opções que saem direto da grelha.

O jardim do belíssimo espaço do restaurante recebe eventos e parrillas, e, na adega que fica no subsolo, são realizadas festas de casamento entre antigos toneis de carvalho.

Além do menu à la carte, está disponível um menu harmonizado com seus vinhos. A Bodega Spinoglio fica em Canelones e funciona de quarta a domingo.

Bodega Los Cerros de San Juan

Bodega Los Cerros é a mais antiga do Uruguai / Giuliana Nogueira

No caminho entre Colônia do Sacramento e a cidade de Carmelo está a Bodega Los Cerros de San Juan, vinícola mais antiga do Uruguai, que foi reinaugurada no início de 2022. Com instalações modernizadas na sua área de vinificação, a tecnologia é um show à parte que convive com os seus mais de 160 anos de história.

Enquanto o projeto da pousada não fica pronto, os clientes são recebidos em um antigo e charmoso armazém que, aos fins de semana, também funciona como restaurante. Ao melhor estilo uruguaio, se acende o fogo na área externa e da parrilla saem cortes típicos para acompanhar os bons vinhos da casa e suas décadas de história.

Narbona Wine & Lodge

Narbona Wine & Lodge, além do ótimo restaurante conta com um hotel boutique impecável / Divulgação

Narbona Wine & Lodge é um dos nomes mais conhecidos da região de Carmelo. Além da produção de vinhos, contam com um hotel boutique de decoração impecável e inspiração europeia, dando a sensação de se estar em algum cantinho muito confortável da França.

O restaurante não poderia ser diferente: com uma decoração impecável, foi construído em um antigo armazém e deixa à mostra outros produtos artesanais da marca Narbona. Destaque para os derivados lácteos, como um dos melhores doce de leite do Uruguai, os iogurtes e os queijos.

Igualmente impecável é a cozinha do restaurante. No menu sazonal, as carnes são as estrelas do cardápio. É lá que me lembro de ter provado um dos melhores cordeiros do Uruguai. Para quem preferir, há massas e boas entradas, que contemplam produtos da própria casa. Aberto de terça a domingo para o almoço e de sexta e sábado para o jantar.

Vinã Éden

Vila Éden tem estrutura moderna e restaurante que procura utilizar apenas itens de fornecedores vizinhos / Divulgação

Uma impressionante estrutura de concreto e vidro erguida em uma encosta de terreno pedregoso com vinhedos que se beneficiam da constante brisa do bar. Embora jovem em história, a Viña Éden utiliza da tecnologia para produzir vinhos de excelente qualidade e ainda ser autossustentável energeticamente, usando apenas um terço da energia limpa que produz.

A cozinha do restaurante não poderia ser diferente, adeptos do conceito Km 0 procuram seus principais fornecedores nas proximidades. A cozinha sazonal é servida numa variedade de modelos de experiências diferentes, e embora não proponham menu harmonizado, o menu de três passos com a prova de diferentes vinhos também está à disposição. A Viña Éden fica há cerca de 40 minutos de Punta del Este.

Sobre Giuliana Nogueira

Giuliana Nogueira / Acervo Pessoal

Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè. Mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.


Mais Recentes da CNN