por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Brasil ganha o maior aquário de água doce do mundo; conheça

Com 220 espécies de animais, o complexo Bioparque Pantanal tem projeto arquitetônico de Ruy Ohtake

Bioparque Pantanal tem 19 mil metros quadrados de área
Bioparque Pantanal tem 19 mil metros quadrados de área Divulgação

Ouvir notícia

Começou nesta terça-feira as visitações do público em geral ao maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento, inaugurado no fim do mês de março, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Os visitantes terão 1h30 para conhecer esse complexo turístico e de preservação da fauna e da flora, durante visitas guiadas que acontecerão pela manhã e pela tarde com a ajuda de profissionais.

São 19 mil metros quadrados e 5 milhões de litros de água abrigando diversas espécies de peixes da região pantaneira, além de animais de continentes como Europa, Ásia e Oceania. O destino promete ser uma das atrações mais concorridas do estado, ao lado, claro, do Pantanal e também Bonito.

No total, segundo informações do governo do estado do Mato Grosso do Sul, são 20 mil espécies distribuídas em 33 tanques, 23 deles internos e oito externos, que abrigam 220 espécies neotropicais, entre elas 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central. O objetivo em breve é abrigar 30 mil animais.

O projeto arquitetônico é de Rui Ohtake, que morreu em novembro de 2021, antes de ver a obra sendo inaugurada. Além do aquário, o espaço possui o Museu da Biodiversidade, que terá exposições sobre temas ligados ao meio ambiente – a primeira é uma mostra itinerante de fósseis da Chapada do Araripe.

O Bioparque faz parte da política atual do Mato Grosso do Sul de preservação do meio ambiente, desenvolvimento do turismo e de ações sustentáveis, que têm como meta tornar o estado Carbono Neutro, até 2030.

Com toda uma estrutura para educação ambiental, em abril, a visitação estava aberta apenas a grupos de estudantes e só nesta terça começaram as visitas de turistas e do público em geral. É preciso fazer um agendamento prévio pelo site.

Mais Recentes da CNN