Um guia de etiqueta do Ramadã para não-muçulmanos

No calendário islâmico, o Ramadã começa neste sábado e segue até 1° de maio. Se estiver em dúvida em como lidar com seu amigo muçulmano, siga as dicas da CNN

Jovens muçulmanas tiram uma "selfie" antes das orações de sexta-feira para marcar o fim do Ramadão em Manila, Filipinas, em 2021
Jovens muçulmanas tiram uma "selfie" antes das orações de sexta-feira para marcar o fim do Ramadão em Manila, Filipinas, em 2021 TED ALJIBE/AFP/Getty Images

Saeed Ahmedda CNN

Existem cerca de 7,6 bilhões de pessoas no mundo. E cerca de 24% deles – por volta de 1,8 bilhão – estão jejuando do nascer ao pôr do sol. Todos os dias. Por um mês inteiro.

É o Ramadã, o mês mais sagrado do calendário muçulmano.

Mas, e se você não for muçulmano – apenas uma pessoa atenciosa e atenciosa -, há algo que possa fazer para não parecer insensível aos seus amigos jejuadores durante o Ramadã:

Resposta curta: Não. Resposta longa: Não.

Mas você pode ganhar alguns pontos se seguir estas 10 dicas:

1. Você pode comer totalmente na nossa frente…

Durante os 30 dias do Ramadã, os muçulmanos de todo o mundo se absterão de comer e beber durante o dia. Isso não significa que você não deve cancelar um encontro de negócio.

2. … mas tente não agendar um almoço de trabalho

Não se sinta mal se ficarmos sentados ali, como um amigo vegetariano em uma churrascaria. O mesmo para alguém que não bebe em happy-hour. Se o seu colega de trabalho for muçulmano, entenda.

3. Você não precisa jejuar conosco…

Você pode se quiser ver como é. Mas se não estiver a fim, não vai ferir nossos sentimentos – mesmo que sejamos melhores amigos.

4. … mas você pode se juntar a nós no Iftar

Iftar é a quebra do jejum após o pôr do sol. Gostamos de fazer uma grande refeição comunitária.

5. Você não precisa saber quando começa…

O Ramadã não é como o Natal, pois todo mundo sabe exatamente quando vai cair, porque o calendário islâmico é lunar. Quando começa depende de quando a lua nova é vista. É por isso que as datas precisas mudam de ano para ano.

Um menino participa da oração matinal na Mesquita Al Noor em Sharjah, Emirados Árabes Unidos / Francois Nel/Getty Images

6. … mas por favor, seja um pouco flexível

Como determinamos quando o Ramadã começa é decididamente antiquado: você precisa ver fisicamente a lua (mesmo que existam aplicativos para isso). É por isso que, se seu colega de trabalho disser: “A partir de amanhã, posso começar a trabalhar mais cedo para sair mais cedo?”, tente acomodar esse novo horário.

7. Ainda vamos tomar um café com você…

Não, não podemos beber. Nem mesmo água. Mas vamos acompanhá-lo se quiser fazer uma pausa.

8. … mas podemos manter distância

Uma palavra: halitose. Você tenta não comer ou beber durante todo o dia. É por isso que estamos a um pé de distância de você quando falamos.

9. Você pode dizer “Ramadan Mubarak”

É muito bem-vindo dizer, pois significa “Feliz Ramadã”. Seu colega de trabalho muçulmano apreciará a consideração.

10. … mas, por favor, não diga: “Eu deveria jejuar também. Eu preciso perder peso”

O Ramadã não é sobre isso. Além disso, um dos efeitos colaterais do Ramadã é a obesidade (tudo acontece depois do pôr do sol).

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Tópicos

Tópicos