por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dia do Jazz: bares e restaurantes para curtir o estilo musical em São Paulo

Bons drinques, petiscos e um ótimo jazz de fundo. Gostou da proposta? Confira onde curtir uma noite regada à boa música na capital

Casas de São Paulo oferecem shows ao vivo de jazz
Casas de São Paulo oferecem shows ao vivo de jazz Photo by Jens Thekkeveettil on Unsplash

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Mais do que um estilo musical (um estilo de vida e uma forma de pensar, como definiu a icônica Nina Simone), o jazz é uma tradição originária da cultura afro-americana do fim do século 19 e início do século 20. Sua origem se deu na apaixonante cidade que nunca dorme, Nova Orleans.

O Dia Internacional do Jazz, comemorado em 30 de abril, foi criado pela UNESCO e celebrado pela primeira vez em 2012. Desde então, ele acontece simultaneamente em diversos locais de todo o mundo e representa um movimento coletivo de várias apresentações e concertos.

Por ser uma inabalável ferramenta de comunicação, o jazz une pessoas e, para atingir essa finalidade, tem sido atração rotineira em bares e restaurantes de São Paulo, para melhorar ainda mais os momentos de celebração que estão voltando à normalidade.

Com esse intuito de celebrar, no texto de hoje indico locais em São Paulo nos quais a gente encontra o estilo musical.

Perseu Coffee House

Apesar de originalmente ser uma boa cafeteria, o Perseu Coffee House, que tem a cozinha comandada por Thiago Cerqueira, conta com um menu exclusivo para as noites e, de quarta a domingo, há sessões de jazz ao vivo.

Al. Santos, 2.159, Jardim Paulista, São Paulo – SP / Aberto de segunda a terça, das 8h às 20h; quarta a sábado, das 8h às 23h; domingo, das 9h às 21h.

Raiz Club

Raiz Club, no subsolo do restaurante Jacarandá / Divulgação

Um bar de jazz e coquetéis engarrafados. Esse é o conceito do Raiz Club, no subsolo do restaurante Jacarandá. Fica no bairro de Pinheiros e é comandado pelo restaurateur Milton Freitas, em parceria com o bartender e sócio Alê D’Agostino, que traz toda experiência da alta coquetelaria. Ambiente intimista, elegante e confortável que passa por repaginação, embalado por jazz ao vivo durante a semana.

Rua Alves Guimarães, 153, subsolo, Pinheiros, São Paulo-SP / Aberto de segunda-feira a quinta-feira, das 12h às 24h, sexta-feira e sábado, das 12h às 1h, e domingo, 12h às 24h.

Baretto

Baretto já foi considerado o bar número 1 do mundo / Daniel Pinheiro/Divulgação

Nomeado pela revista “Wallpaper” como bar número 1 do mundo, o Baretto mantém sua atmosfera discreta e aconchegante. O bar do Hotel Fasano traz para o público paulistano artistas de calibre mundial, que outrora só poderiam ser vistos em grandes casas de shows.

Rua Vitório Fasano, 88, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Aberto de segunda-feira a sábado, das 19h às 3h.

Barletta Ristorante

Barletta é um restaurante italiano que às quintas-feiras oferece jazz ao vivo no jantar / Gladstone Campos / RealPhotos

Originalmente, o Barletta abriu as portas para apresentar sua cozinha italiana clássica, tais como massas e salumeria artesanal fornecida por pequenos produtores. Para beber, centenas de rótulos da loja de vinhos anexa ao imóvel e coquetéis clássicos. Tudo oferecido no almoço e no jantar. Às quintas-feiras, o local é invadido pelo melhor jazz ao vivo.

Al. Tietê, 360, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingos das 12h às 16h.

Blue Note

Blue Note, clube de jazz de NY que tem unidade em São Paulo / Divulgação

O mundialmente famoso Blue Note é um clube de jazz de Nova York e, em São Paulo, está localizado no terraço do Conjunto Nacional, com uma linda vista para a avenida Paulista.

Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, São Paulo-SP / Aberto de quarta-feira a domingo, das 19h às 23h59.

Bourbon Street Music

O Bourbon Street Music é uma conhecida casa em Moema, bastante propícia para assistir à ótimos shows de jazz e outros gêneros musicais.

Rua dos Chanés, 127, Moema, São Paulo-SP / Aberto de quinta-feira e sexta-feira, das 19h às 24h, e aos sábados e domingos, das 12h às 24h.

JazzB

JazzB / Divulgação

Com ambiente descontraído e literalmente uma arquibancada para acompanhar os bons shows, o JazzB conta com show de jazz e música instrumental.

Rua General Jardim, 43, República, São Paulo-SP / Aberto de quinta-feira, das 18h às 24h, sexta-feira, das 18 à 1h, sábado, das 12h à 1h e domingo, das 12h às 22h.

Fred Sabbag
Fred Sabbag / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.


Mais Recentes da CNN